Como preparar seu filho para um teste de laboratório
Contente
- Por que meu filho precisa de um teste de laboratório?
- Como preparo meu filho para um teste de laboratório?
- O que acontece com meu filho durante um teste de laboratório?
- Há mais alguma coisa que eu deva saber sobre como preparar meu filho para um teste de laboratório?
- Referências
Por que meu filho precisa de um teste de laboratório?
Um teste de laboratório (laboratório) é um procedimento no qual um profissional de saúde coleta uma amostra de sangue, urina ou outro fluido corporal ou tecido corporal. Os testes podem fornecer informações importantes sobre a saúde do seu filho. Eles podem ser usados para ajudar a diagnosticar doenças e condições, monitorar tratamentos para uma doença ou verificar a saúde de órgãos e sistemas do corpo.
Mas os testes de laboratório podem ser assustadores, especialmente para crianças. Felizmente, as crianças não precisam ser testadas com tanta frequência quanto os adultos. Mas se seu filho precisar de teste, você pode tomar medidas para ajudá-lo a se sentir menos assustado e ansioso. Preparar-se com antecedência também pode ajudar a manter seu filho calmo e com menos probabilidade de resistir ao procedimento.
Como preparo meu filho para um teste de laboratório?
Aqui estão alguns passos simples que podem fazer seu filho se sentir mais à vontade antes e durante um teste de laboratório.
- Explique o que vai acontecer. Diga a seu filho por que o teste é necessário e como a amostra será coletada. Use a linguagem e os termos com base na idade do seu filho. Garanta a seu filho que você estará com ele ou por perto o tempo todo.
- Seja honesto, mas reconfortante. Não diga a seu filho que o teste não vai doer; pode até ser doloroso. Em vez disso, diga que o teste pode doer ou beliscar um pouco, mas a dor vai embora rapidamente.
- Pratique o teste em casa. As crianças mais novas podem praticar o teste em um bichinho de pelúcia ou boneca.
- Pratique respiração profunda e outras atividades reconfortantes com seu filho. Isso pode incluir ter pensamentos felizes e contar lentamente de um a dez.
- Agende o teste no momento certo. Tente agendar o teste para um horário em que seu filho tenha menos probabilidade de ficar cansado ou com fome. Se seu filho estiver fazendo um exame de sangue, comer antes diminuirá a chance de tontura. Mas se seu filho precisa de um teste que requer jejum (sem comer ou beber), é melhor agendar o teste para a primeira hora da manhã.Você também deve levar um lanche para depois.
- Ofereça bastante água. Se o teste não exigir limitar ou evitar líquidos, incentive seu filho a beber muita água no dia anterior e na manhã do teste. Para um exame de sangue, pode ser mais fácil tirar sangue, porque coloca mais fluido nas veias. Para um teste de urina, pode ser mais fácil urinar quando a amostra é necessária.
- Ofereça uma distração. Traga um brinquedo, jogo ou livro favorito para ajudar a distrair seu filho antes e durante o teste.
- Fornece conforto físico. Se o provedor disser que está tudo bem, segure a mão do seu filho ou forneça outro contato físico durante o teste. Se o seu bebê precisar de um teste, console-o com contato físico gentil e use uma voz calma e baixa. Segure seu bebê durante o teste, se for permitido. Se não, fique onde seu bebê possa ver seu rosto.
- Planeje uma recompensa para depois.Ofereça a seu filho uma guloseima ou planeje fazer algo divertido juntos após o teste. Pensar em uma recompensa pode ajudar a distrair seu filho e incentivar a cooperação durante o procedimento.
As preparações e dicas específicas dependerão da idade e personalidade do seu filho, bem como do tipo de teste que está sendo realizado.
O que acontece com meu filho durante um teste de laboratório?
Os exames laboratoriais comuns para crianças incluem exames de sangue, exames de urina, exames de esfregaço e culturas de garganta.
Exames de sangue são usados para testar muitas doenças e condições diferentes. Durante um exame de sangue, uma amostra será retirada de uma veia do braço, da ponta do dedo ou do calcanhar.
- Se feito em uma veia, um profissional de saúde colherá uma amostra, usando uma pequena agulha. Depois que a agulha for inserida, uma pequena quantidade de sangue será coletada em um tubo de ensaio ou frasco.
- Sangue na ponta do dedo o teste é feito picando a ponta do dedo do seu filho.
- Testes de punção de calcanhar são usados para exames de recém-nascidos, um teste aplicado logo após o nascimento em quase todos os bebês nascidos nos Estados Unidos. Os exames de recém-nascidos são usados para ajudar a diagnosticar uma variedade de problemas de saúde graves. Durante um teste de punção no calcanhar, um profissional de saúde limpará o calcanhar do seu bebê com álcool e cutucará o calcanhar com uma pequena agulha.
Durante um exame de sangue, incentive seu filho a olhar para você, em vez de para a pessoa que está tirando o sangue. Você também deve fornecer conforto físico e distração.
Testes de urina são feitos para verificar se há diferentes doenças e infecções do trato urinário. Durante um teste de urina, seu filho precisará fornecer uma amostra de urina em um copo especial. A menos que seu filho tenha uma infecção ou erupção na pele, o teste de urina não é doloroso. Mas pode ser estressante. As dicas a seguir podem ajudar.
- Converse com o provedor do seu filho para descobrir se um método de "coleta limpa" será necessário. Para obter uma amostra de urina limpa, seu filho precisará:
- Limpe sua área genital com um pano de limpeza
- Comece a urinar no banheiro
- Mova o recipiente de coleta sob o jato de urina
- Colete pelo menos uma onça ou duas de urina no recipiente, que deve ter marcações para indicar as quantidades
- Termine de urinar no banheiro
- Se uma amostra limpa for necessária, pratique em casa. Peça a seu filho para deixar sair um pouco de urina no banheiro, interromper o fluxo e começar de novo.
- Incentive seu filho a beber água antes da consulta, mas não vá ao banheiro. Isso pode tornar mais fácil urinar na hora de coletar a amostra.
- Abra a torneira. O som de água corrente pode ajudar seu filho a começar a urinar.
Testes de cotonete ajudar a diagnosticar diferentes tipos de infecções respiratórias. Durante um teste de esfregaço, um profissional de saúde irá:
- Insira delicadamente um cotonete com ponta de algodão dentro da narina do seu filho. Para alguns testes de cotonete, o profissional de saúde pode precisar inserir o cotonete mais profundamente, até que alcance a parte superior do nariz e da garganta, conhecida como nasofaringe.
- Gire o cotonete e deixe-o no lugar por 10-15 segundos.
- Remova a zaragatoa e insira na outra narina.
- Limpe a segunda narina usando a mesma técnica.
Os testes de esfregaço podem fazer cócegas na garganta ou fazer seu filho tossir. Um esfregaço da nasofaringe pode ser desconfortável e causar um reflexo de vômito quando o esfregaço toca a garganta. Deixe seu filho saber de antemão que pode acontecer engasgo, mas vai acabar rapidamente. Também pode ajudar dizer ao seu filho que o cotonete é semelhante aos cotonetes que você tem em casa.
Culturas de garganta são feitos para verificar se há infecções bacterianas na garganta, incluindo infecções na garganta. Durante uma cultura da garganta:
- Seu filho deverá inclinar a cabeça para trás e abrir a boca o máximo possível.
- O provedor do seu filho usará um depressor de língua para segurar a língua do seu filho.
- O provedor usará um cotonete especial para coletar uma amostra da parte posterior da garganta e das amígdalas.
Um esfregaço de garganta não dói, mas como alguns testes de esfregaço, pode causar engasgo. Deixe seu filho saber o que esperar e que qualquer desconforto não deve durar muito.
Há mais alguma coisa que eu deva saber sobre como preparar meu filho para um teste de laboratório?
Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o teste ou se seu filho tiver necessidades especiais, converse com o médico do seu filho. Vocês podem trabalhar juntos para discutir a melhor maneira de preparar e confortar seu filho durante o processo de teste.
Referências
- AACC [Internet]. Washington D.C .: American Association for Clinical Chemistry; c2020. Amostragem do calcanhar; 1 de outubro de 2013 [citado em 8 de novembro de 2020]; [cerca de 3 telas.] Disponível em: https://www.aacc.org/cln/articles/2013/october/heel-stick-sampling
- Centros para Controle e Prevenção de Doenças [Internet]. Atlanta: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; SARS- CoV-2 (Covid-19) Fact Sheet; [citado em 21 de novembro de 2020]; [cerca de 4 telas]. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/downloads/OASH-nasal-specimen-collection-fact-sheet.pdf
- Hospital Infantil C.S. Mott [Internet], Ann Arbor (MI): The Regents of the University of Michigan; c1995–2020. Preparação Pediátrica para Exames Médicos; [citado em 8 de novembro de 2020]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.mottchildren.org/health-library/tw9822
- Testes de laboratório online [Internet]. Washington D.C .: American Association for Clinical Chemistry; c2001–2020. Dicas sobre exames de sangue; [atualizado em 3 de janeiro de 2019; citado em 8 de novembro de 2020]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://labtestsonline.org/articles/laboratory-testing-tips-blood-sample
- Testes de laboratório online [Internet]. Washington D.C .: American Association for Clinical Chemistry; c2001–2020. Dicas para ajudar crianças em seus exames médicos; [atualizado em 3 de janeiro de 2019; citado em 8 de novembro de 2020]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://labtestsonline.org/articles/laboratory-testing-tips-children
- March of Dimes [Internet]. Arlington (VA): March of Dimes; c2020. Testes de triagem para recém-nascidos para seu bebê; [citado em 8 de novembro de 2020]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.marchofdimes.org/baby/newborn-screening-tests-for-your-baby.aspx
- Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue [Internet]. Bethesda (MD): Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; Exames de sangue; [citado em 8 de novembro de 2020]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/blood-tests
- Quest Diagnostics [Internet]. Quest Diagnostics Incorporated; c2000–2020. Seis maneiras simples de preparar seu filho para um teste de laboratório; [citado em 8 de novembro de 2020]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.questdiagnostics.com/home/patients/preparing-for-test/children
- Centro Médico Regional [Internet]. Manchester (IA): Centro Médico Regional; c2020. Preparando seu filho para testes de laboratório; [citado em 8 de novembro de 2020]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://www.regmedctr.org/services/laboratory/preparing-your-child-for-lab-testing/default.aspx
- UF Health: University of Florida Health [Internet]. Gainesville (FL): University of Florida Health; c2020. Cultura nasofaríngea: Visão geral; [atualizado em 21 de novembro de 2020; citado em 21 de novembro de 2020]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://ufhealth.org/nasopharyngeal-culture
- Centro Médico da Universidade de Rochester [Internet]. Rochester (NY): University of Rochester Medical Center; c2020. Enciclopédia de saúde: teste de sangue; [citado em 8 de novembro de 2020]; [cerca de 2 telas]. Disponível em: https://www.urmc.rochester.edu/encyclopedia/content.aspx?contenttypeid=135&contentid=49
- UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2020. Healthwise Knowledgebase: Compreendendo os resultados dos testes de laboratório; [citado em 8 de novembro de 2020]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://patient.uwhealth.org/healthwise/article/zp3409#zp3415
- UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2020. Healthwise Knowledgebase: cultura da garganta; [citado em 4 de novembro de 2020]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://patient.uwhealth.org/healthwise/article/hw204006#hw204010
- UW Health [Internet]. Madison (WI): University of Wisconsin Hospitals and Clinics Authority; c2020. Healthwise Knowledgebase: teste de urina; [citado em 4 de novembro de 2020]; [cerca de 3 telas]. Disponível em: https://patient.uwhealth.org/healthwise/article/hw6580#hw6624
As informações neste site não devem ser usadas como um substituto para cuidados ou conselhos médicos profissionais. Entre em contato com um profissional de saúde se tiver dúvidas sobre sua saúde.