Devem os pescatarianos ficar especialmente preocupados com o envenenamento por mercúrio?
Contente
- Devem os pescatarianos se preocupar com o envenenamento por mercúrio?
- Os benefícios da dieta pescatariana superam os riscos?
- Revisão para
Kim Kardashian West tweetou recentemente que sua filha, North é uma pescatarian, o que deve realmente dizer a você tudo o que você precisa saber sobre a dieta amigável de frutos do mar. Mas, mesmo ignorando o fato de que o Norte não pode errar, o pescetarianismo tem muito a seu favor. Você obtém os benefícios associados a outras dietas sem carne, sem tanto obstáculo para consumir B12, proteína e ferro suficientes. Além disso, os frutos do mar são carregados de ômega-3, uma fonte de gorduras antiinflamatórias saudáveis que muitas pessoas não consomem em sua dieta. (Veja: O que é uma dieta pescatariana e é saudável?)
No entanto, nenhuma dieta é isenta de desvantagens, e comer frutos do mar acarreta um risco potencial de envenenamento por mercúrio. Janelle Monáe, por exemplo, acabou com envenenamento por mercúrio enquanto seguia uma dieta pescatariana e agora está se recuperando, de acordo com sua recente entrevista com O corte. “Comecei a sentir minha mortalidade”, disse ela sobre a experiência.
Monáe provavelmente não está exagerando - envenenamento por mercúrio não é brincadeira. Comer frutos do mar é a causa mais comum de exposição ao metilmercúrio (um tipo de mercúrio) nos EUA, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA). Os sintomas de envenenamento por metilmercúrio podem incluir fraqueza muscular, perda de visão periférica e fala, audição e caminhada prejudicadas, de acordo com a EPA.
Neste ponto, se você sabe que o mercúrio pode se acumular em seu corpo com o tempo, você pode estar se perguntando se a dieta pescatariana é uma boa idéia. (Relacionado: você pode comer sushi durante a gravidez?)
Devem os pescatarianos se preocupar com o envenenamento por mercúrio?
A boa notícia: não há necessidade de evitar a dieta pescatariana - ou frutos do mar em geral - por medo de envenenamento por mercúrio, diz Randy Evans, M.S., R.D., consultor do serviço de entrega de refeições Fresh n 'Lean. “[O pescetarismo] é geralmente considerado uma dieta muito saudável e você sempre pode pedir ao seu médico para verificar seus níveis de mercúrio”, explica ele.
Para sua informação: Pessoas que mudaram para uma dieta pescatariana Faz tendem a mostrar níveis ligeiramente elevados de mercúrio durante os testes de laboratório, mas os resultados vão depender de muitas variáveis, diz Evans. Os tipos de frutos do mar que você está comendo, com que frequência você come frutos do mar, onde os frutos do mar foram pescados ou cultivados e outros aspectos de sua dieta podem ser levados em consideração, explica ele. (Relacionado: Como cozinhar peixe quando você está relutante, de acordo com o ex-chef de Obama)
Dito isso, a EPA recomenda priorizar certos tipos de frutos do mar que são conhecidos por serem mais baixos em mercúrio e limitar os frutos do mar com alto teor de mercúrio. Em geral, tipos menores de peixes são sua melhor aposta. Este gráfico da Food and Drug Administration (FDA) apresenta as "melhores escolhas", "boas escolhas" e as escolhas que devem ser evitadas, especialmente para mulheres grávidas ou amamentando.
Para complicar ainda mais as coisas, alguns peixes, especialmente as variedades selvagens, são ricos em selênio, o que pode potencialmente mitigar os efeitos tóxicos do mercúrio, diz Evans. "Temos pesquisas que indicam que pode não ser tão simples quanto medir o mercúrio no salmão e defini-lo como 'bom' ou 'ruim'", explica ele. "A nova ciência mostra que muitos tipos de peixes contêm níveis elevados de selênio, o que pode ajudar a limitar os danos que o mercúrio pode causar."
Os benefícios da dieta pescatariana superam os riscos?
A dieta pescatariana é muito aberta, então como ela afeta seus níveis de mercúrio e outros aspectos de sua saúde dependerá de sua abordagem, diz Evans.
“Como em qualquer dieta, buscamos uma ênfase em alimentos integrais reais para fornecer nutrientes essenciais, vitaminas, minerais, fitonutrientes e fibras”, explica ele. "Em uma dieta pescatariana, ter muita variedade incluiria muitos alimentos vegetais junto com diferentes tipos e quantidades de peixes junto com laticínios e ovos saudáveis."
Conclusão principal: Mesmo como pescatarian, é completamente possível evitar níveis perigosamente altos de mercúrio.