Doação de medula óssea (células-tronco)
A medula óssea é o tecido adiposo macio dentro dos ossos. A medula óssea contém células-tronco, que são células imaturas que se transformam em células sanguíneas.
Pessoas com doenças potencialmente fatais, como leucemia, linfoma e mieloma, podem ser tratadas com um transplante de medula óssea. Isso agora é freqüentemente chamado de transplante de células-tronco. Para esse tipo de tratamento, a medula óssea é coletada de um doador. Às vezes, as pessoas podem doar sua própria medula óssea.
A doação de medula óssea pode ser feita coletando-se a medula óssea de um doador cirurgicamente ou removendo células-tronco do sangue de um doador.
Existem dois tipos de doação de medula óssea:
- Transplante autólogo de medula óssea é quando as pessoas doam sua própria medula óssea. "Auto" significa eu.
- Transplante alogênico de medula óssea é quando outra pessoa doa medula óssea. "Allo" significa outro.
Com um transplante alogênico, os genes do doador devem pelo menos parcialmente corresponder aos genes do receptor. É mais provável que um irmão ou irmã seja um bom par. Às vezes, pais, filhos e outros parentes são bons pares. Mas apenas cerca de 30% das pessoas que precisam de um transplante de medula óssea podem encontrar um doador compatível em sua própria família.
Os 70% das pessoas que não têm um parente compatível podem encontrar um por meio de um registro de medula óssea. O maior deles é chamado Be the Match (bethematch.org). Ele registra pessoas que estariam dispostas a doar medula óssea e armazena suas informações em um banco de dados. Os médicos podem então usar o registro para encontrar um doador compatível para uma pessoa que precisa de um transplante de medula óssea.
Como participar de um registro de medula óssea
Para ser listada em um registro de doações de medula óssea, uma pessoa deve ser:
- Entre 18 e 60 anos
- Saudável e não grávida
As pessoas podem se registrar online ou em uma unidade de registro de doadores local. Pessoas com idades entre 45 e 60 anos devem se inscrever online. As unidades locais, presenciais, só aceitam doadores com menos de 45 anos. Suas células-tronco têm maior probabilidade de ajudar os pacientes do que as células-tronco de pessoas mais velhas.
As pessoas que se inscreverem devem:
- Use um cotonete para tirar uma amostra das células de dentro da bochecha
- Dê uma pequena amostra de sangue (cerca de 1 colher de sopa ou 15 mililitros)
As células ou o sangue são então testados para proteínas especiais, chamadas antígenos leucocitários humanos (HLA). Os HLAs ajudam o seu sistema de combate a infecções (sistema imunológico) a diferenciar o tecido corporal das substâncias que não são do seu próprio corpo.
Os transplantes de medula óssea funcionam melhor se os HLAs do doador e do paciente forem semelhantes. Se os HLAs de um doador combinam bem com uma pessoa que precisa de um transplante, o doador deve dar uma nova amostra de sangue para confirmar a compatibilidade. Em seguida, um conselheiro se reúne com o doador para discutir o processo de doação de medula óssea.
As células-tronco de doadores podem ser coletadas de duas maneiras.
Coleta de células-tronco do sangue periférico. A maioria das células-tronco de doadores é coletada por meio de um processo chamado leucaferese.
- Primeiro, o doador recebe 5 dias de injeções para ajudar as células-tronco a passarem da medula óssea para o sangue.
- Durante a coleta, o sangue é retirado do doador por meio de um cateter venoso (IV). A parte dos glóbulos brancos que contém as células-tronco é então separada em uma máquina e retirada para ser dada ao receptor.
- Os glóbulos vermelhos são devolvidos ao doador por meio de uma injeção intravenosa no outro braço.
Este procedimento leva cerca de 3 horas. Os efeitos colaterais incluem:
- Dores de cabeça
- Ossos doloridos
- Desconforto de agulhas nos braços
Colheita de medula óssea. Esta pequena cirurgia é feita sob anestesia geral. Isso significa que o doador estará dormindo e sem dor durante o procedimento. A medula óssea é removida da parte posterior dos ossos pélvicos. O processo leva cerca de uma hora.
Após a colheita da medula óssea, o doador permanece no hospital até que esteja totalmente acordado e possa comer e beber. Os efeitos colaterais incluem:
- Náusea
- Dor de cabeça
- Fadiga
- Hematomas ou desconforto na região lombar
Você pode retomar a atividade normal em cerca de uma semana.
Existem muito poucos riscos para o doador e nenhum efeito duradouro sobre a saúde. Seu corpo irá repor a medula óssea doada em cerca de 4 a 6 semanas.
Transplante de células-tronco - doação; Doação alogênica; Leucemia - doação de medula óssea; Linfoma - doação de medula óssea; Mieloma - doação de medula óssea
Site da American Cancer Society. Transplante de células-tronco para câncer. www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/treatment-types/stem-cell-transplant.html. Acessado em 3 de novembro de 2020.
Fuchs E. Transplante de células hematopoéticas haploidênticas. Em: Hoffman R, Benz EJ, Silberstein LE, et al, eds.Hematologia: Princípios Básicos e Prática. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 106.
Site do National Cancer Institute. Transplantes de células-tronco formadoras de sangue. www.cancer.gov/about-cancer/treatment/types/stem-cell-transplant/stem-cell-fact-sheet. Atualizado em 12 de agosto de 2013. Acessado em 3 de novembro de 2020.
- Transplante de medula óssea
- Células-tronco