Aproveite ao máximo a sua visita ao médico
Uma visita ao seu médico é um bom momento para compartilhar preocupações com a saúde e fazer perguntas. Preparar-se com antecedência para o seu compromisso pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo o seu tempo juntos.
Quando você consultar o seu provedor, seja honesto sobre seus sintomas e hábitos de vida. Faça perguntas para ter certeza de que entendeu. Ter um papel ativo em sua saúde pode ajudá-lo a obter os melhores cuidados possíveis.
Antes de sua visita, anote suas dúvidas e preocupações. Você pode querer perguntar coisas como:
- Devo fazer algum teste de triagem?
- Devo continuar tomando este medicamento?
- O que pode estar causando meus sintomas?
- Tenho outras opções de tratamento?
- Devo me preocupar com o histórico médico de minha família?
Certifique-se também de anotar todos os medicamentos, vitaminas e suplementos que toma. Inclua também medicamentos de venda livre e suplementos de ervas. Traga esta lista com você para sua consulta.
Se você estiver tendo sintomas, anote os detalhes antes da visita.
- Descreva seus sintomas
- Descreva quando e onde eles aparecem
- Explique há quanto tempo você tem sintomas e se eles mudaram
Guarde as notas na bolsa ou carteira para não se esquecer de trazê-las. Você também pode colocar as notas em seu telefone ou em um e-mail para seu provedor. Anotar as coisas torna mais fácil lembrar os detalhes no momento de sua visita.
Se precisar de apoio, convide um amigo ou familiar para ir com você. Eles podem ajudá-lo a entender e lembrar o que você precisa fazer.
Certifique-se de que tem o seu cartão do seguro consigo na altura da sua visita. Informe o escritório se o seu seguro mudou.
O que você faz e como se sente pode afetar sua saúde. Aqui estão algumas coisas que você deseja compartilhar.
Mudanças de vida. Isso pode incluir:
- Mudanças de emprego
- Mudanças na família, como morte, divórcio ou adoção
- Ameaça ou atos de violência
- Viagens planejadas para fora do país (no caso de você precisar de fotos)
- Novas atividades ou esportes
Histórico médico. Reveja todas as condições de saúde ou cirurgias anteriores ou atuais. Informe o seu provedor sobre qualquer história familiar de doença.
Alergias. Informe o seu provedor sobre quaisquer alergias anteriores ou atuais ou quaisquer novos sintomas de alergia.
Remédios e suplementos. Compartilhe sua lista na sua consulta. Informe o seu provedor se você estiver tendo algum efeito colateral dos medicamentos. Pergunte sobre as instruções especiais para os medicamentos que você toma:
- Existem possíveis interações ou efeitos colaterais?
- O que cada medicamento deve fazer?
Hábitos de estilo de vida. Seja honesto sobre seus hábitos, seu provedor não irá julgá-lo. O álcool e as drogas podem interferir nos medicamentos ou causar certos sintomas. O uso do tabaco coloca você em risco de vários problemas de saúde. Seu provedor precisa saber sobre todos os seus hábitos para melhor tratá-lo.
Sintomas. Compartilhe suas notas sobre seus sintomas. Pergunte ao seu provedor:
- Quais testes podem ajudar a encontrar o problema?
- Quais são os benefícios e riscos dos testes e opções de tratamento?
- Quando você deve ligar para o seu provedor se os seus sintomas não melhorarem?
Prevenção. Pergunte se há testes de triagem ou vacinas que você deveria receber. Há alguma mudança no estilo de vida que você deve fazer? O que você pode esperar dos resultados?
Seguir. Pergunte ao seu provedor quando você deve agendar mais consultas.
Seu provedor pode querer que você:
- Consulte um especialista
- Fazer um teste
- Tome um novo medicamento
- Agende mais visitas
Para obter os melhores resultados, siga as instruções do seu provedor. Tome os medicamentos de acordo com as instruções e vá às consultas de acompanhamento.
Escreva todas as novas perguntas sobre sua saúde, medicamentos ou tratamento. Continue a manter um registro de todos os sintomas e todos os seus medicamentos.
Você deve ligar para o seu provedor quando:
- Você tem efeitos colaterais de medicamentos ou tratamentos
- Você tem sintomas novos e inexplicáveis
- Seus sintomas pioram
- Você recebe novas prescrições de outro provedor
- Você quer os resultados de um teste
- Você tem dúvidas ou preocupações
Site da Agência de Pesquisa e Qualidade em Saúde (AHRQ). Antes da sua consulta: as perguntas são a resposta. www.ahrq.gov/patients-consumers/patient-involvement/ask-your-doctor/questions-before-appointment.html. Atualizado em setembro de 2012. Acessado em 27 de outubro de 2020.
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Consulte um médico antes de viajar. wwwnc.cdc.gov/travel/page/see-doctor. Atualizado em 23 de setembro de 2019. Acessado em 27 de outubro de 2020.
Site do Instituto Nacional de Saúde. Conversando com seu médico. www.nih.gov/institutes-nih/nih-office-director/office-communications-public-liaison/clear-communication/talking-your-doctor. Atualizado em 10 de dezembro de 2018. Acessado em 27 de outubro de 2020.
- Conversando com seu médico