O que faz com que alguns homens tenham cabelos secos e quebradiços e como tratá-los
Contente
- O que causa cabelos e couro cabeludo secos em homens
- Lavagem excessiva
- exposição ao sol
- Secagem e uso de água quente
- Disfunção tireoidiana
- Água clorada
- Produtos capilares
- Como tratar os cabelos secos e quebradiços dos homens em casa
- Como cuidar de tipos de cabelo específicos
- Cabelo liso
- Cabelo ondulado
- Cabelo encaracolado
- Cabelo crespo
- Mudanças no estilo de vida para um cabelo mais saudável
- Leve embora
Cabelo seco e quebradiço é comum em homens e mulheres de todas as idades. Na verdade, o cabelo seco não difere entre homens e mulheres. Embora o cabelo seco possa ser irritante, geralmente não é um sinal de um problema de saúde sério. Algumas mudanças simples em sua rotina de cuidados com os cabelos devem reduzir o ressecamento.
As glândulas sebáceas dos folículos capilares produzem um óleo natural chamado sebo, que hidrata e protege o cabelo. Conforme você envelhece, seu corpo produz menos sebo e seu cabelo fica mais sujeito a secar.
Homens com cabelos cacheados ou crespos são especialmente propensos a secar os cabelos. Isso ocorre porque a sebo não é capaz de atingir as pontas do cabelo tão facilmente quanto em cabelos lisos ou ondulados.
Continue lendo para descobrir o que pode estar causando seu cabelo seco. Também abordaremos como você pode tratar o cabelo seco e quebradiço e evitar que volte.
O que causa cabelos e couro cabeludo secos em homens
Fatores ambientais, sua rotina de cuidados com o cabelo e sua saúde hormonal podem ter um papel importante em manter seu cabelo úmido e saudável.
Aqui estão alguns motivos pelos quais seu cabelo pode estar seco:
Lavagem excessiva
A lavagem frequente pode retirar os óleos protetores do cabelo e causar ressecamento. Pessoas com cabelos cacheados e crespos são especialmente propensas à secura.
A freqüência de uso do shampoo depende do seu cabelo. Se seu cabelo tende a ficar seco, você pode tentar lavá-lo a cada três dias.
exposição ao sol
A exposição à luz ultravioleta do sol ou bronzeamento interno pode danificar sua pele. No entanto, a exposição prolongada à luz ultravioleta também pode danificar a camada externa do cabelo, chamada cutícula.
A cutícula protege as camadas internas do cabelo e ajuda a reter a umidade. Quando a cutícula é danificada, seu cabelo pode ficar seco ou quebradiço.
Secagem e uso de água quente
Expor seu cabelo ao calor ao secar ou tomar banho pode ressecá-lo.
A descobriu que a quantidade de danos ao cabelo ao secar o cabelo aumenta à medida que a temperatura aumenta.
Disfunção tireoidiana
A glândula tireóide está localizada na parte frontal do pescoço e produz hormônios que controlam o metabolismo.
descobriu que os hormônios da tireóide estimulam o crescimento do cabelo agindo nas células-tronco dos folículos capilares.
Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem afetar negativamente o crescimento do cabelo e deixá-lo seco e quebradiço.
Água clorada
A exposição repetida à água clorada pode diminuir a quantidade de óleo natural no cabelo.
Produtos capilares
Certos produtos para o cabelo que contêm ingredientes agressivos podem ressecar o cabelo.
Você pode querer evitar produtos que contenham álcoois de cadeia curta como:
- álcool isopropílico
- propanol
- álcool propílico
Como tratar os cabelos secos e quebradiços dos homens em casa
Aqui estão algumas maneiras de manter facilmente o cabelo hidratado em casa:
- Shampoo menos. Se seu cabelo tende a ficar seco, você pode tentar reduzir a frequência da lavagem para duas ou três vezes por semana.
- Use água mais fria. Usar água fria ao lavar o cabelo pode ajudar a reter a umidade.
- Mude seu shampoo ou condicionador. Mudar para um shampoo desenvolvido especificamente para cabelos secos pode ajudar a mantê-los úmidos.
- Experimente os condicionadores leave-in. Os condicionadores leave-in são deixados no cabelo por 20 a 30 minutos e ajudam a hidratar cabelos extremamente secos.
- Mude seu pincel. As escovas de cerdas de javali e as escovas de náilon têm cerdas próximas umas das outras. Essas cerdas podem ajudar a estimular o couro cabeludo e distribuir a oleosidade por todo o cabelo.
- Ar seco. Deixar o cabelo secar ao ar pode ajudar a evitar o calor potencialmente prejudicial que resseca o cabelo. Se você secar o cabelo, tente manter a configuração de temperatura mais baixa.
Como cuidar de tipos de cabelo específicos
Os tipos de cabelo são geralmente classificados em quatro tipos: liso, ondulado, cacheado e crespo.
Cabelo liso
O cabelo liso tende a ficar mais oleoso do que os outros tipos de cabelo. Os óleos podem viajar facilmente do couro cabeludo até o final do cabelo, pois não há cachos para desacelerar.
Se você tem cabelo liso, pode ser necessário lavar com mais frequência do que pessoas com outros tipos de cabelo. Você também pode tentar usar um shampoo seco entre as lavagens.
Cabelo ondulado
O cabelo ondulado tem maior probabilidade de ficar crespo do que o cabelo liso, mas não tende a ficar tão seco quanto o cabelo cacheado ou crespo.
Você pode acalmar o crespo aplicando uma pequena quantidade de um óleo seco, como óleo de abacate ou óleo de semente de uva, no cabelo.
Cabelo encaracolado
O cabelo cacheado tende a ficar seco, pois os cachos dificultam que os óleos naturais cheguem às pontas do cabelo.
Você pode ajudar a mantê-lo hidratado evitando água quente e secando-o quando possível.
Você também pode aplicar um condicionador desenvolvido para cabelos cacheados para mantê-los hidratados. Se você tem tendência a frizz, também pode tentar adicionar óleo seco.
Você também pode minimizar ou evitar escovar o cabelo, pois a escova pode ficar presa nos cachos e danificar seu cabelo.
Cabelo crespo
Às vezes chamado de cabelo “crespo”, o cabelo crespo tende a ser seco e quebradiço, pois a oleosidade natural do couro cabeludo demora mais para circular no cabelo.
Se você tem cabelo crespo, é uma boa ideia minimizar a frequência com que você lava e seca seu cabelo.
Aplicar manteiga de karité no cabelo também pode ajudar a mantê-lo úmido e macio.
Mudanças no estilo de vida para um cabelo mais saudável
Embora a genética desempenhe um grande papel na determinação da saúde do seu cabelo, bons hábitos de vida também podem ser benéficos.
Algumas mudanças que você pode fazer para maximizar a saúde do seu cabelo incluem:
- Coma proteína. Seu cabelo é feito principalmente de uma proteína resistente chamada queratina. Não obter proteína adequada pode levar a cabelos fracos e quebradiços.
- Obtenha todos os seus micronutrientes. Comer uma dieta balanceada pode ajudar a prevenir deficiências de micronutrientes que podem afetar negativamente a saúde do seu cabelo. Acredita-se que as deficiências de zinco e biotina atrapalhem o crescimento do cabelo.
- Evite fumar. Fumar pode afetar negativamente muitos aspectos de sua saúde. sugere que há uma ligação entre fumar e queda de cabelo. Parar de fumar pode ser difícil, mas o médico pode ajudar a criar um plano que funcione para você.
- Minimize a exposição ao sol. A exposição prolongada à luz ultravioleta pode danificar seu cabelo. Usar um chapéu ao sol pode ajudar a proteger o cabelo.
- Exercite-se regularmente. O exercício pode melhorar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e pode ajudar a melhorar a saúde do cabelo.
Leve embora
O cabelo seco é um problema comum entre os homens. Se seu cabelo tende a ficar seco, você pode tentar mudar sua rotina de cuidados com os cabelos.
Lavar menos o cabelo, usar água fria no chuveiro e evitar secar o cabelo pode ajudar a reduzir o ressecamento.
A adoção de bons hábitos de vida, como uma dieta balanceada e exercícios físicos, também pode melhorar a saúde geral do cabelo.