Mitos e fatos da dieta
Um mito sobre dieta é um conselho que se torna popular sem fatos que o sustentem. Quando se trata de perda de peso, muitas crenças populares são mitos e outras são apenas parcialmente verdadeiras. Aqui estão alguns fatos para ajudá-lo a entender o que ouve.
MITO? Reduza os carboidratos para perder peso.
FACTO:Os carboidratos vêm em diferentes formas: simples e complexos. Carboidratos simples encontrados em alimentos como biscoitos e doces não têm vitaminas, minerais e fibras. Cortar esses doces é uma ótima maneira de se alimentar de maneira mais saudável. Alimentos com carboidratos complexos, como pão integral, feijão e frutas, têm muitos nutrientes que são bons para você.
- Reduza os carboidratos simples, mas mantenha os carboidratos complexos no menu.
MITO? Se o rótulo disser "sem gordura" ou "baixo teor de gordura", você pode comer o quanto quiser e não ganhar peso.
FACTO: Muitos alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura têm adição de açúcar, amido ou sal para compensar a redução na gordura. Esses alimentos "maravilhosos" costumam ter tantas calorias, ou mais, do que a versão normal.
- Verifique o rótulo nutricional para ver quantas calorias tem uma porção. Certifique-se de verificar o tamanho da porção também.
MITO? Pular o café da manhã faz você ganhar peso.
FACTO: Comer um café da manhã saudável pode ajudá-lo a controlar sua fome no final do dia e ajudá-lo a dizer "Não, obrigado" aos lanches que não são saudáveis. Nenhum estudo científico mostrou que pular a refeição matinal leva diretamente ao ganho de peso.
- Se não sentir fome, preste atenção ao seu corpo. Quando estiver pronto para comer, sirva-se de uma opção saudável como mingau de aveia com frutas vermelhas frescas.
MITO? Comer à noite vai engordar.
FACTO: Pessoas que comem tarde da noite tendem a ganhar peso extra. Uma possível razão é que os que comem tarde da noite tendem a escolher guloseimas com alto teor calórico. Algumas pessoas que fazem lanches após o jantar não dormem bem, o que pode levar a desejos prejudiciais à saúde no dia seguinte.
- Se ficar com fome depois do jantar, limite-se a lanches saudáveis, como iogurte desnatado ou cenouras infantis.
MITO? Você não pode estar acima do peso e saudável.
FACTO: Existem algumas pessoas com excesso de peso, com níveis saudáveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue. Para a maioria das pessoas, o excesso de peso aumenta o risco de doenças cardíacas e diabetes. Quanto mais tempo você estiver acima do peso, maior será o risco de desenvolver doenças.
- Embora você possa estar acima do peso e saudável, carregar peso extra aumentará o risco de problemas de saúde no futuro, mas uma alimentação saudável e atividades regulares são bons para você, não importa o seu peso.
MITO? O jejum pode ajudá-lo a perder peso rapidamente.
FACTO: O jejum não é saudável se você passar fome o dia todo e terminar com uma refeição farta que substitui todas as calorias que você pulou antes. Em comparação com pessoas que perdem gordura comendo menos calorias, pessoas que jejuam perdem mais músculos do que gordura.
- Observe sua dieta diária em busca de calorias vazias que você pode eliminar, como grãos refinados e bebidas açucaradas. Não corte as refeições totalmente, especialmente sem a supervisão de um médico.
MITO? Você deve definir metas modestas se quiser perder peso.
FACTO: Em teoria, faz sentido que, se você definir metas ambiciosas e não alcançá-las, você pode desistir. No entanto, algumas pessoas realmente perdem mais peso quando estabelecem metas que as fazem se esforçar.
- Não há duas pessoas iguais. O que funciona para outra pessoa pode não funcionar para você. Perder peso é um processo. Esteja pronto para modificar seu plano à medida que descobrir o que funciona e o que não funciona para você.
MITO? A perda de peso lenta é a única maneira de perder peso e mantê-lo fora.
FACTO: Embora seja verdade que muitas pessoas que perdem muito peso em pouco tempo ganham tudo de volta, isso não é verdade para todos. Algumas pessoas com sobrepeso têm mais sucesso quando perdem peso rapidamente, por exemplo, indo de 135 para 112 kg (300 para 250 libras) em menos de um ano.
- A perda de peso lenta pode não ser a única opção para você. Apenas tome cuidado para evitar dietas da moda que prometem resultados irreais, pois podem não ser seguras. Se você estiver interessado em uma dieta que incentive a perda de peso mais rápida, converse com seu médico para ter certeza de que está recebendo todos os nutrientes de que precisa.
Obesidade - mitos e fatos sobre dieta; Excesso de peso - mitos e fatos da dieta; Mitos e fatos sobre a dieta para perda de peso
Casazza K, Fontaine KR, Astrup A, et al. Mitos, presunções e fatos sobre a obesidade. New Engl J Med. 2013; 368 (5): 446-454. PMID: 23363498 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23363498/.
Dawson RS. A verdade sobre obesidade, exercícios e nutrição. Pediatr Ann. 2018; 47 (11): e427-e430. PMID: 30423183 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30423183/.
Gallant A, Lundgren J, Drapeau V. Aspectos nutricionais da alimentação tarde e da noite. Curr Obes Rep. 2014: 3 (1): 101-107. PMID: 26626471 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26626471/.
Kramer CK, Zinman B, Retnakaran R. São condições benignas de excesso de peso e obesidade metabolicamente saudáveis ?: uma revisão sistemática e meta-análise. Ann Intern Med. 2013; 159 (11): 758-769. PMID: 24297192 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24297192/.
Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. Alguns mitos sobre nutrição e atividade física. www.niddk.nih.gov/health-information/weight-management/myths-nutrition-physical-activity. Acessado em 2 de julho de 2020.
- Dietas