Hipertermia para o tratamento do câncer
A hipertermia usa o calor para danificar e matar as células cancerosas sem prejudicar as células normais.
Pode ser usado para:
- Uma pequena área de células, como um tumor
- Partes do corpo, como um órgão ou membro
- O corpo inteiro
A hipertermia é quase sempre usada junto com radiação ou quimioterapia. Existem diferentes tipos de hipertermia. Alguns tipos podem destruir tumores sem cirurgia. Outros tipos ajudam a radiação ou quimioterapia a funcionar melhor.
Apenas alguns centros de câncer nos Estados Unidos oferecem esse tratamento. Ele está sendo estudado em ensaios clínicos.
A hipertermia está sendo estudada para tratar muitos tipos de câncer:
- Cabeça e pescoço
- Cérebro
- Pulmão
- Esôfago
- Endometrial
- Seios
- Bexiga
- Retal
- Fígado
- Rim
- Cervical
- Mesotelioma
- Sarcomas (tecidos moles)
- Melanoma
- Neuroblastoma
- Ovariana
- Pancreático
- Próstata
- Tireoide
Este tipo de hipertermia fornece calor muito alto a uma pequena área de células ou tumor. A hipertermia local pode tratar o câncer sem cirurgia.
Diferentes formas de energia podem ser usadas, incluindo:
- Ondas de rádio
- Microondas
- Ondas de ultrassom
O calor pode ser fornecido usando:
- Uma máquina externa para fornecer calor a tumores próximos à superfície do corpo.
- Uma sonda para fornecer calor a tumores dentro de uma cavidade corporal, como garganta ou reto.
- Uma sonda em forma de agulha envia energia de ondas de rádio diretamente para o tumor para matar as células cancerosas. Isso é chamado de ablação por radiofrequência (RFA). É o tipo mais comum de hipertermia local. Na maioria dos casos, o RFA trata tumores de fígado, rim e pulmão que não podem ser removidos com cirurgia.
Este tipo de hipertermia usa baixa temperatura em áreas maiores, como um órgão, membro ou um espaço oco dentro do corpo.
O calor pode ser fornecido usando estes métodos:
- Os aplicadores na superfície do corpo concentram a energia em um câncer dentro do corpo, como o câncer cervical ou de bexiga.
- Parte do sangue da pessoa é removido, aquecido e, em seguida, devolvido ao membro ou órgão. Isso geralmente é feito com drogas quimioterápicas. Este método trata o melanoma nos braços ou pernas, bem como o câncer de pulmão ou fígado.
- Os médicos aquecem medicamentos de quimioterapia e os injetam na área ao redor dos órgãos da barriga de uma pessoa. Isso é usado para tratar câncer nesta área.
Este tratamento aumenta a temperatura corporal de uma pessoa como se ela estivesse com febre. Isso ajuda a quimioterapia a funcionar melhor no tratamento do câncer que se espalhou (metastatizou). Cobertores, água morna ou uma câmara aquecida são usados para aquecer o corpo da pessoa. Durante esta terapia, às vezes as pessoas recebem medicamentos que as acalmam e têm sono.
Durante os tratamentos de hipertermia, alguns tecidos podem ficar muito quentes. Isso pode causar:
- Queimaduras
- Bolhas
- Desconforto ou dor
Outros possíveis efeitos colaterais incluem:
- Inchaço
- Coágulos de sangue
- Sangrando
A hipertermia de corpo inteiro pode causar:
- Diarréia
- Nausea e vomito
Em casos raros, pode prejudicar o coração ou os vasos sanguíneos.
Site da American Cancer Society. Hipertermia para tratar o câncer. www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/treatment-types/hyperthermia.html. Atualizado em 3 de maio de 2016. Acessado em 17 de dezembro de 2019.
Feng M, Matuszak MM, Ramirez E, Fraass BA. Hipertermia. In: Tepper JE, Foote RL, Michalski JM, eds. Gunderson & Tepper’s Clinical Radiation Oncology. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 21.
Vane M, Giuliano AE. Técnicas ablativas no tratamento de doenças benignas e malignas da mama. In: Cameron JL, Cameron AM, eds. Terapia Cirúrgica Atual. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: 682-685.
- Câncer