Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 16 Abril 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
Menopausa Precoce: Causas e Tratamento.
Vídeo: Menopausa Precoce: Causas e Tratamento.

Certos tipos de tratamentos contra o câncer podem fazer com que as mulheres tenham menopausa precoce. Esta é a menopausa que ocorre antes dos 40 anos. Acontece quando seus ovários param de funcionar e você não menstrua mais e não possa engravidar.

A menopausa precoce pode causar sintomas como ondas de calor e secura vaginal. Seu médico pode ajudá-lo a encontrar tratamentos para esses sintomas.

Os tratamentos contra o câncer que podem causar menopausa precoce incluem:

  • Cirurgia. A remoção de ambos os ovários faz com que a menopausa aconteça imediatamente. Se você tiver 50 anos ou menos, seu provedor pode tentar deixar um ovário ou parte de um ovário, se possível. Isso pode evitar que você tenha uma menopausa precoce.
  • Quimioterapia (quimioterapia). Alguns tipos de quimioterapia podem causar danos aos ovários e causar menopausa precoce. Você pode ter menopausa imediatamente ou meses após o tratamento. O risco de menopausa precoce por quimio depende do tipo e da quantidade de quimio que você toma. Quanto mais jovem você for, menos provável será a menopausa precoce por causa da quimioterapia.
  • Radiação. Receber radiação na região pélvica também pode causar danos aos ovários. Em alguns casos, seus ovários podem cicatrizar e começar a funcionar novamente. Mas, se você receber grandes doses de radiação, o dano pode ser permanente.
  • Terapia hormonal. Esses tratamentos usados ​​para tratar os cânceres de mama e uterino geralmente podem causar menopausa precoce.

Pergunte ao seu médico se o seu tratamento contra o câncer pode causar menopausa precoce.


Quando seus ovários são removidos ou param de funcionar, eles não produzem mais estrogênio. Isso causa os mesmos sintomas da menopausa natural.

  • Secura ou aperto vaginal
  • Ondas de calor
  • Mudanca de humor
  • Menor desejo sexual
  • Problemas para dormir

Em alguns casos, esses sintomas podem ser fortes e graves.

Menos estrogênio no corpo também aumenta o risco de certas condições de saúde, como:

  • Doença cardíaca
  • Osteoporose (afinamento dos ossos)

Muitos tratamentos podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa precoce. Eles incluem medicamentos e tratamentos de estilo de vida que você pode fazer em casa.

Alguns medicamentos que podem ajudar incluem:

  • Terapia hormonal. Em alguns casos, seu provedor pode prescrever hormônios femininos para ajudar com ondas de calor e outros sintomas. Porém, existem alguns riscos com os hormônios, e você pode não ser capaz de tomá-los se tiver certos tipos de câncer.
  • Estrogênio vaginal. Mesmo se você não puder fazer terapia hormonal, você pode usar pequenas quantidades de estrogênio na vagina ou ao redor dela para ajudar no ressecamento. Esses hormônios vêm em cremes, géis, comprimidos e anéis. Você precisa de uma receita do seu provedor para esses medicamentos.
  • Antidepressivos ou outros medicamentos. Se você não pode tomar hormônios, seu provedor pode prescrever outro tipo de medicamento para ajudar nas ondas de calor, como certos antidepressivos (mesmo se você não estiver deprimido). Por causa de seus efeitos químicos, eles são eficazes para ondas de calor, mesmo se você não estiver deprimido.
  • Lubrificantes ou hidratantes. Esses produtos podem ajudar a tornar o sexo mais confortável se você tiver secura vaginal. Procure um lubrificante à base de água, como K-Y Jelly ou Astroglide. Ou tente usar um hidratante vaginal como Replens a cada poucos dias.
  • Remédios para perda óssea. Algumas mulheres tomam medicamentos para ajudar a reduzir a perda óssea após a menopausa. Pergunte ao seu provedor se este tipo de medicamento pode ser adequado para você.

Os tratamentos que você pode experimentar em casa incluem:


  • Ficar ativo. Fazer exercícios regularmente pode ajudar com alterações de humor, problemas de sono e ondas de calor moderadas.
  • Hábitos de sono saudáveis. Dormir o suficiente pode ajudar a aliviar as oscilações de humor. Mas, se você está tendo problemas para dormir à noite, tente pular as sonecas durante o dia. Você também deve evitar a cafeína no final do dia e não fazer grandes refeições ou fazer qualquer atividade muito ativa antes de deitar.
  • Vestir em camadas. Isso pode ajudar com ondas de calor, pois você pode remover camadas quando sentir calor. Vestir roupas largas de algodão também pode ajudar.

Pergunte ao seu provedor quais tratamentos podem funcionar melhor para você.

Uma vez que a menopausa precoce pode afetar sua saúde óssea e cardíaca, é importante tomar medidas para mantê-los saudáveis. Aqui está como:

  • Coma alimentos saudáveis. Concentre-se em frutas e vegetais frescos, grãos inteiros, carnes magras, peixes, nozes, feijão e laticínios com baixo teor de gordura.
  • Obtenha cálcio e vitamina D. suficientes Esses nutrientes ajudam a construir os ossos. Os alimentos ricos em cálcio incluem iogurte e leite sem gordura, espinafre e feijão branco. Seu corpo obtém a maior parte da vitamina D do sol, mas você também pode obtê-la do salmão, dos ovos e do leite com vitamina D adicionada. Pergunte ao seu provedor se você precisa tomar suplementos.
  • Faça exercício. Os melhores tipos de exercícios para os ossos são exercícios com levantamento de peso que trabalham o corpo contra a gravidade. Algumas idéias incluem caminhada, ioga, caminhada, dança, levantamento de peso, jardinagem e tênis.
  • Não fume. Fumar aumenta o risco de osteoporose e doenças cardíacas. Se precisar de ajuda para parar, pergunte ao seu provedor.
  • Pergunte sobre um teste de densidade óssea. Este é um teste que verifica se há osteoporose. Este é um teste recomendado para todas as mulheres aos 65 anos, mas você pode precisar de um mais cedo se tiver menopausa precoce.
  • Acompanhe seus números. Certifique-se de que seu médico verifique sua pressão arterial, colesterol e níveis de açúcar no sangue regularmente. Esses testes simples podem ajudar a saber se você está sob risco de doença cardíaca ou derrame.

Menopausa prematura; Insuficiência ovariana - câncer


Site do National Cancer Institute. Problemas de saúde sexual em mulheres com câncer. www.cancer.gov/about-cancer/treatment/side-effects/sexuality-women. Atualizado em 23 de janeiro de 2020. Acessado em 25 de janeiro de 2021.

Mitsis D, Beaupin LK, O’Connor T. Complicações reprodutivas. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 43.

  • Câncer
  • Menopausa

Artigos Populares

O que podemos aprender com a divisão de Maria Shriver e Arnold Schwarzenegger

O que podemos aprender com a divisão de Maria Shriver e Arnold Schwarzenegger

Muito de nó ficamo chocado com a notícia de ontem que Maria hriver e Arnold chwarzenegger e tavam e eparando. Embora, obviamente, ter uma vida amoro a em Hollywood e na política e teja ...
Como a filosofia de condicionamento físico de Bob Harper mudou desde seu ataque cardíaco

Como a filosofia de condicionamento físico de Bob Harper mudou desde seu ataque cardíaco

e você ainda e exercita com a mentalidade de que o condicionamento fí ico preci a doer para funcionar, você e tá fazendo i o errado. Claro, há benefício mentai e fí...