Em breve poderemos ter uma vacina universal contra a gripe
Contente
Para aqueles de nós que estão propensos a pegar gripe, aqui está a melhor notícia desde a invenção do Netflix: os cientistas anunciaram neste fim de semana que desenvolveram duas novas vacinas contra a gripe abrangentes, incluindo uma vacina específica dos EUA que dizem cobrir 95 por cento das vacinas conhecidas Cepas de gripe dos EUA e uma vacina universal que protege contra 88% das cepas de gripe conhecidas mundialmente.
Todos os anos, a gripe mata cerca de 36.000 pessoas nos Estados Unidos, ocupando o oitavo lugar na lista das doenças mais letais, de acordo com os dados governamentais mais recentes. Porém, há uma maneira de prevenir e diminuir a gripe: a vacina contra a gripe. Mesmo assim, muitas pessoas resistem à vacinação - e mesmo quando o fazem, a eficácia da vacina contra a gripe varia de 30 a 80 por cento, dependendo do ano. Isso ocorre porque uma nova vacina deve ser feita antes de cada temporada de gripe com base em previsões sobre quais cepas de gripe serão as piores naquele ano. Mas agora os cientistas descobriram uma solução genial para este problema, anunciando uma vacina universal contra a gripe em um relatório publicado em Bioinformática.
"Todos os anos, escolhemos uma cepa recente de gripe como vacina, na esperança de que ela proteja contra as cepas do próximo ano e funcione razoavelmente bem na maioria das vezes", disse Derek Gatherer, Ph.D., professor da Universidade de Lancaster e um dos autores do artigo. "No entanto, às vezes não funciona e, mesmo quando funciona, é caro e exige muito trabalho. Além disso, essas vacinas anuais não nos oferecem proteção alguma contra uma possível gripe pandêmica futura."
A nova vacina universal resolve esses problemas usando uma nova tecnologia para analisar 20 anos de dados sobre a gripe para ver quais partes do vírus evoluem menos e são, portanto, as melhores para proteção, explica Gatherer. "As vacinas atuais são seguras, mas nem sempre eficazes, pois às vezes o vírus da gripe evolui repentinamente em direções inesperadas, então nossa construção sintética, acreditamos, produziria imunidade que sobreviveria a essas mudanças inesperadas no vírus", disse ele.
Isso tornaria as novas vacinas capazes de se adaptar às mudanças nas estações da gripe sem a necessidade de uma vacina inteiramente nova e seria muito mais eficaz, acrescenta. Mas antes de correr para a farmácia para solicitar a vacina universal, há uma má notícia: ainda não está em produção.
No momento, a vacina ainda é teórica e não está sendo feita em laboratório, diz Gatherer, acrescentando que espera que isso aconteça em breve. Mesmo assim, provavelmente levará vários anos antes que a vacina universal contra a gripe chegue às clínicas perto de você. Enquanto isso, ele aconselha tomar a vacina contra a gripe atual (é melhor do que nada!) E cuidar bem de si mesma durante a temporada de gripe. Experimente estas 5 maneiras fáceis de se manter livre de gripes e resfriados.