Lidando com o câncer - parecendo e se sentindo melhor
O tratamento do câncer pode afetar a sua aparência. Pode alterar seu cabelo, pele, unhas e peso. Essas mudanças geralmente não duram após o término do tratamento. Mas, durante o tratamento, pode fazer você se sentir desanimado.
Quer você seja homem ou mulher, dedicar um tempo para ter uma aparência e se sentir melhor pode ajudar a melhorar o seu humor. Aqui estão algumas dicas de higiene e estilo de vida que podem ajudá-lo a se sentir melhor durante o tratamento do câncer.
Continue com seus hábitos de higiene diários regulares. Penteie e arrume o cabelo, faça a barba, lave o rosto, se maquie e vista algo que você não dormiu, mesmo que seja um pijama novo. Isso o ajudará a se sentir mais no controle e pronto para o dia.
A perda de cabelo é um dos efeitos colaterais mais visíveis do tratamento do câncer.Nem todo mundo perde o cabelo durante a quimioterapia ou radiação. Seu cabelo pode ficar mais fino e mais delicado. De qualquer forma, aqui estão algumas coisas que você pode fazer.
- Trate seu cabelo com delicadeza. Evite puxar ou quebrá-lo.
- Considere fazer um corte de cabelo que não exija muito estilo.
- Lave o cabelo no máximo duas vezes por semana com um xampu suave.
- Se você planeja usar uma peruca, converse com um estilista de perucas enquanto você ainda tem cabelo.
- Presenteie-se com chapéus e cachecóis que você se sentirá bem usando.
- Use um boné macio para proteger o couro cabeludo de chapéus ou lenços que coçam.
- Pergunte ao seu provedor se a terapia com tampa fria é adequada para você. Com a terapia de tampa fria, o couro cabeludo é resfriado. Isso faz com que os folículos pilosos entrem em um estado de repouso. Como resultado, a queda de cabelo pode ser limitada.
Sua pele pode ficar sensível e delicada durante o tratamento. Se sua pele coçar muito ou formar erupções na pele, ligue para o seu médico. Caso contrário, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para cuidar de sua pele.
- Tome banhos curtos e quentes para evitar o ressecamento da pele.
- Não tome banho mais do que uma vez por dia.
- Se você gosta de banhos, não tome mais do que dois banhos por semana. Pergunte ao seu provedor se um banho especial de aveia pode ajudar a secar a pele.
- Use sabão neutro e loção. Evite sabonetes ou loções com perfume ou álcool. Aplique a loção logo após o banho para bloquear a umidade.
- Seque a sua pele. Evite esfregar a pele com uma toalha.
- Barbeie-se com um barbeador elétrico para diminuir a probabilidade de arranhões e cortes.
- Tire um tempo para se barbear se machucar sua pele.
- Tente ficar na sombra quando o sol estiver forte.
- Use filtro solar com FPS 30 ou superior e roupas para proteger a pele do sol.
- Tanto homens quanto mulheres podem aplicar uma pequena quantidade de corretivo (maquiagem) para esconder manchas na pele.
Pequenos cortes na boca podem doer durante a quimio ou radioterapia. Se as feridas na boca infeccionarem, podem doer e dificultar a ingestão de alimentos ou líquidos. Mas, existem maneiras de manter sua boca saudável.
- Verifique o interior da boca todos os dias. Se notar cortes ou feridas, informe o seu provedor.
- Escove delicadamente os dentes, as gengivas e a língua após cada refeição e antes de dormir.
- Use uma escova de dentes limpa e macia. Você também pode comprar compressas bucais de espuma macia para usar em seu lugar.
- Fio dental diariamente.
- Não use dentaduras para dormir. Você também pode tirá-los entre as refeições.
- Evite que sua boca resseque bebendo água ou chupando pedaços de gelo.
- Evite alimentos secos ou crocantes ou alimentos que causem queimaduras na boca.
- Não fume.
- Não beber álcool.
- Enxágue a boca com 1 colher de chá (5 gramas) de bicarbonato de sódio a 2 xícaras (475 mililitros) de água. Faça isso após as refeições e antes de dormir.
- Se a dor na boca dificultar a alimentação, informe o seu provedor.
Freqüentemente, suas unhas ficam secas e quebradiças durante o tratamento. Eles podem se afastar da cama, ficar mais escuros e desenvolver sulcos. Essas mudanças não durarão, mas podem levar algum tempo para desaparecer. Experimente estas dicas para manter suas unhas com uma aparência melhor.
- Mantenha as unhas curtas e limpas.
- Mantenha seu cortador de unhas e limas limpos para evitar infecções.
- Use luvas ao lavar pratos ou trabalhar no jardim.
Também tome cuidado com o que você coloca em suas unhas.
- Mantenha suas cutículas saudáveis com hidratante, creme para cutículas ou azeite de oliva.
- Não corte as cutículas durante o tratamento.
- Polonês está OK, apenas evite polir com formaldeído.
- Remova o esmalte com um removedor de óleo.
- Não use unhas artificiais. A cola é muito dura.
- Traga suas próprias ferramentas esterilizadas se for fazer uma manicure ou pedicure.
Seu peso pode mudar durante o tratamento do câncer. Algumas pessoas perdem peso e outras ganham peso. Você pode ter uma cicatriz cirúrgica que não deseja mostrar. As melhores roupas serão confortáveis, largas e farão você se sentir bem. Até um novo pijama divertido pode alegrar o seu dia.
- Opte por tecidos suaves que se sintam bem ao lado da pele.
- Experimente calças com diferentes tipos de cinturas. Não use calças justas que cortam sua barriga. Isso pode perturbar seu estômago.
- O tom da sua pele pode mudar, então as cores favoritas podem não parecer mais tão atraentes. Tons de joias, como verde esmeralda, azul turquesa e vermelho rubi ficam bem em quase todas as pessoas. Um lenço ou chapéu brilhante pode adicionar cor à sua roupa.
- Se você perdeu peso, procure malhas grandes e camadas extras para ter mais volume.
- Se você ganhou peso, camisas e jaquetas estruturadas podem embelezar sua forma sem beliscar ou apertar.
Look Good Feel Better (LGFB) - lookgoodfeelbetter.org é um site que oferece dicas adicionais para homens e mulheres para ajudá-lo a se sentir bem com sua aparência durante o tratamento do câncer.
Site da American Cancer Society. Tenha uma boa aparência, sinta-se melhor. www.cancer.org/content/dam/CRC/PDF/Public/741.00.pdf. Acessado em 10 de outubro de 2020.
Site do National Cancer Institute. Efeitos colaterais do tratamento do câncer. www.cancer.gov/about-cancer/treatment/side-effects. Atualizado em 9 de agosto de 2018. Acessado em 10 de outubro de 2020.
Matthews NH, Moustafa F, Kaskas N, Robinson-Bostom L, Pappas-Taffer L. Toxicidades dermatológicas da terapia anticâncer. In: Niederhuber JE, Armitage JO, Kastan MB, Doroshow JH, Tepper JE, eds. Oncologia Clínica de Abeloff. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 41.
- Câncer - Vivendo com Câncer