Compreendendo o seu risco de câncer de próstata
Você corre o risco de desenvolver câncer de próstata durante sua vida? Saiba mais sobre os fatores de risco para câncer de próstata. Compreender seus riscos pode ajudá-lo a conversar com seu médico sobre as medidas que você pode tomar.
Ninguém sabe o que causa o câncer de próstata, mas certos fatores aumentam o risco de contraí-lo.
- Era. Seu risco aumenta à medida que você envelhece. É raro antes dos 40 anos. A maior parte do câncer de próstata ocorre em homens com 65 anos ou mais.
- História de família. Ter um pai, irmão ou filho com câncer de próstata aumenta o risco. Ter um membro próximo da família com câncer de próstata dobra o risco do próprio homem. Um homem que tem 2 ou 3 parentes de primeiro grau com câncer de próstata corre 11 vezes mais risco do que alguém que não tem parentes com câncer de próstata.
- Corrida. Homens afro-americanos correm maior risco do que homens de outras raças e etnias. O câncer de próstata também pode ocorrer em uma idade mais jovem.
- Genes. Homens com mutação do gene BRCA1, BRCA2 têm maior risco de câncer de próstata e alguns outros tipos de câncer. O papel do teste genético para o câncer de próstata ainda está sendo avaliado.
- Hormônios. Os hormônios masculinos (andrógenos), como a testosterona, podem desempenhar um papel no desenvolvimento ou na agressividade do câncer de próstata.
O estilo de vida ocidental está relacionado ao câncer de próstata, e os fatores dietéticos têm sido intensamente estudados. No entanto, os resultados são inconsistentes.
Ter fatores de risco para câncer de próstata não significa que você o terá. Alguns homens com vários fatores de risco nunca desenvolvem câncer de próstata. Muitos homens sem fatores de risco desenvolvem câncer de próstata.
A maioria dos riscos de câncer de próstata, como idade e histórico familiar, não podem ser controlados. Outras áreas são desconhecidas ou ainda não comprovadas. Os especialistas ainda estão analisando coisas como dieta, obesidade, fumo e outros fatores para ver como eles podem afetar seu risco.
Tal como acontece com muitas condições de saúde, permanecer saudável é a sua melhor defesa contra doenças:
- Não fume.
- Faça bastante exercício.
- Faça uma dieta saudável com baixo teor de gordura, com muitos vegetais e frutas.
- Mantenha um peso saudável.
É uma boa idéia conversar com seu provedor antes de tomar suplementos dietéticos. Alguns estudos mostraram que certos suplementos podem aumentar o risco de câncer de próstata, embora isso não seja comprovado:
- Selênio e vitamina E. Tomados separadamente ou em conjunto, esses suplementos podem aumentar o risco.
- Ácido fólico. Tomar suplementos com ácido fólico pode aumentar o risco, mas comer alimentos ricos em ácido fólico (uma forma natural da vitamina) pode ajudar a proteger contra o câncer de próstata.
- Cálcio. A ingestão de altos níveis de cálcio na dieta, seja por meio de suplementos ou laticínios, pode aumentar o risco. Mas você deve conversar com seu provedor antes de reduzir os laticínios.
É uma boa ideia conversar com seu médico sobre o risco de câncer de próstata e o que você pode fazer a respeito. Se você tem um risco mais alto, você e seu provedor podem conversar sobre os benefícios e riscos do rastreamento do câncer de próstata para decidir o que é melhor para você.
Ligue para seu provedor se você:
- Tiver dúvidas ou preocupações sobre o risco de câncer de próstata
- Estão interessados ou têm perguntas sobre o rastreamento do câncer de próstata
Site do National Cancer Institute. Genética do câncer de próstata (PDQ) - versão para profissionais de saúde. www.cancer.gov/types/prostate/hp/prostate-genetics-pdq#section/all. Atualizado em 7 de fevereiro de 2020. Acessado em 3 de abril de 2020.
Site do National Cancer Institute. Prevenção do câncer de próstata (PDQ) - versão para paciente. www.cancer.gov/types/prostate/patient/prostate-prevention-pdq#section/all. Atualizado em 10 de maio de 2019. Acessado em 3 de abril de 2020.
Site do National Cancer Institute. Instituto Nacional de Vigilância Sanitária, Epidemiologia e Programa de Resultados Finais (SEER). Fichas técnicas SEER: câncer de próstata. seer.cancer.gov/statfacts/html/prost.html. Acessado em 3 de abril de 2020.
US Preventive Services Task Force, Grossman DC, Curry SJ, et al. Rastreamento para câncer de próstata: declaração de recomendação da Força-Tarefa dos Serviços Preventivos dos EUA. JAMA. 2018; 319 (18): 1901-1913. PMID: 29801017 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29801017/.
- Câncer de próstata