Autor: Clyde Lopez
Data De Criação: 24 Julho 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
Tabaco, Cigarro e Nicotina - Que Droga é Essa? #18
Vídeo: Tabaco, Cigarro e Nicotina - Que Droga é Essa? #18

A nicotina do tabaco pode causar dependência, como o álcool, a cocaína e a morfina.

O tabaco é uma planta cultivada por suas folhas, que são fumadas, mastigadas ou cheiradas.

O tabaco contém uma substância química chamada nicotina. A nicotina é uma substância viciante.

Milhões de pessoas nos Estados Unidos conseguiram parar de fumar. Embora o número de fumantes de cigarro nos Estados Unidos tenha caído nos últimos anos, o número de usuários de tabaco sem fumaça tem aumentado constantemente. Produtos de tabaco sem fumaça são colocados na boca, bochecha ou lábio e sugados ou mastigados, ou colocados na passagem nasal. A nicotina nesses produtos é absorvida na mesma proporção que fumar tabaco, e o vício ainda é muito forte.

Tanto o tabagismo quanto o tabagismo sem fumaça trazem muitos riscos à saúde.

O uso da nicotina pode ter muitos efeitos diferentes no corpo. Pode:

  • Diminua o apetite - o medo de ganhar peso faz com que algumas pessoas não queiram parar de fumar.
  • Melhore o humor, dê às pessoas uma sensação de bem-estar e, possivelmente, até alivie uma pequena depressão.
  • Aumente a atividade nos intestinos.
  • Crie mais saliva e catarro.
  • Aumente a frequência cardíaca em cerca de 10 a 20 batimentos por minuto.
  • Aumentar a pressão arterial em 5 a 10 mm Hg.
  • Possivelmente causar sudorese, náusea e diarreia.
  • Estimule a memória e o estado de alerta - Pessoas que usam tabaco geralmente dependem dele para ajudá-las a realizar certas tarefas e ter um bom desempenho.

Os sintomas de abstinência de nicotina aparecem 2 a 3 horas após o último uso do tabaco. Pessoas que fumaram por mais tempo ou fumaram um número maior de cigarros por dia têm maior probabilidade de apresentar sintomas de abstinência. Para aqueles que estão parando, os sintomas aumentam cerca de 2 a 3 dias depois. Os sintomas comuns incluem:


  • Desejo intenso de nicotina
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Sonolência ou dificuldade para dormir
  • Sonhos ruins e pesadelos
  • Sentindo-se tenso, inquieto ou frustrado
  • Dores de cabeça
  • Aumento do apetite e ganho de peso
  • Problemas de concentração

Você pode notar alguns ou todos esses sintomas ao mudar de cigarros normais para cigarros com baixo teor de nicotina ou reduzir o número de cigarros que fuma.

É difícil parar de fumar ou de usar tabaco sem fumaça, mas qualquer pessoa pode fazer isso. Existem muitas maneiras de parar de fumar.

Também existem recursos para ajudá-lo a parar. Membros da família, amigos e colegas de trabalho podem apoiar. Parar de fumar é difícil se você estiver tentando fazer isso sozinho.

Para ter sucesso, você deve realmente querer parar. A maioria das pessoas que parou de fumar não teve sucesso pelo menos uma vez no passado. Tente não ver as tentativas anteriores como falhas. Veja-os como experiências de aprendizagem.

A maioria dos fumantes acha difícil quebrar todos os hábitos que criaram em torno do tabagismo.


Um programa de cessação do tabagismo pode aumentar sua chance de sucesso. Esses programas são oferecidos por hospitais, departamentos de saúde, centros comunitários, locais de trabalho e organizações nacionais.

A terapia de reposição de nicotina também pode ser útil. Envolve o uso de produtos que fornecem baixas doses de nicotina, mas nenhuma das toxinas encontradas na fumaça. A reposição de nicotina vem na forma de:

  • Chiclete
  • Inaladores
  • Pastilhas para garganta
  • Spray nasal
  • Manchas de pele

Você pode comprar muitos tipos de substitutos de nicotina sem receita médica.

Seu médico também pode prescrever outros tipos de medicamentos para ajudá-lo a parar de fumar. Vareniclina (Chantix) e bupropiona (Zyban, Wellbutrin) são medicamentos prescritos que afetam os receptores de nicotina no cérebro.

O objetivo dessas terapias é aliviar o desejo por nicotina e aliviar os sintomas de abstinência.

Especialistas em saúde alertam que os cigarros eletrônicos não são uma terapia de substituição para o tabagismo. Não se sabe exatamente a quantidade de nicotina contida nos cartuchos de cigarros eletrônicos, porque as informações nos rótulos costumam estar erradas.


Seu provedor pode encaminhá-lo para programas para parar de fumar. Estes são oferecidos por hospitais, departamentos de saúde, centros comunitários, locais de trabalho e organizações nacionais.

Pessoas que estão tentando parar de fumar muitas vezes ficam desanimadas quando não conseguem a princípio. A pesquisa mostra que quanto mais vezes você tenta, maior a probabilidade de sucesso. Se você voltar a fumar depois de tentar parar, não desista. Veja o que funcionou ou não, pense em novas maneiras de parar de fumar e tente novamente.

Existem muitos outros motivos para parar de fumar. Conhecer os graves riscos do tabaco para a saúde pode ajudar a motivá-lo a parar de fumar. O tabaco e produtos químicos relacionados podem aumentar o risco de problemas de saúde graves, como câncer, doenças pulmonares e ataques cardíacos.

Consulte o seu médico se deseja parar de fumar, ou já o fez e está tendo sintomas de abstinência. Seu provedor pode ajudar a recomendar tratamentos.

Retirada da nicotina; Tabagismo - dependência e abstinência de nicotina; Tabaco sem fumaça - vício em nicotina; Fumar charuto; Fumar cachimbo; Rapé sem fumaça; Uso do tabaco; Mastigar tabaco; Dependência de nicotina e tabaco

  • Riscos do tabaco para a saúde

Benowitz NL, Brunetta PG. Perigos do tabagismo e cessação. Em: Broaddus VC, Mason RJ, Ernst JD, et al, eds. Livro de Murray e Nadel de Medicina Respiratória. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 46.

Rakel RE, Houston T. Nicotine addiction. In: Rakel RE, Rakel DP, eds. Livro didático de medicina familiar. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 49.

Siu AL; Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA. Intervenções comportamentais e farmacoterapêuticas para a cessação do tabagismo em adultos, incluindo mulheres grávidas: Declaração de recomendação da Força-Tarefa dos Serviços Preventivos dos EUA. Ann Intern Med. 2015; 163 (8): 622-634. PMID: 26389730 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26389730/.

Artigos Interessantes

Por que ninguém está comendo mais iogurte light

Por que ninguém está comendo mais iogurte light

Depoi de década de comerciai de iogurte light no dizendo que o mínimo de caloria e gordura no levará a uma exi tência feliz e magra, o con umidore e tão e afa tando do aliment...
Esta aula de ioga ajudará você a se sentir centrado após a loucura do feriado

Esta aula de ioga ajudará você a se sentir centrado após a loucura do feriado

e você e tá e entindo exau to, e tre ado ou di per o pela féria (e quem não e tá?), E te vídeo do Grokker é o remédio perfeito para deixá-lo à vontad...