Intussuscepção - crianças
A intussuscepção é o deslizamento de uma parte do intestino para outra.
Este artigo enfoca a intussuscepção em crianças.
A intussuscepção é causada por parte do intestino sendo puxado para dentro de si mesmo.
A pressão criada pelas paredes do intestino pressionando uma contra a outra causa:
- Fluxo sanguíneo diminuído
- Irritação
- Inchaço
A intussuscepção pode bloquear a passagem do alimento pelo intestino. Se o suprimento de sangue for interrompido, o segmento do intestino puxado para dentro pode morrer. Também pode ocorrer sangramento intenso. Se um buraco se desenvolver, infecção, choque e desidratação podem ocorrer muito rapidamente.
A causa da intussuscepção não é conhecida. As condições que podem levar ao problema incluem:
- Infecção viral
- Linfonodo aumentado no intestino
- Pólipo ou tumor no intestino
A intussuscepção pode afetar crianças e adultos. É mais comum em meninos. Geralmente afeta crianças de 5 meses a 3 anos.
O primeiro sinal de intussuscepção é muitas vezes um choro repentino e alto, causado por dor abdominal. A dor é cólica e não contínua (intermitente), mas volta com frequência. A dor ficará mais forte e durará mais cada vez que voltar.
Um bebê com forte dor abdominal pode puxar os joelhos até o peito enquanto chora.
Outros sintomas incluem:
- Movimento intestinal com sangue e muco, às vezes chamado de fezes de "gelatina de groselha"
- Febre
- Choque (cor pálida, letargia, suor)
- Fezes misturadas com sangue e muco
- Vômito
Seu médico fará um exame completo, que pode revelar uma massa no abdômen. Também pode haver sinais de desidratação ou choque.
Os testes podem incluir:
- Ultrassom abdominal
- Radiografia abdominal
- Enema de ar ou contraste
A criança primeiro será estabilizada. Um tubo é introduzido no estômago através do nariz (tubo nasogástrico). Uma linha intravenosa (IV) será colocada no braço e os fluidos serão administrados para prevenir a desidratação.
Em alguns casos, a obstrução intestinal pode ser tratada com ar ou enema com contraste. Isso é feito por um radiologista experiente no procedimento. Existe o risco de lacrimejamento (perfuração) com este procedimento.
A criança precisará de cirurgia se esses tratamentos não funcionarem. O tecido intestinal pode muitas vezes ser salvo. O tecido morto será removido.
Os antibióticos podem ser necessários para tratar qualquer infecção.
A alimentação intravenosa e a ingestão de líquidos continuarão até que a criança tenha evacuações normais.
O resultado é bom com tratamento precoce. Existe o risco de o problema voltar.
Quando ocorre um buraco ou laceração no intestino, deve-se tratar imediatamente. Se não for tratada, a intussuscepção é quase sempre fatal para bebês e crianças pequenas.
A intussuscepção é uma emergência médica. Ligue para o 911 ou vá para o pronto-socorro imediatamente.
Dor abdominal em crianças - intussuscepção
- Colonoscopia
- Intussuscepção - raio-x
- Órgãos do sistema digestivo
Hu YY, Jensen T, Finck C. Condições cirúrgicas do intestino delgado em bebês e crianças. In: Yeo CJ, ed. Cirurgia do trato alimentar de Shackelford. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 83.
Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM. Íleo, aderências, intussuscepção e obstruções em alça fechada. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 359.
Maloney PJ. Problemas gastrointestinais. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap. 171.