Doença mão-pé-boca
A febre aftosa é uma infecção viral comum que geralmente começa na garganta.
A doença mão-pé-boca (HFMD) é mais comumente causada por um vírus denominado coxsackievirus A16.
Crianças com menos de 10 anos são as mais afetadas. Às vezes, adolescentes e adultos podem pegar a infecção. HFMD geralmente ocorre no verão e no início do outono.
O vírus pode se espalhar de pessoa para pessoa por meio de pequenas gotículas de ar que são liberadas quando a pessoa doente espirra, tosse ou assoa o nariz. Você pode pegar a febre aftosa se:
- Uma pessoa com a infecção espirra, tosse ou assoa o nariz perto de você.
- Você toca o nariz, os olhos ou a boca depois de tocar em algo contaminado pelo vírus, como um brinquedo ou maçaneta.
- Você toca nas fezes ou no fluido das bolhas de uma pessoa infectada.
O vírus se espalha mais facilmente na primeira semana em que a pessoa tem a doença.
O tempo entre o contato com o vírus e o início dos sintomas é de cerca de 3 a 7 dias. Os sintomas incluem:
- Febre
- Dor de cabeça
- Perda de apetite
- Erupção cutânea com bolhas muito pequenas nas mãos, pés e área da fralda que podem ficar sensíveis ou doloridas quando pressionadas
- Dor de garganta
- Úlceras na garganta (incluindo amígdalas), boca e língua
O profissional de saúde fará um exame físico. Normalmente, o diagnóstico pode ser feito perguntando sobre os sintomas e a erupção nas mãos e nos pés.
Não há tratamento específico para a infecção além do alívio dos sintomas.
Os antibióticos não funcionam porque a infecção é causada por um vírus. (Antibióticos tratam infecções causadas por bactérias, não vírus.) Para aliviar os sintomas, os seguintes cuidados domiciliares podem ser usados:
- Medicamentos de venda livre, como paracetamol (Tylenol) ou ibuprofeno, podem ser usados para tratar a febre. A aspirina não deve ser administrada para doenças virais em crianças menores de 18 anos.
- Enxaguar a boca com água salgada (1/2 colher de chá ou 6 gramas de sal para 1 copo de água morna) podem ser calmantes.
- Beber grande quantidade de líquidos. Os melhores líquidos são os produtos lácteos frios. Não beba suco ou refrigerante porque seu conteúdo ácido causa dor em queimação nas úlceras.
A recuperação completa ocorre em 5 a 7 dias.
Possíveis complicações que podem resultar de HFMD incluem:
- Perda de fluidos corporais (desidratação)
- Convulsões devido a febre alta (convulsões febris)
Ligue para o seu médico se houver sinais de complicações, como dor no pescoço ou braços e pernas. Os sintomas de emergência incluem convulsões.
Você também deve ligar se:
- Remédio não diminui a febre alta
- Sinais de desidratação ocorrem, como pele seca e membranas mucosas, perda de peso, irritabilidade, diminuição do estado de alerta, diminuição da urina ou escura
Evite o contato com pessoas com HFMD. Lave bem as mãos e com frequência, especialmente se estiver em contato com pessoas doentes. Ensine também as crianças a lavar bem as mãos e com frequência.
Infecção por Coxsackievirus; Doença HFM
- Doença mão-pé-boca
- Doença de mão, pé e boca nas solas
- Doença de mão, pé e boca na mão
- Doença de mão, pé e boca no pé
- Doença de mão, pé e boca - boca
- Doença de mão, pé e boca no pé
Dinulos JGH. Exantemas e erupções por drogas. In: Dinulos JGH, ed. Dermatologia Clínica de Habif. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 14.
Messacar K, Abzug MJ. Enterovírus não pólio. In: Kliegman RM, St Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 277.
Romero JR. Coxsackievírus, ecovírus e enterovírus numerados (EV-A71, EVD-68, EVD-70). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: capítulo 172.