Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 11 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Junho 2024
Anonim
Webinar sobre COVID-19 para jornalistas: Variantes, vacinas e medicamentos
Vídeo: Webinar sobre COVID-19 para jornalistas: Variantes, vacinas e medicamentos

A doença coronavírus 2019 (COVID-19) é uma doença grave, principalmente do sistema respiratório, que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Pode causar doenças leves a graves e até a morte. O COVID-19 se espalha facilmente entre as pessoas. Aprenda a se proteger e a outras pessoas contra essa doença.

COMO O COVID-19 SE ESPALHA

COVID-19 é uma doença causada pela infecção pelo vírus SARS-CoV-2. COVID-19 mais comumente se espalha entre pessoas em contato próximo (cerca de 6 pés ou 2 metros). Quando alguém com a doença tosse, espirra, canta, fala ou respira, gotículas que transportam o vírus se espalham no ar. Você pode pegar a doença se inalar essas gotículas.

Em alguns casos, o COVID-19 pode se espalhar pelo ar e infectar pessoas que estão a mais de 6 pés de distância. Pequenas gotículas e partículas podem permanecer no ar por minutos a horas. Isso é chamado de transmissão aerotransportada e pode ocorrer em espaços fechados com pouca ventilação. No entanto, é mais comum que o COVID-19 se espalhe por contato próximo.


Com menos frequência, a doença pode se espalhar se você tocar em uma superfície com o vírus e, em seguida, tocar seus olhos, nariz, boca ou rosto. Mas esta não é considerada a principal forma de propagação do vírus.

O risco de espalhar o COVID-19 é maior quando você interage de perto com outras pessoas que não estão em sua casa por longos períodos de tempo.

Você pode espalhar COVID-19 antes de mostrar os sintomas. Algumas pessoas com a doença nunca apresentam sintomas, mas ainda podem espalhar a doença. No entanto, existem maneiras de proteger você e outras pessoas contra o COVID-19:

  • Sempre use uma máscara ou cobertura facial com pelo menos 2 camadas que se ajustem perfeitamente ao nariz e à boca e sejam presas sob o queixo quando você estiver perto de outras pessoas. Isso ajuda a reduzir a propagação do vírus pelo ar.
  • Fique a pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas que não estejam em sua casa, mesmo se você estiver usando uma máscara.
  • Lave as mãos várias vezes ao dia com sabão e água corrente por pelo menos 20 segundos. Faça isso antes de comer ou preparar alimentos, depois de usar o banheiro e depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz. Use um desinfetante para as mãos à base de álcool (pelo menos 60% de álcool) se não houver água e sabão disponíveis.
  • Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou a manga (não com as mãos) ao tossir ou espirrar. As gotas que são liberadas quando uma pessoa espirra ou tosse são infecciosas. Jogue fora o lenço após o uso.
  • Evite tocar seu rosto, olhos, nariz e boca com as mãos sujas.
  • Não compartilhe itens pessoais como xícaras, talheres, toalhas ou roupas de cama. Lave tudo o que você usou com água e sabão.
  • Limpe todas as áreas "de alto contato" da casa, como maçanetas, utensílios de banheiro e cozinha, banheiros, telefones, tablets, balcões e outras superfícies. Use um spray de limpeza doméstico e siga as instruções de uso.
  • Conheça os sintomas do COVID-19. Se você desenvolver algum sintoma, ligue para o seu médico.

DISTÂNCIA FÍSICA (OU SOCIAL)


Para ajudar a prevenir a disseminação de COVID-19 dentro da comunidade, você deve praticar o distanciamento físico, também chamado de distanciamento social. Isso se aplica a pessoas de todas as idades, incluindo jovens, adolescentes e crianças. Embora qualquer pessoa possa ficar doente, nem todos correm o mesmo risco de doenças graves devido ao COVID-19. Idosos e pessoas com problemas de saúde existentes, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade, câncer, HIV ou doenças pulmonares têm maior risco de desenvolver doenças graves.

Todos podem ajudar a desacelerar a disseminação de COVID-19 e ajudar a proteger os mais vulneráveis. Estas dicas podem ajudar você e outras pessoas a se manterem seguros:

  • Verifique o site do departamento de saúde pública para obter informações sobre COVID-19 em sua área e siga as diretrizes locais.
  • Sempre que você sair de casa, use sempre uma máscara facial e pratique o distanciamento físico.
  • Faça viagens fora de casa apenas para o essencial. Use os serviços de entrega ou coleta na calçada quando possível.
  • Sempre que possível, se você precisar usar transporte público ou caronas, evite tocar em superfícies, fique a 1,8 m de outras pessoas, melhore a circulação abrindo as janelas (se possível) e lave as mãos ou use desinfetante para as mãos após o término do passeio.
  • Evite espaços internos mal ventilados. Se você precisar ficar dentro de casa com outras pessoas que não sejam da mesma casa, abra as janelas para ajudar a trazer o ar externo. Passar algum tempo ao ar livre ou em espaços bem ventilados pode ajudar a reduzir sua exposição a gotículas respiratórias.

Embora você deva permanecer fisicamente separado dos outros, você não precisa estar socialmente isolado se escolher atividades mais seguras.


  • Entre em contato com amigos e familiares por telefone ou chats de vídeo. Agende visitas sociais virtuais com frequência. Isso pode ajudar a lembrá-lo de que estamos todos juntos nisso e você não está sozinho.
  • Visite com amigos ou família em pequenos grupos do lado de fora. Certifique-se de ficar a pelo menos 1,8 m de distância o tempo todo e use uma máscara se precisar ficar a menos de 1,8 m, mesmo por um curto período de tempo, ou se precisar entrar em casa. Disponha as mesas e cadeiras para permitir o distanciamento físico.
  • Ao cumprimentar um ao outro, não abrace, aperte as mãos ou até mesmo bata nos cotovelos, pois isso o coloca em contato próximo.
  • Se dividir a comida, peça a uma pessoa para servir toda a comida ou tenha utensílios de cozinha separados para cada convidado. Ou peça aos convidados que tragam sua própria comida e bebida.
  • Ainda é mais seguro evitar locais públicos lotados e reuniões de massa, como shopping centers, cinemas, restaurantes, bares, salas de concerto, conferências e estádios esportivos. Se possível, também é mais seguro evitar o transporte público.

ISOLAMENTO EM CASA

Se você tem COVID-19 ou apresenta sintomas, deve se isolar em casa e evitar o contato com outras pessoas, tanto dentro como fora de sua casa, para evitar a propagação da doença. Isso é chamado de isolamento doméstico (também conhecido como "quarentena automática").

  • Tanto quanto possível, fique em um cômodo específico e longe de outras pessoas em sua casa. Use um banheiro separado, se puder. Não saia de casa, exceto para obter cuidados médicos.
  • Não viaje enquanto estiver doente. Não use transporte público ou táxis.
  • Acompanhe seus sintomas. Você pode receber instruções sobre como verificar e relatar seus sintomas.
  • Use uma máscara facial ou uma cobertura facial de pano com pelo menos 2 camadas quando for consultar o seu médico e sempre que outras pessoas estiverem na mesma sala com você. Se você não pode usar uma máscara, por exemplo, devido a problemas respiratórios, as pessoas em sua casa devem usar uma máscara se precisarem ficar no mesmo cômodo que você.
  • Embora raro, tem havido casos de pessoas espalhando COVID-19 para animais. Por esse motivo, se você tem COVID-19, é melhor evitar o contato com animais de estimação ou outros animais.
  • Siga as mesmas práticas de higiene que todos devem seguir: cubra tosses e espirros, lave as mãos, não toque em seu rosto, não compartilhe itens pessoais e limpe as áreas de maior contato em casa.

Você deve permanecer em casa, evitar o contato com pessoas e seguir as orientações do seu provedor de saúde e do departamento de saúde local sobre quando interromper o isolamento doméstico.

Para obter as notícias e informações mais atualizadas sobre o COVID-19, você pode visitar os seguintes sites:

Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) - www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/index.html.

Site da Organização Mundial de Saúde. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Pandemic - www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019.

COVID-19 - Prevenção; 2019 Novo Coronavírus - Prevenção; SARS CoV 2 - Prevenção

  • COVID-19
  • Lavar as mãos
  • Máscaras faciais evitam a propagação de COVID-19
  • Como usar uma máscara facial para evitar a propagação de COVID-19
  • Vacina para o covid-19

Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: Como o COVID-19 se espalha. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/how-covid-spreads.html. Atualizado em 28 de outubro de 2020. Acessado em 7 de fevereiro de 2021.

Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: Como se proteger e aos outros. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/prevention.html. Atualizado em 4 de fevereiro de 2021. Acessado em 7 de fevereiro de 2021.

Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: Distanciamento social, quarentena e isolamento. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/social-distancing.html. Atualizado em 17 de novembro de 2020. Acessado em 7 de fevereiro de 2021.

Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. COVID-19: Uso de coberturas faciais de tecido para ajudar a retardar a disseminação de COVID-19. www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/prevent-getting-sick/diy-cloth-face-coverings.html. Atualizado em 2 de fevereiro de 2021. Acessado em 7 de fevereiro de 2021.

Nós Aconselhamos

Ideias para um café da manhã rápido e saudável

Ideias para um café da manhã rápido e saudável

A barra de cereai e tão deixando você em in piração - e can ado por volta da 10h? Aqui e tá o de afio de Mitzi: Cada ideia de café da manhã audável pode levar a...
Você poderia ser geneticamente programado para ser vegetariano?

Você poderia ser geneticamente programado para ser vegetariano?

Quer você e preocupe com a crueldade contra o animai ou imple mente não go te do abor da carne, a deci ão de e tornar vegetariano (ou me mo vegetariano apena durante a emana) parece exa...