Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 8 Janeiro 2021
Data De Atualização: 27 Setembro 2024
Anonim
Researchers develop new test to assess ’everyday visual function’ in people with AMD
Vídeo: Researchers develop new test to assess ’everyday visual function’ in people with AMD

A degeneração macular é um distúrbio ocular que destrói lentamente a visão central nítida. Isso torna difícil ver e ler os pequenos detalhes.

A doença é mais comum em pessoas com mais de 60 anos, razão pela qual costuma ser chamada de degeneração macular relacionada à idade (DMRI ou DMRI).

A retina fica na parte de trás do olho. Ele transforma a luz e as imagens que entram no olho em sinais nervosos que são enviados ao cérebro. Uma parte da retina chamada mácula torna a visão mais nítida e detalhada. É uma mancha amarela no centro da retina. Possui uma grande quantidade de duas cores naturais (pigmentos) chamadas luteína e zeaxantina.

A DMRI é causada por danos aos vasos sanguíneos que irrigam a mácula. Essa mudança também prejudica a mácula.

Existem dois tipos de AMD:

  • A DMRI seca ocorre quando os vasos sanguíneos sob a mácula tornam-se finos e quebradiços. Formam-se pequenos depósitos amarelos, chamados drusas. Quase todas as pessoas com degeneração macular começam com a forma seca.
  • A DMRI úmida ocorre em cerca de 10% das pessoas com degeneração macular. Novos vasos sanguíneos anormais e muito frágeis crescem sob a mácula. Esses vasos vazam sangue e fluido. Este tipo de DMRI causa a maior parte da perda de visão associada à doença.

Os médicos não sabem ao certo o que causa a DMRI. A condição é rara antes dos 55 anos. Ocorre mais em pessoas com 75 anos ou mais.


Os fatores de risco para AMD são:

  • História da família da AMD
  • Ser branco
  • Fumar cigarro
  • Dieta rica em gordura
  • Ser mulher

Você pode não ter nenhum sintoma no início. Conforme a doença piora, você pode ter problemas com sua visão central.

SINTOMAS DE AMD SECA

O sintoma mais comum da DMRI seca é a visão turva. Os objetos na parte central de sua visão geralmente parecem distorcidos e turvos, e as cores parecem desbotadas. Você pode ter problemas para ler a impressão ou ver outros detalhes. Mas você pode ver bem o suficiente para caminhar e fazer a maioria das atividades diárias.

À medida que a DMRI seca piora, você pode precisar de mais luz para ler ou fazer as tarefas diárias. Um ponto borrado no centro da visão fica gradualmente maior e mais escuro.

Nos estágios posteriores da DMRI seca, você pode não ser capaz de reconhecer rostos até que eles estejam próximos.

SINTOMAS DE AMD MOLHADA

O sintoma inicial mais comum da DMRI úmida é que as linhas retas parecem distorcidas e onduladas.

Pode haver uma pequena mancha escura no centro de sua visão que fica maior com o tempo.


Com ambos os tipos de DMRI, a perda de visão central pode ocorrer rapidamente. Se isso acontecer, você precisará ser examinado imediatamente por um oftalmologista. Certifique-se de que este oftalmologista tenha experiência no tratamento de problemas de retina.

Você fará um exame de vista. As gotas serão colocadas em seus olhos para alargar (dilatar) suas pupilas. O oftalmologista usará lentes especiais para visualizar sua retina, vasos sanguíneos e nervo óptico.

O oftalmologista irá procurar por alterações específicas na mácula e nos vasos sanguíneos e para drusas.

Pode ser solicitado que você cubra um dos olhos e observe um padrão de linhas chamado grade de Amsler. Se as linhas retas parecerem onduladas, pode ser um sinal de AMD.

Outros testes que podem ser feitos incluem:

  • Usando corante especial e câmera para observar o fluxo sanguíneo na retina (angiografia com fluoresceína)
  • Tirar uma foto do revestimento interno do olho (fotografia do fundo)
  • Usando ondas de luz para visualizar a retina (tomografia de coerência óptica)
  • Um teste que mede o pigmento na mácula

Se você tem DMRI seca em estágio avançado ou grave, nenhum tratamento pode restaurar sua visão.


Se você tem DMRI precoce e não fuma, uma combinação de certas vitaminas, antioxidantes e zinco pode prevenir o agravamento da doença. Mas não pode devolver a visão que já foi perdida.

A combinação é freqüentemente chamada de fórmula "AREDS". Os suplementos contêm:

  • 500 miligramas (mg) de vitamina C
  • 400 unidades internacionais de beta-caroteno
  • 80 mg de zinco
  • 2 mg de cobre

Só tome esta combinação de vitaminas se o seu médico o recomendar. Certifique-se de que seu médico saiba sobre quaisquer outras vitaminas ou suplementos que você esteja tomando. Os fumantes não devem usar este suplemento.

O AREDS também pode beneficiá-lo se você tiver histórico familiar e fatores de risco para DMRI.

A luteína e a zeaxantina, que são substâncias encontradas em vegetais de folhas verdes, também podem diminuir o risco de degeneração macular relacionada à idade.

Se você tem DMRI úmida, seu médico pode recomendar:

  • Cirurgia a laser (fotocoagulação a laser) - um pequeno feixe de luz destrói os vasos sanguíneos anormais com vazamento.
  • Terapia fotodinâmica - uma luz ativa uma droga que é injetada em seu corpo para destruir os vasos sanguíneos que vazam.
  • Os medicamentos especiais que impedem a formação de novos vasos sanguíneos no olho são injetados no olho (este é um processo indolor).

Auxiliares para visão subnormal (como lentes especiais) e terapia podem ajudá-lo a usar a visão que você tem de maneira mais eficaz e melhorar sua qualidade de vida.

O acompanhamento rigoroso com o seu oftalmologista é importante.

  • Para DMRI seca, visite seu oftalmologista uma vez por ano para um exame oftalmológico completo.
  • Para DMRI úmida, você provavelmente precisa de visitas de acompanhamento frequentes, talvez mensais.

A detecção precoce de alterações na visão é importante porque quanto mais cedo você for tratado, melhor será o resultado. A detecção precoce leva a um tratamento mais precoce e, freqüentemente, a um melhor resultado.

A melhor maneira de detectar mudanças é por meio do autoteste em casa com a grade Amsler. Seu oftalmologista pode fornecer uma cópia da grade ou você pode imprimir uma da Internet. Teste cada olho individualmente enquanto usa seus óculos de leitura. Se as linhas parecerem onduladas, chame seu oftalmologista imediatamente para marcar uma consulta.

Esses recursos podem fornecer mais informações sobre degeneração macular:

  • Macular Degeneration Association - macularhope.org
  • National Eye Institute - www.nei.nih.gov/learn-about-eye-health/eye-conditions-and-diseases/age-related-macular-degeneration

A DMRI não afeta a visão lateral (periférica). Isso significa que a perda total da visão nunca ocorre. A DMRI resulta apenas na perda da visão central.

A DMRI leve e seca geralmente não causa perda de visão central incapacitante.

A DMRI úmida freqüentemente leva à perda significativa da visão.

Em geral, com a AMD você pode perder a capacidade de ler, dirigir um carro e reconhecer rostos à distância. Mas a maioria das pessoas com DMRI pode realizar tarefas diárias sem muita dificuldade.

Se você tem DMRI, seu médico pode recomendar que você verifique sua visão todos os dias com uma grade Amsler. Ligue para o seu provedor imediatamente se as linhas parecerem onduladas. Ligue também se notar outras mudanças em sua visão.

Embora não haja uma forma conhecida de prevenir a degeneração macular, levar um estilo de vida saudável pode reduzir o risco de desenvolver DMRI:

  • Não fume
  • Mantenha uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais e pobre em gordura animal
  • Pratique exercícios regularmente
  • Mantenha um peso saudável

Consulte o seu oftalmologista regularmente para exames com a dilatação dos olhos.

Degeneração macular relacionada à idade (ARMD); AMD; Perda de visão - AMD

  • Degeneração macular
  • Retina

Site da American Academy of Ophthalmology. Retina / Vitreous Committee, Hoskins Center for Quality Eye Care. Diretriz de padrão de prática preferencial. Degeneração macular relacionada à idade PPP 2019. www.aao.org/preferred-practice-pattern/age-related-macular-degeneration-ppp. Atualizado em outubro de 2019. Acessado em 24 de janeiro de 2020.

Wenick AS, Bressler NM, Bressler SB. Degeneração macular relacionada à idade: DMRI precoce não neovascular, DMRI intermediária e atrofia geográfica. In: Schachat AP, Sadda SR, Hinton DR, Wilkinson CP, Wiedemann P, eds. Retina de Ryan. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 68.

Novas Publicações.

É ruim fazer o mesmo treino todos os dias?

É ruim fazer o mesmo treino todos os dias?

Quando e trata de exercício diário , a maioria da pe oa e enquadra em uma de dua categoria . Algun adoram mi turar a coi a : HIIT em um dia, corrida no outro, com alguma aula de barra para u...
Programação de treino: exercite-se na sua pausa para o almoço

Programação de treino: exercite-se na sua pausa para o almoço

e houver uma academia a cinco minuto de eu e critório, con idere- e com orte. Com uma pau a para o almoço de 60 minuto , tudo o que você realmente preci a é de 30 minuto para come...