Ectrópio

Ectrópio é o desvio da pálpebra para que a superfície interna fique exposta. Na maioria das vezes, afeta a pálpebra inferior.
O ectrópio é freqüentemente causado pelo processo de envelhecimento. O tecido conjuntivo (de suporte) da pálpebra enfraquece. Isso faz com que a pálpebra fique para fora de forma que o interior da pálpebra inferior não fique mais contra o globo ocular. Também pode ser causado por:
- Um defeito que ocorre antes do nascimento (por exemplo, em crianças com síndrome de Down)
- Paralisia facial
- Tecido cicatricial de queimaduras
Os sintomas incluem:
- Olhos secos e doloridos
- Excesso de lacrimejamento do olho (epífora)
- A pálpebra gira para fora (para baixo)
- Conjuntivite de longo prazo (crônica)
- Ceratite
- Vermelhidão da pálpebra e parte branca do olho
Se você tiver ectrópio, provavelmente terá lacrimejamento excessivo. Isso acontece porque o olho fica seco e depois produz mais lágrimas. O excesso de lágrimas não pode entrar no duto de drenagem lacrimal. Portanto, eles se acumulam dentro da pálpebra inferior e, em seguida, transbordam da borda da pálpebra para a bochecha.
O médico fará o diagnóstico fazendo um exame dos olhos e das pálpebras. Testes especiais não são necessários na maioria das vezes.
Lágrimas artificiais (um lubrificante) podem aliviar a secura e manter a córnea úmida. A pomada pode ser útil quando o olho não consegue fechar totalmente, como quando você está dormindo. A cirurgia muitas vezes é eficaz. Quando o ectrópio está relacionado ao envelhecimento ou paralisia, o cirurgião pode contrair os músculos que mantêm as pálpebras no lugar. Se a condição for causada por cicatrizes na pele, um enxerto de pele ou tratamento a laser podem ser usados. A cirurgia é mais frequentemente realizada no consultório ou em um centro cirúrgico ambulatorial. Um medicamento é usado para anestesiar a área (anestesia local) antes da cirurgia.
O resultado geralmente é bom com o tratamento.
A secura e irritação da córnea podem levar a:
- Abrasões da córnea
- Úlceras da córnea
- Infecções oculares
Úlceras da córnea podem causar perda de visão.
Ligue para o seu provedor se tiver sintomas de ectrópio.
Se você tiver ectrópio, obtenha ajuda médica de emergência se tiver:
- Visão que está piorando
- Dor
- Sensibilidade à luz
- Vermelhidão dos olhos que está piorando rapidamente
A maioria dos casos não pode ser evitada. Você pode usar lágrimas artificiais ou pomadas para prevenir lesões na córnea, especialmente se estiver esperando por um tratamento mais permanente.
Olho
Cioffi GA, Liebmann JM. Doenças do sistema visual. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 395.
Maamari RN, Couch SM. Ectrópio. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 12.6.
Nicoli F, Orfaniotis G, Ciudad P, et al. Correção do ectrópio cicatricial com resurfacing com laser fracionado não ablativo. Lasers Med Sci. 2019; 34 (1): 79-84. PMID: 30056585 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30056585/.
Olitsky SE, Marsh JM. Anormalidades das pálpebras. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 642.