Ectrópio
Ectrópio é o desvio da pálpebra para que a superfície interna fique exposta. Na maioria das vezes, afeta a pálpebra inferior.
O ectrópio é freqüentemente causado pelo processo de envelhecimento. O tecido conjuntivo (de suporte) da pálpebra enfraquece. Isso faz com que a pálpebra fique para fora de forma que o interior da pálpebra inferior não fique mais contra o globo ocular. Também pode ser causado por:
- Um defeito que ocorre antes do nascimento (por exemplo, em crianças com síndrome de Down)
- Paralisia facial
- Tecido cicatricial de queimaduras
Os sintomas incluem:
- Olhos secos e doloridos
- Excesso de lacrimejamento do olho (epífora)
- A pálpebra gira para fora (para baixo)
- Conjuntivite de longo prazo (crônica)
- Ceratite
- Vermelhidão da pálpebra e parte branca do olho
Se você tiver ectrópio, provavelmente terá lacrimejamento excessivo. Isso acontece porque o olho fica seco e depois produz mais lágrimas. O excesso de lágrimas não pode entrar no duto de drenagem lacrimal. Portanto, eles se acumulam dentro da pálpebra inferior e, em seguida, transbordam da borda da pálpebra para a bochecha.
O médico fará o diagnóstico fazendo um exame dos olhos e das pálpebras. Testes especiais não são necessários na maioria das vezes.
Lágrimas artificiais (um lubrificante) podem aliviar a secura e manter a córnea úmida. A pomada pode ser útil quando o olho não consegue fechar totalmente, como quando você está dormindo. A cirurgia muitas vezes é eficaz. Quando o ectrópio está relacionado ao envelhecimento ou paralisia, o cirurgião pode contrair os músculos que mantêm as pálpebras no lugar. Se a condição for causada por cicatrizes na pele, um enxerto de pele ou tratamento a laser podem ser usados. A cirurgia é mais frequentemente realizada no consultório ou em um centro cirúrgico ambulatorial. Um medicamento é usado para anestesiar a área (anestesia local) antes da cirurgia.
O resultado geralmente é bom com o tratamento.
A secura e irritação da córnea podem levar a:
- Abrasões da córnea
- Úlceras da córnea
- Infecções oculares
Úlceras da córnea podem causar perda de visão.
Ligue para o seu provedor se tiver sintomas de ectrópio.
Se você tiver ectrópio, obtenha ajuda médica de emergência se tiver:
- Visão que está piorando
- Dor
- Sensibilidade à luz
- Vermelhidão dos olhos que está piorando rapidamente
A maioria dos casos não pode ser evitada. Você pode usar lágrimas artificiais ou pomadas para prevenir lesões na córnea, especialmente se estiver esperando por um tratamento mais permanente.
- Olho
Cioffi GA, Liebmann JM. Doenças do sistema visual. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 395.
Maamari RN, Couch SM. Ectrópio. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 12.6.
Nicoli F, Orfaniotis G, Ciudad P, et al. Correção do ectrópio cicatricial com resurfacing com laser fracionado não ablativo. Lasers Med Sci. 2019; 34 (1): 79-84. PMID: 30056585 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30056585/.
Olitsky SE, Marsh JM. Anormalidades das pálpebras. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 642.