Autor: Joan Hall
Data De Criação: 25 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Кравц, Гио Пика - Опять дожди (Official video)
Vídeo: Кравц, Гио Пика - Опять дожди (Official video)

Um pterígio é um tumor não canceroso que começa no tecido claro e fino (conjuntiva) do olho. Este crescimento cobre a parte branca do olho (esclera) e se estende até a córnea. Geralmente é ligeiramente elevado e contém vasos sanguíneos visíveis. O problema pode ocorrer em um ou ambos os olhos.

A causa exata é desconhecida. É mais comum em pessoas que estão muito expostas ao sol e ao vento, como pessoas que trabalham ao ar livre.

Os fatores de risco são a exposição a áreas ensolaradas, empoeiradas, arenosas ou sopradas pelo vento. Agricultores, pescadores e pessoas que vivem perto do equador são freqüentemente afetados. O pterígio é raro em crianças.

O principal sintoma de um pterígio é uma área indolor de tecido branco elevado com vasos sanguíneos na borda interna ou externa da córnea. Às vezes, o pterígio não apresenta sintomas. No entanto, pode ficar inflamado e causar queimação, irritação ou a sensação de que há algo estranho no olho. A visão pode ser afetada se o crescimento se estender o suficiente para a córnea.

Um exame físico dos olhos e pálpebras confirma o diagnóstico. Testes especiais não são necessários na maioria das vezes.


Na maioria dos casos, o tratamento envolve apenas o uso de óculos escuros e lágrimas artificiais. Usar lágrimas artificiais para manter os olhos úmidos pode ajudar a evitar que o pterígio inflama e fique maior. Colírios de esteróides leves podem ser usados ​​para acalmar a inflamação, caso ela ocorra. A cirurgia pode ser usada para remover o tumor por razões estéticas ou se bloquear a visão.

A maioria dos pterígios não causa problemas e não precisa de tratamento cirúrgico. Se um pterígio afetar a córnea, sua remoção pode ter bons resultados.

A inflamação contínua pode fazer com que o pterígio cresça mais para dentro da córnea. Um pterígio pode retornar após ser removido.

Pessoas com pterígio devem ser examinadas por um oftalmologista todos os anos. Isso permitirá que a condição seja tratada antes de afetar a visão.

Ligue para seu oftalmologista se você já teve um pterígio no passado e os sintomas retornarem.

Tomar medidas para proteger os olhos da luz ultravioleta pode ajudar a prevenir essa condição. Isso inclui o uso de óculos escuros e um chapéu com aba.


  • Anatomia ocular

Site da American Academy of Ophthalmology. Pinguécula e pterígio. www.aao.org/eye-health/diseases/pinguecula-pterygium. Atualizado em 29 de outubro de 2020. Acessado em 4 de fevereiro de 2021.

Coroneo MT, Tan JCK, Ip MH. Tratamento do pterígio recorrente. In: Mannis MJ, Holland EJ, eds. Córnea. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2022: cap 145.

Resultados de Hirst L. a longo prazo de P.E.R.F.E.C.T. para PTERYGIUM. Córnea. 2020. doi: 10.1097 / ICO.0000000000002545. Epub antes da impressão. PMID: 33009095 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33009095/.

Shtein RM, Sugar A. Pterygium e degenerações conjuntivais. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 4.9.

Artigos Populares

Por que é tão importante encontrar médicos que aceitam o Medicare perto de você

Por que é tão importante encontrar médicos que aceitam o Medicare perto de você

Ao ecolher um plano Medicare, um fator importante a coniderar é encontrar médico que aceitem o Medicare perto de você. Não importa e você etá procurando uma clínica,...
Seu plano de refeições de 7 dias para AR: receitas antiinflamatórias

Seu plano de refeições de 7 dias para AR: receitas antiinflamatórias

O alimento deempenham um papel importante no controle da inflamação. Reunimo uma emana inteira de receita uando alimento que ão conhecido por ua propriedade antiinflamatória. Ajude...