Autor: Joan Hall
Data De Criação: 25 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Abril 2025
Anonim
Кравц, Гио Пика - Опять дожди (Official video)
Vídeo: Кравц, Гио Пика - Опять дожди (Official video)

Um pterígio é um tumor não canceroso que começa no tecido claro e fino (conjuntiva) do olho. Este crescimento cobre a parte branca do olho (esclera) e se estende até a córnea. Geralmente é ligeiramente elevado e contém vasos sanguíneos visíveis. O problema pode ocorrer em um ou ambos os olhos.

A causa exata é desconhecida. É mais comum em pessoas que estão muito expostas ao sol e ao vento, como pessoas que trabalham ao ar livre.

Os fatores de risco são a exposição a áreas ensolaradas, empoeiradas, arenosas ou sopradas pelo vento. Agricultores, pescadores e pessoas que vivem perto do equador são freqüentemente afetados. O pterígio é raro em crianças.

O principal sintoma de um pterígio é uma área indolor de tecido branco elevado com vasos sanguíneos na borda interna ou externa da córnea. Às vezes, o pterígio não apresenta sintomas. No entanto, pode ficar inflamado e causar queimação, irritação ou a sensação de que há algo estranho no olho. A visão pode ser afetada se o crescimento se estender o suficiente para a córnea.

Um exame físico dos olhos e pálpebras confirma o diagnóstico. Testes especiais não são necessários na maioria das vezes.


Na maioria dos casos, o tratamento envolve apenas o uso de óculos escuros e lágrimas artificiais. Usar lágrimas artificiais para manter os olhos úmidos pode ajudar a evitar que o pterígio inflama e fique maior. Colírios de esteróides leves podem ser usados ​​para acalmar a inflamação, caso ela ocorra. A cirurgia pode ser usada para remover o tumor por razões estéticas ou se bloquear a visão.

A maioria dos pterígios não causa problemas e não precisa de tratamento cirúrgico. Se um pterígio afetar a córnea, sua remoção pode ter bons resultados.

A inflamação contínua pode fazer com que o pterígio cresça mais para dentro da córnea. Um pterígio pode retornar após ser removido.

Pessoas com pterígio devem ser examinadas por um oftalmologista todos os anos. Isso permitirá que a condição seja tratada antes de afetar a visão.

Ligue para seu oftalmologista se você já teve um pterígio no passado e os sintomas retornarem.

Tomar medidas para proteger os olhos da luz ultravioleta pode ajudar a prevenir essa condição. Isso inclui o uso de óculos escuros e um chapéu com aba.


  • Anatomia ocular

Site da American Academy of Ophthalmology. Pinguécula e pterígio. www.aao.org/eye-health/diseases/pinguecula-pterygium. Atualizado em 29 de outubro de 2020. Acessado em 4 de fevereiro de 2021.

Coroneo MT, Tan JCK, Ip MH. Tratamento do pterígio recorrente. In: Mannis MJ, Holland EJ, eds. Córnea. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2022: cap 145.

Resultados de Hirst L. a longo prazo de P.E.R.F.E.C.T. para PTERYGIUM. Córnea. 2020. doi: 10.1097 / ICO.0000000000002545. Epub antes da impressão. PMID: 33009095 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33009095/.

Shtein RM, Sugar A. Pterygium e degenerações conjuntivais. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 4.9.

Popular No Site

Compreendendo e prevenindo o coma diabético

Compreendendo e prevenindo o coma diabético

O que é coma diabético?O coma diabético é uma complicação grave e potencialmente fatal aociada ao diabete. Um coma diabético caua inconciência da qual você...
Quais são os efeitos colaterais do tratamento da hepatite C?

Quais são os efeitos colaterais do tratamento da hepatite C?

vião globalO víru da hepatite C (HCV) é um víru teimoo, ma comum, que ataca o fígado. Cerca de 3,5 milhõe de peoa no Etado Unido têm hepatite C crônica ou de l...