Autor: Joan Hall
Data De Criação: 25 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
Braquiterapia en Cáncer de Mama - RCC - LARRO
Vídeo: Braquiterapia en Cáncer de Mama - RCC - LARRO

A braquiterapia para câncer de mama envolve a colocação de material radioativo diretamente na área onde o câncer de mama foi removido da mama.

As células cancerosas se multiplicam mais rápido do que as células normais do corpo. Como a radiação é mais prejudicial às células de crescimento rápido, a radioterapia danifica as células cancerosas mais facilmente do que as células normais. Isso evita que as células cancerosas cresçam e se dividam e leva à morte celular.

A braquiterapia administra a radioterapia diretamente no local onde as células cancerosas dentro da mama estão localizadas. Pode envolver a colocação de uma fonte radioativa no local da cirurgia após o cirurgião remover um nódulo mamário. A radiação atinge apenas uma pequena área ao redor do local da cirurgia. Não trata toda a mama, por isso é chamada de radioterapia "mama parcial" ou braquiterapia parcial da mama. O objetivo é limitar os efeitos colaterais da radiação a um volume menor de tecido normal.

Existem diferentes tipos de braquiterapia. Existem pelo menos duas maneiras de aplicar radiação de dentro da mama.


BRAQUITERAPIA INTERSTICIAL (IMB)

  • Várias pequenas agulhas com tubos chamados cateteres são colocadas através da pele nos tecidos da mama ao redor do local da mastectomia. Isso geralmente é feito 1 a 2 semanas após a cirurgia.
  • Mamografia, ultrassom ou tomografia computadorizada são usados ​​para colocar o material radioativo onde funcionará melhor para matar o câncer.
  • O material radioativo é colocado nos cateteres e permanece por 1 semana.
  • Às vezes, a radiação pode ser aplicada duas vezes ao dia durante 5 dias por uma máquina controlada remotamente.

BRAQUITERAPIA INTRACAVITÁRIA (IBB)

  • Após a remoção do nódulo da mama, há uma cavidade onde o câncer foi removido. Um dispositivo que contém um balão de silicone e um tubo com canais que o atravessam pode ser inserido nessa cavidade. Poucos dias após a colocação, a radiação na forma de minúsculas pelotas radioativas pode ir para os canais, liberando radiação de dentro do balão. Isso geralmente é feito duas vezes por dia durante cinco dias. Às vezes, o cateter é colocado durante a primeira cirurgia enquanto você está dormindo.
  • Ultra-som ou tomografia computadorizada são usados ​​para orientar a colocação exata do material radioativo onde funcionará melhor para matar o câncer enquanto protege os tecidos adjacentes.
  • O cateter (balão) permanece no lugar por cerca de 1 a 2 semanas e é removido no consultório do seu provedor. Podem ser necessários pontos para fechar o orifício de onde o cateter é removido.

A braquiterapia pode ser administrada como "dose baixa" ou "dose alta".


  • Aqueles que recebem tratamento de baixa dosagem são mantidos no hospital em uma sala privada. A radiação é liberada lentamente ao longo de horas ou dias.
  • A terapia de alta dose é fornecida como um paciente ambulatorial usando a máquina remota, novamente, normalmente, durante 5 ou mais dias. Às vezes, o tratamento é administrado duas vezes em um único dia, separados por 4 a 6 horas entre as sessões. Cada tratamento leva cerca de 15 a 20 minutos.

Outras técnicas incluem:

  • Implante de semente de mama permanente (PBSI), no qual as sementes radioativas são inseridas individualmente por meio de uma agulha na cavidade da mama várias semanas após a mastectomia.
  • A radioterapia intraoperatória é aplicada na sala de cirurgia enquanto você dorme, após a remoção do tecido mamário. O tratamento é concluído em menos de uma hora. Ele usa uma grande máquina de raios-X dentro da sala de cirurgia.

Os especialistas descobriram que certos tipos de câncer têm maior probabilidade de retornar perto do local da cirurgia original. Portanto, em alguns casos, toda a mama pode não precisar receber radiação. A irradiação parcial da mama trata apenas uma parte, mas não toda a mama, com foco na área onde o câncer tem maior probabilidade de retornar.


A braquiterapia mamária ajuda a prevenir o retorno do câncer de mama. A radioterapia é administrada após mastectomia ou mastectomia parcial. Essa abordagem é chamada de radioterapia adjuvante (adicional) porque adiciona um tratamento além da cirurgia.

Como essas técnicas não são tão bem estudadas quanto a radioterapia da mama inteira, não há um acordo completo sobre quem tem maior probabilidade de se beneficiar.

Os tipos de câncer de mama que podem ser tratados com radiação parcial da mama incluem:

  • Carcinoma ductal in situ (DCIS)
  • Câncer de mama invasivo

Outros fatores que podem levar ao uso de braquiterapia incluem:

  • Tamanho do tumor menor que 2 cm a 3 cm (cerca de uma polegada)
  • Nenhuma evidência de tumor ao longo das margens da amostra de tumor removida
  • Os gânglios linfáticos são negativos para tumor ou apenas um nódulo tem quantidades microscópicas

Informe ao seu provedor quais medicamentos você está tomando.

Use roupas largas para os tratamentos.

A radioterapia também pode danificar ou matar células saudáveis. A morte de células saudáveis ​​pode causar efeitos colaterais. Esses efeitos colaterais dependem da dose de radiação e da frequência com que você faz a terapia.

  • Você pode sentir calor ou sensibilidade ao redor do local da cirurgia.
  • Você pode desenvolver vermelhidão, sensibilidade ou até mesmo uma infecção.
  • Uma bolsa de líquido (seroma) pode se desenvolver na área cirúrgica e pode precisar ser drenada.
  • Sua pele sobre a área tratada pode ficar vermelha ou escura, descascar ou coceira.

Os efeitos colaterais de longo prazo podem incluir:

  • Diminuição do tamanho dos seios
  • Aumento da firmeza da mama ou alguma assimetria
  • Vermelhidão e descoloração da pele

Não há estudos de alta qualidade comparando a braquiterapia à radiação da mama inteira. No entanto, outros estudos mostraram que os resultados são os mesmos para mulheres com câncer de mama localizado.

Câncer de mama - radioterapia parcial; Carcinoma da mama - terapia de radiação parcial; Braquiterapia - mama; Radioterapia parcial da mama adjuvante - braquiterapia; APBI - braquiterapia; Irradiação mamária parcial acelerada - braquiterapia; Radioterapia parcial da mama - braquiterapia; Implante de semente de mama permanente; PBSI; Radioterapia de baixa dose - mama; Radioterapia de alta dose - mama; Braquiterapia eletrônica por balão; EBB; Braquiterapia intracavitária; IBB; Braquiterapia intersticial; EU SOU B

Site do National Cancer Institute. Tratamento do câncer de mama (adulto) (PDQ) - versão profissional de saúde. www.cancer.gov/types/breast/hp/breast-treatment-pdq. Atualizado em 11 de fevereiro de 2021. Acessado em 11 de março de 2021.

Site do National Cancer Institute. Radioterapia e você: suporte para pessoas com câncer. www.cancer.gov/publications/patient-education/radiationttherapy.pdf. Atualizado em outubro de 2016. Acessado em 5 de outubro de 2020.

Otter SJ, Holloway CL, O’Farrell DA, Devlin PM, Stewart AJ. Braquiterapia. In: Tepper JE, Foote RL, Michalski JM, eds. Oncologia de radiação clínica de Gunderson e Tepper. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 20.

Shah C, Harris EE, Holmes D, Vicini FA. Irradiação parcial da mama: acelerada e intraoperatória. In: Bland KI, Copeland EM, Klimberg VS, Gradishar WJ, eds. A mama: tratamento abrangente de doenças benignas e malignas. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 51.

Popular

Injeção de Belantamab Mafodotin-blmf

Injeção de Belantamab Mafodotin-blmf

A injeção de Belantamab mafodotina-blmf pode cau ar grave problema oculare ou de vi ão, incluindo perda de vi ão. Informe o eu médico e você tem ou tem hi tórico de ...
Saúde mental de idosos

Saúde mental de idosos

A aúde mental inclui no o bem-e tar emocional, p icológico e ocial. Afeta como pen amo , entimo e agimo ao enfrentar a vida. Também ajuda a determinar como lidamo com o e tre e, no rela...