Celulite orbital
A celulite orbitária é uma infecção da gordura e dos músculos ao redor do olho. Afeta as pálpebras, sobrancelhas e bochechas. Pode começar repentinamente ou ser o resultado de uma infecção que piora gradualmente.
A celulite orbitária é uma infecção perigosa, que pode causar problemas permanentes. A celulite orbitária é diferente da celulite periorbitária, que é uma infecção da pálpebra ou da pele ao redor do olho.
Em crianças, muitas vezes começa como uma infecção bacteriana dos seios da face de bactérias como Haemophilus influenza. A infecção costumava ser mais comum em crianças menores de 7 anos. Agora é rara devido a uma vacina que ajuda a prevenir esta infecção.
A bactéria Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, e estreptococos beta-hemolíticos também podem causar celulite orbitária.
As infecções de celulite orbitária em crianças podem piorar muito rapidamente e podem levar à cegueira. É necessário atendimento médico imediatamente.
Os sintomas podem incluir:
- Edema doloroso nas pálpebras superior e inferior e, possivelmente, na sobrancelha e na bochecha
- Olhos esbugalhados
- Visão diminuída
- Dor ao mover o olho
- Febre, frequentemente 102 ° F (38,8 ° C) ou superior
- Mal-estar geral
- Movimentos oculares difíceis, talvez com visão dupla
- Pálpebra brilhante, vermelha ou roxa
Os testes comumente realizados incluem:
- CBC (hemograma completo)
- Cultura de sangue
- Punção lombar em crianças afetadas que estão muito doentes
Outros testes podem incluir:
- Raio-X dos seios da face e área circundante
- Tomografia computadorizada ou ressonância magnética dos seios da face e órbita
- Cultura de drenagem ocular e nasal
- Cultura da garganta
Na maioria dos casos, é necessária internação hospitalar. O tratamento geralmente inclui antibióticos administrados por veia. A cirurgia pode ser necessária para drenar o abscesso ou aliviar a pressão no espaço ao redor do olho.
Uma infecção de celulite orbitária pode piorar muito rapidamente. Uma pessoa com essa condição deve ser verificada a cada poucas horas.
Com o tratamento imediato, a pessoa pode se recuperar totalmente.
As complicações podem incluir:
- Trombose do seio cavernoso (formação de um coágulo sanguíneo em uma cavidade na base do cérebro)
- Perda de audição
- Septicemia ou infecção sanguínea
- Meningite
- Danos ao nervo óptico e perda de visão
A celulite orbitária é uma emergência médica que precisa ser tratada imediatamente. Ligue para o seu médico se houver sinais de inchaço nas pálpebras, especialmente com febre.
Obter vacinas contra HiB programadas evitará a infecção na maioria das crianças. Crianças pequenas que moram no mesmo domicílio com uma pessoa infectada podem precisar tomar antibióticos para evitar adoecer.
O tratamento imediato de uma infecção dentária ou sinusal pode impedir que se espalhe e se transforme em celulite orbitária.
- Anatomia ocular
- Organismo Haemophilus influenzae
Bhatt A. Infecções oculares. In: Cherry JD, Harrison GJ, Kaplan SL, Steinbach WJ, Hotez PJ, eds. Livro didático de doenças infecciosas pediátricas de Feigin e Cherry. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 61.
Durand ML. Infecções perioculares. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 116.
McNab AA. Infecção orbital e inflamação. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 12.14.
Olitsky SE, Marsh JD, Jackson MA. Infecções orbitais. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 652.