Miopia
A miopia ocorre quando a luz que entra no olho é focada incorretamente. Isso faz com que objetos distantes pareçam borrados. A miopia é um tipo de erro refrativo do olho.
Se você é míope, tem dificuldade para enxergar coisas que estão distantes.
As pessoas conseguem ver porque a parte frontal do olho dobra (refrata) a luz e a focaliza na retina. Este é o interior da superfície posterior do olho.
A miopia ocorre quando há uma incompatibilidade entre o poder de foco do olho e o comprimento do olho. Os raios de luz são focalizados na frente da retina, em vez de diretamente nela. Como resultado, o que você vê fica embaçado. A maior parte do poder de foco do olho vem da córnea.
A miopia afeta igualmente homens e mulheres. Pessoas com histórico familiar de miopia têm maior probabilidade de desenvolvê-la. A maioria dos olhos com miopia é saudável. No entanto, um pequeno número de pessoas com miopia severa desenvolve uma forma de degeneração retiniana.
O comprimento de onda predominante da luz em seu ambiente pode afetar o desenvolvimento da miopia. Pesquisas recentes sugerem que mais tempo ao ar livre pode levar a menos miopia.
Uma pessoa míope vê objetos próximos com clareza, mas os objetos distantes ficam desfocados. Estrabismo tende a fazer objetos distantes parecerem mais nítidos.
A miopia costuma ser notada pela primeira vez em crianças ou adolescentes em idade escolar. Muitas vezes, as crianças não conseguem ler o quadro, mas podem facilmente ler um livro.
A miopia piora durante os anos de crescimento. Pessoas com miopia podem precisar trocar os óculos ou lentes de contato com frequência. A miopia na maioria das vezes para de progredir quando uma pessoa para de crescer por volta dos vinte e poucos anos.
Outros sintomas podem incluir:
- Fadiga ocular
- Dores de cabeça (incomum)
Uma pessoa míope pode ler facilmente o gráfico de olho de Jaeger (o gráfico para leitura próxima), mas tem problemas para ler o gráfico de Snellen (o gráfico de distância).
Um exame de vista geral ou exame oftálmico padrão pode incluir:
- Medição da pressão ocular (tonometria)
- Teste de refração, para determinar a prescrição correta para óculos
- Exame de retina
- Exame com lâmpada de fenda das estruturas na frente dos olhos
- Teste de visão de cores, para procurar possível daltonismo
- Testes dos músculos que movem os olhos
- Acuidade visual, tanto à distância (Snellen) quanto de perto (Jaeger)
O uso de óculos ou lentes de contato pode ajudar a mudar o foco da imagem de luz diretamente para a retina. Isso produzirá uma imagem mais clara.
A cirurgia mais comum para corrigir a miopia é o LASIK. Um excimer laser é usado para remodelar (achatar) a córnea, mudando o foco. Um novo tipo de cirurgia de refração a laser chamado SMILE (Small Incision Lenticule Extraction) também está aprovado para uso nos EUA.
O diagnóstico precoce da miopia é importante. Uma criança pode sofrer social e educacionalmente por não ser capaz de enxergar bem à distância.
As complicações podem incluir:
- Úlceras e infecções da córnea podem ocorrer em pessoas que usam lentes de contato.
- Raramente, podem ocorrer complicações da correção da visão a laser. Isso pode ser sério.
- Pessoas com miopia, em casos raros, desenvolvem descolamentos de retina ou degeneração da retina.
Ligue para o seu médico se seu filho mostrar estes sinais, que podem indicar um problema de visão:
- Tendo dificuldade para ler o quadro negro na escola ou placas na parede
- Segurar os livros bem perto durante a leitura
- Sentado perto da televisão
Chame seu oftalmologista se você ou seu filho for míope e sentir sinais de uma possível ruptura ou descolamento da retina, incluindo:
- Luzes piscando
- Pontos flutuantes
- Perda repentina de qualquer parte do campo de visão
Em geral, acredita-se que não há como prevenir a miopia. Ler e assistir televisão não causa miopia. No passado, o colírio dilatador era proposto como um tratamento para retardar o desenvolvimento da miopia em crianças, mas os primeiros estudos não foram conclusivos. No entanto, há informações recentes de que certos colírios dilatadores usados em certas crianças na hora certa podem diminuir a quantidade total de miopia que elas irão desenvolver.
O uso de óculos ou lentes de contato não afeta a progressão normal da miopia - eles simplesmente focalizam a luz para que a pessoa míope possa ver objetos distantes com clareza. No entanto, é importante não prescrever óculos ou lentes de contato muito fortes. As lentes de contato rígidas às vezes escondem a progressão da miopia, mas a visão ainda piora "sob" as lentes de contato.
Miopia; Miopia; Erro de refração - miopia
- Teste de acuidade visual
- Normal, miopia e hipermetropia
- Cirurgia do olho de Lasik - série
Cheng KP. Oftalmologia. In: Zitelli BJ, McIntire SC, Nowalk AJ, eds. Atlas de Diagnóstico Físico Pediátrico de Zitelli e Davis. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 20.
Chia A, Chua WH, Wen L, Fong A, Goon YY, Tan D. Atropina para o tratamento da miopia infantil: mudanças após a interrupção da atropina 0,01%, 0,1% e 0,5%. Am J Ophthalmol. 2014; 157 (2): 451-457. PMID: 24315293 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24315293/.
Kanellopoulos AJ. LASIK guiado por topografia versus extração de lentícula de pequena incisão (SMILE) para miopia e astigmatismo miópico: um estudo randomizado, prospectivo e ocular contralateral. J Refract Surg. 2017; 33 (5): 306-312. PMID: 28486721 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28486721/.
Olitsky SE, Marsh JD. Anormalidades de refração e acomodação. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 638.
Torii H, Ohnuma K, Kurihara T, Tsubota K, Negishi K. A transmissão da luz violeta está relacionada à progressão da miopia em adultos com miopia alta. Sci Rep. 2017; 7 (1): 14523. PMID: 29109514 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29109514/.