Leucoplasia
Leucoplasia são manchas na língua, na boca ou na parte interna da bochecha.
A leucoplasia afeta as membranas mucosas da boca. A causa exata não é conhecida. Pode ser devido a irritações como:
- Dentes ásperos
- Lugares ásperos em dentaduras, obturações e coroas
- Fumar ou usar outro tipo de tabaco (ceratose do fumante), especialmente cachimbos
- Segurar tabaco de mascar ou rapé na boca por um longo período de tempo
- Bebendo muito álcool
O distúrbio é mais comum em adultos mais velhos.
Um tipo de leucoplasia da boca, chamada leucoplasia pilosa oral, é causada pelo vírus Epstein-Barr. É visto principalmente em pessoas com HIV / AIDS. Pode ser um dos primeiros sinais de infecção pelo HIV. A leucoplasia pilosa oral também pode aparecer em outras pessoas cujo sistema imunológico não está funcionando bem, como após um transplante de medula óssea.
Manchas na boca geralmente se desenvolvem na língua (lados da língua com leucoplasia pilosa oral) e na parte interna das bochechas.
As manchas de leucoplasia são:
- Na maioria das vezes branco ou cinza
- Forma irregular
- Fuzzy (leucoplasia peluda oral)
- Ligeiramente levantado, com uma superfície dura
- Incapaz de ser raspado
- Doloroso quando os adesivos bucais entram em contato com alimentos ácidos ou picantes
A biópsia da lesão confirma o diagnóstico. O exame da biópsia pode encontrar alterações que indicam câncer oral.
O objetivo do tratamento é eliminar o patch de leucoplasia. A remoção da fonte de irritação pode fazer com que o adesivo desapareça.
- Trate as causas dentais, como dentes ásperos, superfície dentária irregular ou obturações, o mais rápido possível.
- Pare de fumar ou de usar outros produtos do tabaco.
- Não beber álcool.
Se remover a fonte da irritação não funcionar, seu médico pode sugerir a aplicação de um medicamento no adesivo ou cirurgia para removê-lo.
Para a leucoplasia pilosa oral, tomar medicamentos antivirais geralmente faz com que o adesivo desapareça. Seu provedor também pode sugerir a aplicação de medicamento no adesivo.
A leucoplasia geralmente é inofensiva. As manchas na boca geralmente desaparecem em poucas semanas ou meses após a remoção da fonte de irritação.
Em alguns casos, as manchas podem ser um sinal precoce de câncer.
Marque uma consulta com o seu provedor se você tiver quaisquer manchas que se pareçam com leucoplasia ou leucoplasia peluda.
Pare de fumar ou de usar outros produtos do tabaco. Não beba álcool, nem limite o número de bebidas que ingere. Trate os dentes ásperos e conserte os aparelhos dentários imediatamente.
Leucoplasia peluda; Ceratose de fumante
Holmstrup P, Dabelsteen E. Leucoplasia oral - tratar ou não tratar. Oral Dis. 2016; 22 (6): 494-497. PMID: 26785709 www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26785709.
James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM. Disorders of the mucous membranes In: James WD, Elston DM, Treat JR, Rosenbach MA, Neuhaus IM, eds. Doenças de Andrews da pele. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 34.
Sciubba JJ. Lesões da mucosa oral. Em: Flint PW, Haughey BH, Lund V, et al, eds. Otorrinolaringologia Cummings: Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 89.