Autor: Sara Rhodes
Data De Criação: 17 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 3 Abril 2025
Anonim
Gengivite: sintomas, causa e tratamento
Vídeo: Gengivite: sintomas, causa e tratamento

A gengivite é uma inflamação das gengivas.

A gengivite é uma forma inicial de doença periodontal. A doença periodontal é uma inflamação e infecção que destrói os tecidos que sustentam os dentes. Isso pode incluir as gengivas, os ligamentos periodontais e os ossos.

A gengivite é causada pelos efeitos de curto prazo dos depósitos de placa nos dentes. A placa é um material pegajoso feito de bactérias, muco e restos de comida que se acumulam nas partes expostas dos dentes. É também uma das principais causas de cárie dentária.

Se você não remover a placa, ela se transforma em um depósito duro chamado tártaro (ou cálculo) que fica preso na base do dente. A placa bacteriana e o tártaro irritam e inflamam as gengivas. As bactérias e as toxinas que produzem fazem com que as gengivas fiquem inchadas e sensíveis.

Essas coisas aumentam o risco de gengivite:

  • Certas infecções e doenças de todo o corpo (sistêmicas)
  • Má higiene dental
  • Gravidez (mudanças hormonais aumentam a sensibilidade das gengivas)
  • Diabetes não controlada
  • Fumar
  • Dentes desalinhados, bordas ásperas de obturações e aparelhos bucais inadequados ou sujos (como aparelho ortodôntico, dentaduras, pontes e coroas)
  • Uso de certos medicamentos, incluindo fenitoína, bismuto e algumas pílulas anticoncepcionais

Muitas pessoas têm gengivite. Freqüentemente, ocorre durante a puberdade ou no início da idade adulta devido a alterações hormonais. Pode durar muito tempo ou voltar com frequência, dependendo da saúde de seus dentes e gengivas.


Os sintomas de gengivite incluem:

  • Sangramento nas gengivas (ao escovar ou passar fio dental)
  • Gomas vermelho-vivo ou roxo-avermelhado
  • Gengivas que ficam sensíveis ao toque, mas são indolores
  • Aftas
  • Gengivas inflamadas
  • Aparência brilhante para gengivas
  • Mal hálito

O dentista examinará a boca e os dentes e procurará gengivas macias, inchadas e roxas-avermelhadas.

As gengivas costumam ser indolores ou ligeiramente sensíveis quando há gengivite.

Placa e tártaro podem ser vistos na base dos dentes.

Seu dentista usará uma sonda para examinar de perto suas gengivas para determinar se você tem gengivite ou periodontite. A periodontite é uma forma avançada de gengivite que envolve perda óssea.

Na maioria das vezes, não são necessários mais testes. No entanto, radiografias dentais podem ser feitas para ver se a doença se espalhou para as estruturas de suporte dos dentes.

O objetivo do tratamento é reduzir a inflamação e remover a placa dentária ou o tártaro.

Seu dentista ou higienista dental limpará seus dentes. Eles podem usar ferramentas diferentes para soltar e remover depósitos de seus dentes.


A higiene bucal cuidadosa é necessária após a limpeza profissional dos dentes. Seu dentista ou higienista mostrará como escovar e passar fio dental corretamente.

Além de escovar e passar fio dental em casa, seu dentista pode recomendar:

  • Fazer a limpeza profissional dos dentes duas vezes por ano, ou mais frequentemente para casos piores de doença gengival
  • Usando enxaguatórios bucais antibacterianos ou outros auxiliares
  • Consertando dentes desalinhados
  • Substituição de aparelhos dentários e ortodônticos
  • Ter qualquer outra doença ou condição relacionada tratada

Algumas pessoas sentem desconforto quando a placa bacteriana e o tártaro são removidos dos dentes. O sangramento e a sensibilidade das gengivas devem diminuir em 1 ou 2 semanas após a limpeza profissional e com bons cuidados bucais em casa.

Água salgada morna ou lavagens antibacterianas podem reduzir o inchaço das gengivas. Medicamentos antiinflamatórios de venda livre também podem ser úteis.

Você deve manter uma boa higiene bucal ao longo de sua vida para evitar que as doenças gengivais retornem.


Essas complicações podem ocorrer:

  • A gengivite retorna
  • Periodontite
  • Infecção ou abscesso da gengiva ou dos ossos da mandíbula
  • Boca de trincheira

Ligue para o seu dentista se tiver gengivas vermelhas e inchadas, especialmente se não tiver feito uma limpeza e um exame de rotina nos últimos 6 meses.

Uma boa higiene oral é a melhor forma de prevenir a gengivite.

Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia. Use fio dental pelo menos uma vez por dia.

Seu dentista pode recomendar a escovação e o uso do fio dental após cada refeição e na hora de dormir. Peça ao seu dentista ou higienista dental para lhe mostrar como escovar e passar fio dental corretamente.

Seu dentista pode sugerir dispositivos para ajudar a remover os depósitos de placa. Isso inclui palitos de dente especiais, escovas de dente, irrigação com água ou outros dispositivos. Você ainda deve escovar os dentes e usar fio dental regularmente.

Também podem ser recomendados cremes dentais antiplaca ou antitártaro ou enxaguatórios bucais.

Muitos dentistas recomendam que os dentes sejam limpos profissionalmente pelo menos a cada 6 meses. Você pode precisar de limpezas mais frequentes se tiver maior tendência a desenvolver gengivite. Você pode não conseguir remover toda a placa, mesmo com uma escovação cuidadosa e o uso do fio dental em casa.

Doença gengival; Doença periodontal

  • Anatomia dentária
  • Periodontite
  • Gengivite

Chow AW. Infecções da cavidade oral, pescoço e cabeça. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 64.

Dhar V. Doenças periodontais. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 339.

Site do Instituto Nacional de Pesquisas Odontológicas e Craniofaciais. Doença periodontal (gengiva). www.nidcr.nih.gov/health-info/gum-disease/more-info. Atualizado em julho de 2018. Acessado em 18 de fevereiro de 2020.

Pedigo RA, Amsterdam JT. Medicina oral. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 60.

Publicações Interessantes

Fenômeno de Raynaud

Fenômeno de Raynaud

O fenômeno de Raynaud é uma condição na qual temperatura fria ou emoçõe forte cau am e pa mo do va o anguíneo . I o bloqueia o fluxo anguíneo para o dedo da m&#...
Doença de Blount

Doença de Blount

A doença de Blount é um di túrbio do cre cimento da tíbia (tíbia), no qual a parte inferior da perna e volta para dentro, parecendo uma perna arqueada.A doença de Blount ...