O que causa mamilos escuros?
Contente
- Isso é normal?
- 1. Puberdade
- 2. Menstruação
- Outros sintomas da menstruação
- 3. Contraceptivos orais
- Outros sintomas de contraceptivos orais
- 4. Gravidez
- Outros sintomas precoces da gravidez
- 5. Amamentação
- Outros sintomas da amamentação
- 6. Diabetes
- Outros sintomas precoces do diabetes
- Quando consultar seu médico
Isso é normal?
Seios vêm em todas as formas, tamanhos e cores diferentes. O seu passará por várias mudanças ao longo da vida, específicas para você e seu corpo. Desde o desenvolvimento da puberdade até a gravidez, a amamentação e além, seus mamilos podem escurecer ou mudar de várias maneiras.
Mesmo condições médicas diferentes, como diabetes, podem tornar seus mamilos mais escuros. Embora continuemos nos referindo aos mamilos por uma questão de clareza, a área no seio que está escurecendo é na verdade chamada de aréola. Este termo refere-se à pele ao redor do mamilo.
Continue lendo para saber o que pode estar por trás dessa mudança de cor, outros sintomas que você pode notar e quando consultar seu médico.
1. Puberdade
Você pode notar mamilos escurecidos durante a puberdade. Neste momento, seus ovários começaram a produzir o hormônio estrogênio. Essa alteração hormonal leva ao acúmulo de gordura no tecido mamário. À medida que seus seios crescem, seus mamilos podem ficar elevados e as aréolas podem ficar mais escuras. Na idade adulta, seus seios devem estar totalmente desenvolvidos.
2. Menstruação
Com a puberdade vem a menstruação. Quando você começa a ovular regularmente, seus seios continuam a mudar. Eles amadurecem e formam glândulas no final dos dutos de leite. Os hormônios estrogênio e progesterona podem fazer com que seus seios fiquem inchados ou sensíveis antes e durante o período, que ocorre em média a cada 21 a 35 dias.
Algumas mulheres também notam que seus mamilos escurecem antes dos períodos menstruais ou durante a ovulação - quando os hormônios estão mudando.
Outros sintomas da menstruação
Além do próprio período menstrual, algumas mulheres apresentam sintomas de uma a duas semanas antes do sangramento. Isso é chamado de síndrome pré-menstrual (TPM).
Além dos mamilos escuros, você pode experimentar:
- acne
- fadiga
- inchaço, prisão de ventre ou diarréia
- dor de cabeça ou dor nas costas
- desejos ou mudanças de apetite
- dor nas articulações e músculos
- problemas de memória ou concentração
- irritabilidade ou alterações de humor
- sentimentos de ansiedade ou depressão
Os médicos não sabem exatamente o que causa todos esses sintomas, mas provavelmente resulta de uma mistura de alterações hormonais e químicas no cérebro. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas estima que cerca de 85% das mulheres experimentam pelo menos um desses sintomas antes da menstruação. E algumas mulheres desenvolvem sintomas mais intensos ou distúrbio disfórico pré-menstrual (PMDD).
3. Contraceptivos orais
Tomar pílulas anticoncepcionais também pode afetar seus seios e aréolas. Por quê? Comprimidos contêm diferentes misturas de estrogênio e progesterona. Esses hormônios ocorrem naturalmente no corpo. Quando você toma suplementos, eles podem afetar os mamilos e as aréolas de maneira semelhante à puberdade, menstruação e outras alterações hormonais.
As alterações no pigmento da pele que você experimenta enquanto os contraceptivos orais são chamados de melasma. Geralmente, o escurecimento que você experimenta não desaparece, a menos que você pare de tomar o medicamento. Embora não haja pesquisas para apoiar essa afirmação, algumas mulheres relatam que tomar pílulas somente de progesterona pode ajudar.
Outros sintomas de contraceptivos orais
Juntamente com as alterações mamárias, as mulheres também podem experimentar uma variedade de efeitos colaterais enquanto tomam pílulas anticoncepcionais. Estes podem desaparecer à medida que o seu corpo se ajusta ao medicamento.
Os sintomas comuns incluem:
- sangramento ou manchas
- pressão arterial elevada
- dores de cabeça
- náusea
Consulte o seu médico se notar:
- dor abdominal ou torácica
- nódulos nos seios
- dores de cabeça severas
- visão embaçada
- desmaio
4. Gravidez
Quando você engravida, seus seios vão trabalhar para se preparar para produzir leite para o bebê. Estrogênio e progesterona ajudam a desenvolver o sistema do ducto de leite. As aréolas escurecem e seus seios podem ficar doloridos, inchados ou doloridos. Por volta do sexto mês de sua gravidez, seus seios podem começar a produzir colostro.
Você também pode desenvolver melasma no rosto, antebraços ou pescoço. A escuridão deve desaparecer com o tempo após o parto sem tratamento.
Outros sintomas precoces da gravidez
Juntamente com as alterações mamárias, um período esquecido é um dos sinais mais precoces e confiáveis das mulheres quando engravidam. Outros sintomas podem variar de mulher para mulher ou de gravidez para gravidez.
Os possíveis sintomas incluem:
- náusea com ou sem vômito
- micção frequente
- fadiga
- mudanca de humor
- inchaço
- constipação
- sangramento ou cãibras na implantação
Se você suspeitar que pode estar grávida, visite seu médico ou faça um teste de gravidez em casa. Se o teste mostrar um resultado positivo de gravidez, consulte seu médico. Eles podem orientá-lo sobre suas opções e discutir quaisquer preocupações que possa ter.
5. Amamentação
Independentemente de você optar por amamentar seu bebê, suas aréolas provavelmente estarão escuras após o parto. Alguns cientistas levantaram a hipótese de que bebês jovens não conseguem enxergar bem, mas geralmente conseguem distinguir a diferença entre escuridão e luz. Como resultado, as aréolas escuras podem ajudar a direcioná-las para sua fonte de alimento - os mamilos - para o leite materno.
Assim como com outros problemas de pigmentação durante a gravidez, seus mamilos devem retornar ao normal com o tempo.
Outros sintomas da amamentação
Você pode experimentar uma variedade de alterações mamárias com a amamentação, especialmente quando o leite chega nesses primeiros dias e semanas. Essas sensações geralmente se desenvolvem nos primeiros três a cinco dias após o parto.
Essas mudanças incluem:
- ingurgitamento
- vazando
- sensibilidade mamilar
Muitas dessas alterações são normais e devem facilitar com o tempo. Mas se estiver com vermelhidão, calor, dor ou caroços, consulte seu médico.
Isso pode significar que você desenvolveu um ducto de leite bloqueado ou uma condição chamada mastite que requer antibióticos para tratar. Em casos mais graves, pode ser necessário visitar o seu médico para drenar um ducto ou abscesso mamário.
Se você sentir dor ou dificuldade em amamentar, entre em contato com o consultor local da lactação para obter ajuda, desde dicas para aliviar os sintomas até instruções sobre como travar melhor.
6. Diabetes
A hiperpigmentação da pele é um possível sintoma de diabetes. Desenvolve-se em resposta à resistência à insulina. A condição é chamada especificamente acanthosis nigricans e geralmente afeta as dobras da pele ao redor das axilas, virilha, pescoço e membros. As aréolas podem escurecer e desenvolver lesões simétricas ou placas aveludadas.
Não há tratamento específico para esse sintoma. Em vez disso, gerenciar o diabetes pode ajudar sua pele a retornar à sua cor e textura normais.
Outros sintomas precoces do diabetes
Aumento da sede e micção frequente podem ser alguns dos primeiros sinais de que você tem diabetes. Você pode até achar que as feridas demoram mais para cicatrizar ou que você tem infecções frequentes.
Outros sintomas incluem:
- aumento da fome
- perda de peso
- fadiga
- irritabilidade
- visão embaçada
Se você tiver algum desses sintomas, consulte seu médico para diagnóstico.
Quando consultar seu médico
Mamilos escuros não são necessariamente motivo de preocupação. Alterações nos seios e na aréola são comuns ao longo da vida e em diferentes situações, como puberdade ou amamentação.
Ainda assim, é uma boa idéia compartilhar as diferenças que você tiver com seu médico, principalmente se elas forem acompanhadas por outros sintomas. Mamilos escuros podem ser um sinal de condições médicas como diabetes ou podem significar que você está grávida.
Você também deve consultar seu médico se sentir algum sinal de infecção, incluindo febre, dor, vermelhidão ou calor.