Dente impactado
Um dente impactado é um dente que não rompe a gengiva.
Os dentes começam a passar pelas gengivas (emergem) durante a infância. Isso acontece novamente quando os dentes permanentes substituem os dentes primários (de leite).
Se um dente não entrar ou emergir apenas parcialmente, é considerado impactado. Isso ocorre mais comumente com os dentes do siso (o terceiro conjunto de molares). Eles são os últimos dentes a explodir. Normalmente, têm idades compreendidas entre os 17 e os 21 anos.
Um dente impactado permanece preso no tecido gengival ou no osso por vários motivos. A área pode estar superlotada, não deixando espaço para o surgimento dos dentes. Por exemplo, a mandíbula pode ser muito pequena para caber nos dentes do siso. Os dentes também podem ficar torcidos, inclinados ou deslocados conforme tentam emergir. Isso resulta em dentes impactados.
Dentes do siso impactados são muito comuns. Freqüentemente, são indolores e não causam problemas. No entanto, alguns profissionais acreditam que um dente impactado empurra o próximo dente, o que empurra o próximo dente. Eventualmente, isso pode causar uma mordida desalinhada. Um dente parcialmente emergido pode reter comida, placa bacteriana e outros detritos no tecido mole ao seu redor, o que pode causar inflamação e sensibilidade nas gengivas e odor desagradável na boca. Isso é chamado de pericoronite. Os resíduos retidos também podem levar à cárie no dente do siso ou no dente vizinho, ou mesmo à perda óssea.
Pode não haver sintomas de um dente totalmente impactado. Os sintomas de um dente parcialmente impactado podem incluir:
- Mal hálito
- Dificuldade em abrir a boca (ocasionalmente)
- Dor ou sensibilidade na gengiva ou no osso da mandíbula
- Dor de cabeça prolongada ou dor de mandíbula
- Vermelhidão e inchaço das gengivas ao redor do dente impactado
- Gânglios linfáticos inchados do pescoço (ocasionalmente)
- Gosto desagradável ao morder ou perto da área
- Lacuna visível onde um dente não emergiu
O dentista irá procurar tecido inchado na área onde o dente não emergiu ou apenas parcialmente emergiu. O dente impactado pode estar pressionando os dentes próximos. As gengivas ao redor da área podem mostrar sinais de infecção, como vermelhidão, drenagem e sensibilidade. Conforme as gengivas incham sobre os dentes do siso impactados e depois drenam e se contraem, pode parecer que o dente entrou e desceu novamente.
As radiografias dentárias confirmam a presença de um ou mais dentes que não emergiram.
Nenhum tratamento pode ser necessário se um dente do siso impactado não estiver causando problemas. Se o dente impactado estiver em algum lugar para a frente, aparelhos ortodônticos podem ser recomendados para ajudar a colocar o dente na posição adequada.
Analgésicos de venda livre podem ajudar se o dente impactado causar desconforto. Água salgada morna (meia colher de chá ou 3 gramas de sal em uma xícara ou 240 mililitros de água) ou enxaguatórios bucais vendidos sem prescrição médica podem ser calmantes para as gengivas.
A remoção do dente é o tratamento usual para um dente do siso impactado. Isso é feito no consultório do dentista. Na maioria das vezes, isso será feito por um cirurgião-dentista. Antibióticos podem ser prescritos antes da extração se o dente estiver infectado.
Dentes impactados podem não causar problemas para algumas pessoas e podem não precisar de tratamento. O tratamento geralmente é bem-sucedido quando o dente causa sintomas.
A remoção dos dentes do siso antes dos 20 anos geralmente tem melhores resultados do que esperar até ficar mais velho. Isso porque as raízes ainda não estão totalmente desenvolvidas, o que facilita a retirada do dente e a cicatrização. À medida que a pessoa envelhece, as raízes tornam-se mais longas e curvas. O osso fica mais rígido e podem ocorrer complicações.
As complicações de um dente impactado podem incluir:
- Abcesso da área do dente ou gengiva
- Desconforto crônico na boca
- Infecção
- Maloclusão (mau alinhamento) dos dentes
- Placa presa entre dentes e gengivas
- Doença periodontal no dente vizinho
- Danos ao nervo, se o dente impactado estiver próximo a um nervo da mandíbula chamado nervo mandibular
Chame seu dentista se você tiver um dente não endurecido (ou dente parcialmente emergido) e tiver dores nas gengivas ou outros sintomas.
Dente - sem energia; Dente não emergido; Impactação dentária; Dente não erupcionado
Campbell JH, Nagai MY. Cirurgia dentoalveolar pediátrica. In: Fonseca RJ, ed. Cirurgia Oral e Maxilofacial. 3ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2018: capítulo 20.
Hupp JR. Princípios de manejo de dentes impactados. In: Hupp JR, Ellis E, Tucker MR, eds. Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea. 7ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2019: cap 10.