Periodontite
A periodontite é uma inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que sustentam os dentes.
A periodontite ocorre quando ocorre inflamação ou infecção das gengivas (gengivite) e não é tratada. A infecção e a inflamação se espalham da gengiva (gengiva) para os ligamentos e ossos que sustentam os dentes. A perda de suporte faz com que os dentes se soltem e caiam. A periodontite é a principal causa da perda dentária em adultos. Esse distúrbio é incomum em crianças pequenas, mas aumenta durante a adolescência.
Placa e tártaro se acumulam na base dos dentes. A inflamação causada por esse acúmulo causa a formação de uma "bolsa" ou lacuna anormal entre a gengiva e os dentes. Essa bolsa se enche de mais placa bacteriana, tártaro e bactérias. O inchaço dos tecidos moles retém a placa na bolsa. A inflamação contínua leva a danos nos tecidos e ossos ao redor do dente. Como a placa contém bactérias, é provável que haja infecção e também pode se desenvolver um abscesso no dente. Isso também aumenta a taxa de destruição óssea.
Os sintomas de periodontite incluem:
- Odor de mau hálito (halitose)
- Gomas que são vermelho brilhante ou roxo-avermelhado
- Gengivas que parecem brilhantes
- Gengivas que sangram facilmente (ao passar fio dental ou escovar)
- Gengivas que ficam sensíveis ao toque, mas são indolores de outra forma
- Dentes soltos
- Gengivas inflamadas
- Lacunas entre os dentes e gengivas
- Dentes deslocados
- Depósitos duros amarelos, castanhos verdes ou brancos nos dentes
- Sensibilidade dentária
Observação: os primeiros sintomas são semelhantes aos da gengivite (inflamação das gengivas).
Seu dentista examinará sua boca e dentes. Suas gengivas ficarão macias, inchadas e roxas-avermelhadas. (As gengivas saudáveis são rosadas e firmes.) Você pode ter placa bacteriana e tártaro na base dos dentes, e as bolsas nas gengivas podem estar aumentadas. Na maioria dos casos, as gengivas são indolores ou apenas ligeiramente sensíveis, a menos que um abscesso dentário também esteja presente. Suas gengivas ficarão sensíveis ao verificar seus bolsos com uma sonda. Seus dentes podem ficar soltos e as gengivas podem ser puxadas para trás, expondo a base dos dentes.
As radiografias dentárias mostram a perda do osso de suporte. Eles também podem mostrar depósitos de tártaro sob as gengivas.
O objetivo do tratamento é reduzir a inflamação, remover bolsas nas gengivas e tratar todas as causas subjacentes de doenças gengivais.
As superfícies ásperas dos dentes ou aparelhos dentários devem ser reparadas.
Limpe bem os dentes. Isso pode envolver o uso de várias ferramentas para soltar e remover a placa bacteriana e o tártaro dos dentes. O fio dental e a escovação são sempre necessários para reduzir o risco de doenças gengivais, mesmo após a limpeza profissional dos dentes. Seu dentista ou higienista mostrará como escovar e passar fio dental corretamente. Você pode se beneficiar com medicamentos que são colocados diretamente na gengiva e nos dentes. Pessoas com periodontite devem ter uma limpeza profissional dos dentes a cada 3 meses.
A cirurgia pode ser necessária para:
- Abra e limpe os bolsos profundos em suas gengivas
- Construir suporte para dentes soltos
- Remova um dente ou dentes para que o problema não piore e se espalhe para os dentes próximos
Algumas pessoas consideram desconfortável a remoção da placa dentária das gengivas inflamadas. Você pode precisar estar entorpecido durante esse processo. O sangramento e a sensibilidade das gengivas devem desaparecer dentro de 3 a 4 semanas de tratamento.
Você precisa realizar uma escovação cuidadosa em casa e o uso do fio dental por toda a vida para que o problema não volte.
Essas complicações podem ocorrer:
- Infecção ou abscesso do tecido mole
- Infecção dos ossos da mandíbula
- Retorno da periodontite
- Abscesso de dente
- Perda de dente
- Dente dilatado (para fora) ou deslocamento
- Boca de trincheira
Consulte o seu dentista se tiver sinais de doença gengival.
Uma boa higiene oral é a melhor forma de prevenir a periodontite. Isso inclui escovação e uso do fio dental meticulosos e limpeza dentária profissional regular. A prevenção e o tratamento da gengivite reduzem o risco de desenvolver periodontite.
Piorreia - doença gengival; Inflamação das gengivas - envolvendo osso
- Periodontite
- Gengivite
- Anatomia dentária
Chow AW. Infecções da cavidade oral, pescoço e cabeça. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 64.
Dommisch H, Kebschull M. Chronic periodontitis. In: Newman MG, Takei HH, Klokkevold PR, Carranza FA, eds. Periodontologia Clínica de Newman e Carranza. 13ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 27.
Pedigo RA, Amsterdam JT. Medicina oral. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 60.