Histoplasmose
Histoplasmose é uma infecção que ocorre ao respirar os esporos do fungo Histoplasma capsulatum.
A histoplasmose ocorre em todo o mundo. Nos Estados Unidos, é mais comum nos estados do sudeste, meio-Atlântico e central, especialmente nos vales dos rios Mississippi e Ohio.
O fungo Histoplasma cresce como um molde no solo. Você pode ficar doente ao inspirar esporos produzidos pelo fungo. O solo que contém fezes de pássaros ou morcegos pode conter grandes quantidades desse fungo. A ameaça é maior depois que um prédio antigo é demolido ou em cavernas.
Essa infecção pode ocorrer em pessoas com um sistema imunológico saudável. Porém, ter um sistema imunológico enfraquecido aumenta o risco de contrair ou reativar essa doença. Pessoas muito jovens ou muito velhas, ou aqueles com HIV / AIDS, câncer ou um transplante de órgão têm sintomas mais graves.
Pessoas com doença pulmonar de longa duração (crônica) (como enfisema e bronquiectasia) também apresentam maior risco de infecção mais grave.
A maioria das pessoas não apresenta sintomas ou apresenta apenas uma doença leve, semelhante à gripe.
Se ocorrerem sintomas, eles podem incluir:
- Febre e calafrios
- Tosse e dor no peito que pioram ao respirar
- Dor nas articulações
- Aftas
- Saliências vermelhas na pele, mais frequentemente na parte inferior das pernas
A infecção pode permanecer ativa por um curto período de tempo e, em seguida, os sintomas desaparecem. Às vezes, a infecção pulmonar pode se tornar crônica. Os sintomas incluem:
- Dor no peito e falta de ar
- Tosse, possivelmente tossindo sangue
- Febre e suor
Em um pequeno número de pessoas, especialmente naquelas com sistema imunológico enfraquecido, a histoplasmose se espalha por todo o corpo. Isso é chamado de histoplasmose disseminada. Em resposta à infecção, ocorrem irritação e inchaço (inflamação). Os sintomas podem incluir:
- Dor no peito por inflamação da cobertura em forma de saco ao redor do coração (pericardite)
- Dor de cabeça e rigidez do pescoço devido ao inchaço das membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meningite)
- Febre alta
Histoplasmose é diagnosticada por:
- Biópsia do pulmão, pele, fígado ou medula óssea
- Exames de sangue ou urina para detectar proteínas ou anticorpos de histoplasmose
- Culturas de sangue, urina ou expectoração (este teste fornece o diagnóstico mais claro de histoplasmose, mas os resultados podem demorar 6 semanas)
Para ajudar a diagnosticar essa condição, seu médico pode fazer:
- Broncoscopia (teste que usa uma luneta inserida nas vias respiratórias do pulmão para verificar se há sinais de infecção)
- Tomografia computadorizada de tórax
- Raio-x do tórax
- Faça uma punção lombar para procurar sinais de infecção no líquido cefalorraquidiano (LCR)
Em pessoas saudáveis, essa infecção geralmente desaparece sem tratamento.
Se você ficar doente por mais de 1 mês ou com dificuldade para respirar, seu provedor pode prescrever um medicamento. O principal tratamento da histoplasmose são os antifúngicos.
- Pode ser necessário administrar antifúngicos através de uma veia, dependendo da forma ou estágio da doença.
- Alguns desses medicamentos podem ter efeitos colaterais.
- O tratamento de longo prazo com medicamentos antifúngicos pode ser necessário por até 1 a 2 anos.
A perspectiva depende da gravidade da infecção e do seu estado geral de saúde. Algumas pessoas melhoram sem tratamento. Uma infecção ativa geralmente desaparece com medicamentos antifúngicos. Mas, a infecção pode deixar cicatrizes dentro do pulmão.
A taxa de mortalidade é maior para pessoas com histoplasmose disseminada não tratada que têm um sistema imunológico enfraquecido.
Cicatrizes na cavidade torácica podem colocar pressão sobre:
- Principais vasos sanguíneos que transportam sangue de e para o coração
- Coração
- Esôfago (tubo alimentar)
- Linfonodos
Os gânglios linfáticos aumentados no tórax podem pressionar partes do corpo, como o esôfago e os vasos sanguíneos dos pulmões.
Ligue para seu provedor se você mora em uma área onde a histoplasmose é comum e você desenvolve:
- Sintomas como os da gripe
- Dor no peito
- Tosse
- Falta de ar
Embora existam muitas outras doenças com sintomas semelhantes, pode ser necessário fazer o teste de histoplasmose.
A histoplasmose pode ser prevenida reduzindo a exposição à poeira em galinheiros, cavernas de morcegos e outros locais de alto risco. Use máscaras e outros equipamentos de proteção se você trabalhar ou entrar nesses ambientes.
Infecção fúngica - histoplasmose; Febre do vale do rio Ohio; Mediastinite fibrosante
- Pulmões
- Histoplasmose aguda
- Histoplasmose disseminada
- Histoplasmose, disseminada em paciente com HIV
Deepe GS. Histoplasma capsulatum (histoplasmose). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett, edição atualizada. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 265.
Kauffman CA. Histoplasmose. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 332.