Por que sexo excêntrico pode torná-lo mais consciente
Contente
A atenção plena é uma tendência por um motivo: a prática de ficar presente tem demonstrado benefícios importantes para a saúde, desde ajudá-lo a perder peso até aliviar uma dor de cabeça. A meditação chegou até mesmo às aulas de HIIT. Mas, embora você provavelmente pense em atenção plena como algo que você faz em uma esteira de ioga, e se disséssemos que ela também tem um lugar legítimo entre os lençóis? De acordo com um novo estudo, ficar maluco pode trazer grandes benefícios de atenção plena.
Pesquisadores da Northern Illinois University analisaram especificamente os encontros sexuais no estilo BDSM - o 50 tons de cinza tipo de sessões de sexo consensual que envolvem escravidão, disciplina / dominação, submissão / sadismo, algemas, chicotes e tudo mais. De acordo com Brad Sagarin, Ph.D., o autor principal do estudo que pesquisa tipos alternativos de sexo, os praticantes de BDSM freqüentemente relatam entrar em um "estado de fluxo" de atenção plena, que é semelhante à mentalidade que os atletas relatam quando estão em a zona, ou a sensação que você pode experimentar durante um guerreiro II particularmente focado. “O fluxo é um estado agradável e prazeroso em que as pessoas entram quando estão realizando uma atividade que requer um alto nível de habilidade”, diz Sagarin. "É um estado em que o resto do mundo desaparece e alguém se concentra muito intensamente apenas no que está fazendo."
Para testar o potencial do sexo para criar um estado de fluxo, a equipe de pesquisa recrutou sete casais e designou aleatoriamente um parceiro para ser o "superior" (a pessoa que dá as ordens) e o outro para ser o "inferior" (o parceiro que obedece ) Os pesquisadores então os observaram fazendo sexo (sim, bravos participantes!), Observando os tipos de atividades que ocorreram durante a medição do humor, nível de estresse, sensação de proximidade, níveis de cortisol, níveis de testosterona e experiência de "estado de fluxo" (medido por um pesquisa padronizada) de cada participante. Eles descobriram que o fenômeno do "estado de fluxo" durante esse tipo de sexo é real - todas as pessoas relataram um humor melhor, mostraram níveis mais baixos de estresse e tiveram uma pontuação elevada na escala de estado de fluxo.
Enquanto Sagarin e sua equipe analisaram apenas encontros sexuais no estilo BDSM, as descobertas podem ter implicações para aqueles com vidas sexuais menos aventureiras, diz ele. "A atenção cuidadosa que as pessoas dão umas às outras no contexto da cena BDSM tem aplicações em outros tipos de interação sexual.Se as pessoas estão realmente focadas umas nas outras e na experiência positiva de seu parceiro, podemos ver tipos de efeitos semelhantes ", diz ele. Em outras palavras, concentrar-se em estar totalmente no momento da próxima vez que estiver ocupado pode ser uma nova maneira de trazer atenção plena para sua vida sem nunca colocar o dedo do pé em um tapete de ioga ou travesseiro de meditação.