Picadas de medusa
As medusas são criaturas marinhas. Eles têm corpos quase transparentes com longas estruturas semelhantes a dedos chamadas tentáculos. Células urticantes dentro dos tentáculos podem machucá-lo se você entrar em contato com elas. Algumas picadas podem causar danos graves. Quase 2.000 espécies de animais encontrados no oceano são venenosos ou venenosos para os humanos, e muitos podem causar doenças graves ou fatalidades.
Este artigo é apenas para informação. NÃO o use para tratar ou controlar uma picada de água-viva. Se você ou alguém com quem você estiver for picado, ligue para o número de emergência local (como 911), ou o centro de envenenamento local pode ser contatado diretamente pelo telefone nacional gratuito de ajuda Poison (1-800-222-1222) de em qualquer lugar nos Estados Unidos.
Veneno de medusa
Os tipos de águas-vivas potencialmente prejudiciais incluem:
- Juba de leão (Cyanea capillata).
- Navio de guerra português (Physalia physalis no Atlântico e Physalia utriculus no Pacífico).
- Urtiga (Chrysaora quinquecirrha), uma das medusas mais comuns encontradas ao longo das costas do Atlântico e do Golfo.
- Todas as medusas de caixa (Cubozoa) têm um corpo semelhante a uma caixa ou "sino" com tentáculos estendendo-se de cada canto. Existem mais de 40 espécies de geleias de caixa. Estes variam de medusas quase invisíveis do tamanho de um dedal a quirodrópides do tamanho de um basquete encontrados perto das costas do norte da Austrália, Tailândia e Filipinas (Chironex fleckeri, Chiropsalmus quadrigatus) Às vezes chamadas de "vespas do mar", as águas-vivas são altamente perigosas e mais de 8 espécies causaram mortes. A água-viva caixa é encontrada nos trópicos, incluindo Havaí, Saipan, Guam, Porto Rico, Caribe e Flórida, e recentemente em um evento raro na costa de Nova Jersey.
Existem também outros tipos de água-viva que picam.
Se você não estiver familiarizado com uma área, certifique-se de perguntar à equipe de segurança oceânica local sobre o potencial de picadas de água-viva e outros perigos marinhos. Em áreas onde podem ser encontradas geleias de caixa, especialmente ao pôr-do-sol e ao nascer do sol, recomenda-se a cobertura de corpo inteiro com um "macacão", capuz, luvas e botas.
Os sintomas de picadas de diferentes tipos de água-viva são:
JUBA DE LEÃO
- Dificuldade respiratória
- Cãibras musculares
- Queimação e bolhas na pele (graves)
MAN-OF-WAR PORTUGUÊS
- Dor abdominal
- Mudanças no pulso
- Dor no peito
- Arrepios
- Colapso (choque)
- Dor de cabeça
- Dor muscular e espasmos musculares
- Torpor e fraqueza
- Dor nos braços ou pernas
- Mancha vermelha em relevo onde picou
- Nariz escorrendo e olhos lacrimejantes
- Dificuldade em engolir
- Suando
SEA NETTLE
- Erupção cutânea leve (com picadas leves)
- Cãibras musculares e dificuldade respiratória (devido a muito contato)
SEA WASP OU BOX JELLYFISH
- Dor abdominal
- Dificuldade respiratória
- Mudanças no pulso
- Dor no peito
- Colapso (choque)
- Dor de cabeça
- Dor muscular e espasmos musculares
- Nausea e vomito
- Dor nos braços ou pernas
- Mancha vermelha em relevo onde picou
- Dor intensa em queimação e formação de bolhas no local da picada
- Morte do tecido da pele
- Suando
Para a grande maioria das picadas, picadas ou outras formas de envenenamento, o perigo é o afogamento após a picada ou uma reação alérgica ao veneno.
Procure ajuda médica imediatamente. Procure atendimento médico imediatamente se a dor aumentar ou houver sinais de dificuldade para respirar ou dores no peito.
- Assim que possível, enxágue o local da picada com grandes quantidades de vinagre doméstico por pelo menos 30 segundos. O vinagre é seguro e eficaz para todos os tipos de picadas de água-viva. O vinagre interrompe rapidamente as milhares de pequenas células picantes não queimadas que ficam na superfície da pele após o contato com os tentáculos.
- Se o vinagre não estiver disponível, o local da picada pode ser lavado com água do mar.
- Proteja a área afetada e NÃO esfregue areia, aplique qualquer pressão na área ou raspe o local da picada.
- Mergulhe a área em água quente da torneira padrão de 107 ° F a 115 ° F (42 ° C a 45 ° C), (não escaldante) por 20 a 40 minutos.
- Após imersão em água quente, aplique cremes anti-histamínicos ou esteróides, como creme de cortisona. Isso pode ajudar com dor e coceira.
Tenha essas informações em mãos:
- Idade, peso e condição da pessoa
- Tipo de água-viva, se possível
- Hora em que a pessoa foi picada
- Localização da picada
O seu centro de controle de veneno local pode ser contatado diretamente ligando para a linha direta gratuita de Ajuda sobre Veneno (1-800-222-1222) de qualquer lugar nos Estados Unidos. Esta linha direta nacional permitirá que você converse com especialistas em envenenamento. Eles lhe darão mais instruções.
Este é um serviço gratuito e confidencial. Todos os centros locais de controle de intoxicações nos Estados Unidos usam esse número nacional. Você deve ligar se tiver alguma dúvida sobre envenenamento ou prevenção de envenenamento. NÃO precisa ser uma emergência. Você pode ligar por qualquer motivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O profissional de saúde medirá e monitorará os sinais vitais da pessoa, incluindo temperatura, pulso, frequência respiratória e pressão arterial. Os sintomas serão tratados. A pessoa pode receber:
- O antiveneno, um medicamento para reverter os efeitos do veneno, pode ser usado para uma espécie de geléia de caixa específica encontrada apenas em certas áreas do Indo-Pacífico (Chironex fleckeri)
- Exames de sangue e urina
- Suporte respiratório, incluindo oxigênio, um tubo através da boca até a garganta e uma máquina de respiração
- Raio-x do tórax
- ECG (eletrocardiograma ou traçado do coração)
- Fluidos através de uma veia (por IV)
- Remédio para tratar sintomas
A maioria das picadas de água-viva melhora em horas, mas algumas podem causar irritação na pele ou erupções cutâneas que duram semanas. Entre em contato com o seu provedor se continuar a ter coceira no local da picada. Cremes antiinflamatórios tópicos podem ser úteis.
As picadas de navios de guerra e urtigas portuguesas raramente são mortais.
Certas picadas de água-viva podem matar uma pessoa em minutos. Outras picadas de água-viva podem levar à morte em 4 a 48 horas após uma picada devido à "síndrome de Irukandji". Esta é uma reação tardia à picada.
É importante monitorar cuidadosamente as vítimas de picadas de água-viva por horas após uma picada. Procure atendimento médico imediatamente se houver dificuldade para respirar, dores no peito ou abdominais ou sudorese abundante.
Feng S-Y, Goto CS. Envenomações. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds.Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 746.
Otten EJ. Lesões de animais peçonhentos. In: Walls RM, Hockberger RS, Gausche-Hill M, eds. Medicina de Emergência de Rosen: Conceitos e Prática Clínica. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 55.
Sladden C, Seymour J, Sladden M. Jellyfish picadas. In: Lebwohl MG, Heymann WR, Berth-Jones J, Coulson IH, eds. Tratamento de doenças de pele: estratégias terapêuticas abrangentes. 5ª ed. Filadélfia, PA. Elsevier; 2018: cap 116.