Angioma aranha
O angioma em aranha é uma coleção anormal de vasos sanguíneos próximos à superfície da pele.
Os angiomas de aranha são muito comuns. Eles costumam ocorrer em mulheres grávidas e em pessoas com doença hepática. Eles podem aparecer em crianças e adultos. Eles receberam seu nome de uma aparência semelhante a uma aranha vermelha.
Eles aparecem com mais frequência no rosto, pescoço, parte superior do tronco, braços e dedos.
O principal sintoma é uma mancha vascular que:
- Pode ter um ponto vermelho no centro
- Tem extensões avermelhadas que saem do centro
- Desaparece quando pressionado e volta quando a pressão é liberada
Em casos raros, o sangramento ocorre em um angioma aranha.
O médico examinará o angioma da aranha em sua pele. Pode ser perguntado se você tem outros sintomas.
Na maioria das vezes, você não precisa de testes para diagnosticar a condição. Mas às vezes, uma biópsia de pele é necessária para confirmar o diagnóstico. Exames de sangue podem ser feitos se houver suspeita de problema no fígado.
Os angiomas em aranha geralmente não precisam de tratamento, mas a queima (eletrocauterização) ou tratamento a laser às vezes é feito.
Os angiomas de aranha em crianças podem desaparecer após a puberdade e geralmente desaparecem após o parto. Os angiomas aranha não tratados tendem a durar em adultos.
O tratamento costuma ser bem-sucedido.
Informe o seu provedor se você tiver um novo angioma aranha para que outras condições médicas relacionadas possam ser descartadas.
Nevus araneus; Telangiectasia de aranha; Aranha vascular; Nevo de aranha; Aranhas arteriais
- Sistema circulatório
Dinulos JGH. Tumores vasculares e malformações. In: Dinulos JGH, ed. Dermatologia Clínica de Habif. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 23.
Martin KL. Desordens vasculares. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS. Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 669.