Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 19 Marchar 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Obstrução linfática - Medicamento
Obstrução linfática - Medicamento

A obstrução linfática é um bloqueio dos vasos linfáticos que drenam fluido dos tecidos de todo o corpo e permitem que as células imunológicas viajem para onde são necessárias. A obstrução linfática pode causar linfedema, que significa inchaço devido ao bloqueio das passagens linfáticas.

A razão mais comum para a obstrução linfática é a remoção ou aumento dos gânglios linfáticos.

Outras causas de obstrução linfática incluem:

  • Infecções por parasitas, como filariose
  • Prejuízo
  • Radioterapia
  • Infecções de pele, como celulite (mais comum em pessoas obesas)
  • Cirurgia
  • Tumores

Uma causa comum de linfedema é a remoção da mama (mastectomia) e do tecido linfático das axilas para o tratamento do câncer de mama. Isso causa linfedema do braço em algumas pessoas, porque a drenagem linfática do braço passa pela axila (axila).

Formas raras de linfedema que estão presentes desde o nascimento (congênito) podem resultar de problemas no desenvolvimento dos vasos linfáticos.


O principal sintoma é o inchaço persistente (crônico), geralmente no braço ou na perna.

O profissional de saúde fará um exame físico e perguntará sobre seu histórico médico. Isso incluirá perguntas sobre o quanto o inchaço melhora com a elevação e como os tecidos são firmes.

Os seguintes testes podem ser feitos:

  • Tomografia computadorizada ou ressonância magnética
  • Exames de imagem para verificar os gânglios linfáticos e drenagem linfática (linfangiografia e linfocintilografia)

O tratamento para linfedema inclui:

  • Compressão (geralmente com envolvimento em bandagens ou meias)
  • Drenagem linfática manual (DLM)
  • Exercícios de amplitude de movimento ou resistência

A drenagem linfática manual é uma técnica de terapia de massagem leve. Durante a massagem, a pele se move em certas direções com base na estrutura do sistema linfático. Isso ajuda a drenagem do fluido linfático pelos canais adequados.

O tratamento também inclui cuidados com a pele para evitar lesões, infecções e lesões cutâneas. Programas leves de exercícios e movimentos também podem ser prescritos. Usar roupas de compressão na área afetada ou usar uma bomba de compressão pneumática pode ser útil. Seu provedor e fisioterapeuta decidirão quais métodos de compressão são os melhores.


A cirurgia é usada em alguns casos, mas seu sucesso é limitado. O cirurgião deve ter muita experiência neste tipo de procedimento. Você ainda precisará de fisioterapia após a cirurgia para reduzir o linfedema.

Os tipos de cirurgia incluem:

  • Lipoaspiração
  • Remoção de tecido linfático anormal
  • Transplante de tecidos linfáticos normais para áreas com drenagem linfática anormal (menos comum)

Em casos raros, a cirurgia para contornar o tecido linfático anormal usando enxertos de veia é feita. Esses procedimentos são mais eficazes para o linfedema inicial e devem ser realizados por um cirurgião experiente.

O linfedema é uma doença crônica que geralmente requer tratamento por toda a vida. Em alguns casos, o linfedema melhora com o tempo. Geralmente, algum inchaço é permanente.

Além do inchaço, as complicações mais comuns incluem:

  • Feridas crônicas e úlceras
  • Quebra de pele
  • Câncer do tecido linfático (raro)

Consulte o seu médico se tiver inchaço nos braços, pernas ou nódulos linfáticos que não respondem ao tratamento ou desaparecem.


A maioria dos cirurgiões agora usa uma técnica chamada amostragem do linfonodo sentinela para reduzir o risco de linfedema após a cirurgia de câncer de mama. No entanto, essa técnica nem sempre é adequada ou eficaz.

Linfedema

  • Sistema linfático
  • Síndrome de unha amarela

Feldman JL, Jackson KA, Armer JM. Redução e gestão do risco de linfedema. In: Cheng MH, Chang DW, Patel KM, eds. Princípios e prática da cirurgia de linfedema. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 9.

Rockson SG. Linfedema: avaliação e tomada de decisão. In: Sidawy AN, Perler BA, eds. Cirurgia Vascular e Terapia Endovascular de Rutherford. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 168.

Artigos Para Você

Chegou o novo relógio inteligente Misfit Vapor - e pode dar à Apple uma corrida pelo seu dinheiro

Chegou o novo relógio inteligente Misfit Vapor - e pode dar à Apple uma corrida pelo seu dinheiro

Um martwatch que pode fazer tudo não vai mai cu tar um braço e uma perna! O novo martwatch da Mi fit pode apena dar ao Apple Watch uma corrida por eu dinheiro. E, literalmente, por muito men...
Cientistas estão desenvolvendo uma "pílula para exercícios" real

Cientistas estão desenvolvendo uma "pílula para exercícios" real

Treinadore , in trutore e nutricioni ta adoram dizer "não há pílula mágica para o uce o" quando e trata de e magar eu objetivo de perda de pe o ou condicionamento fí...