Como se livrar de manchas escuras no rosto
Contente
- Visão geral
- Cremes e soros de hidroquinona
- Soluções retinóides
- Tratamentos a laser e cascas
- Soluções naturais
- Prevenção de manchas escuras
Visão geral
De sardas e manchas da idade a cicatrizes, muitas coisas podem fazer com que sua pele pareça irregular. Embora uma pele inofensiva e irregular possa levar algumas pessoas a experimentar vários produtos para clarear a pele.
Embora existam muitos produtos e soluções para clareamento da pele no mercado, eles não são todos iguais e alguns podem até ser perigosos. Saber o que procurar pode ajudá-lo a escolher uma opção segura, se você deseja uma tez mais uniforme.
A hiperpigmentação, ou "manchas escuras", pode ser causada por cicatrizes de acne, exposição excessiva ao sol ou alterações hormonais, de acordo com David E. Bank, MD, do New York-Presbyterian Hospital. "Há uma variedade de cremes e soros que os pacientes podem usar para ajudar a clarear, clarear e diminuir as áreas escuras ao longo do tempo", diz ele.
Cada uma dessas opções de tratamento traz alguns riscos. Leia para descobrir qual opção pode funcionar melhor para você.
Cremes e soros de hidroquinona
Talvez a solução mais popular para clareamento da pele ponto a ponto sejam as soluções tópicas que contêm hidroquinona.
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA limita a concentração desse ingrediente ativo a 2% em produtos vendidos sem receita e a 3 a 4% em produtos sujeitos a receita médica. É o único ingrediente classificado como um "agente de branqueamento" pelo FDA.
Embora considerada segura para uso em produtos cosméticos, a concentração de hidroquinona é limitada, pois apresenta maiores riscos em concentrações mais altas. De fato, na África do Sul, não é legal para nenhum uso. Também é classificado como "esperado para ser tóxico ou prejudicial" no Canadá.
O Grupo de Trabalho Ambiental diz que há fortes evidências de que o ingrediente é um "tóxico para a pele humana" e também um alérgeno. Há também preocupações de que esse ingrediente possa causar câncer, mas a pesquisa existente é limitada.
Recomenda-se que as pessoas usem apenas produtos que contenham hidroquinona a curto prazo, se houver. Se sentir irritação, escurecimento incomum da pele ou outros efeitos colaterais, pare de usá-lo imediatamente.
Soluções retinóides
Produtos como Retin-A e Renova são uma solução alternativa. Eles contêm ingredientes como o alfa hidroxiácido e o ácido retinóico, que trabalham para aumentar a renovação celular, acelerar a esfoliação e promover um novo e saudável crescimento da pele.
Esses ingredientes podem secar consideravelmente e tornar a pele mais sensível aos raios do sol. Se você optar por essas soluções, entenda que elas podem levar alguns meses para funcionar. Certifique-se de usar protetor solar todos os dias.
Tratamentos a laser e cascas
Uma opção mais invasiva para clarear manchas escuras é o tratamento a laser. Ele funciona visando manchas escuras com energia luminosa concentrada e remove a pele camada por camada. Você está basicamente queimando as camadas escuras da pele.
Existem vários tipos diferentes de tratamento a laser. Esta solução funciona mais rapidamente que os produtos tópicos. Mas, escusado será dizer que existem riscos.
Com o clareamento da pele a laser, você pode enfrentar:
- hematomas
- inchaço
- vermelhidão
- aperto
- cicatrizes
- infecção
- mudanças na textura da pele
Cascas e produtos esfoliantes trabalham para remover as células mortas da pele ou a camada superior da pele. A remoção dessa camada revela uma pele mais saudável e uniformemente tonificada. Mas eles também apresentam riscos, como irritação na pele.
Soluções naturais
Você pode encontrar produtos sem receita que alegam habilidades de clareamento e "correção" da pele por meio de ingredientes naturais. Segundo o Dr. Bank, compostos comuns nesses produtos incluem:
- vitamina C
- ácido azelaico
- extrato de romã
- betacaroteno
- extrato de alcaçuz
Embora estes apresentem menos riscos do que as opções listadas acima, sua pele pode ter uma sensibilidade ou reação alérgica a quase tudo - inclusive produtos “naturais”.
Prevenção de manchas escuras
Para a maioria das pessoas, os efeitos dos produtos para clareamento da pele são mínimos quando comparados aos riscos. Evitar danos à pele em primeiro lugar é normalmente a melhor solução. O cuidado de proteger a pele, mesmo depois de ter manchas, evitará que elas piorem.
"A proteção rigorosa do sol é fundamental para diminuir as manchas escuras", diz o Dr. Bank. "O uso de produtos com ingredientes bloqueadores, como óxido de zinco e dióxido de titânio, é crucial, caso contrário, as manchas podem voltar mesmo após a remoção."
A visita a um dermatologista provavelmente o levará às opções com as melhores perspectivas e menos riscos.