Epididimite
A epididimite é o inchaço (inflamação) do tubo que conecta o testículo ao canal deferente. O tubo é denominado epidídimo.
A epididimite é mais comum em homens jovens de 19 a 35 anos. É mais frequentemente causada pela disseminação de uma infecção bacteriana. A infecção geralmente começa na uretra, próstata ou bexiga. As infecções de gonorréia e clamídia são mais freqüentemente a causa do problema em homens jovens heterossexuais. Em crianças e homens mais velhos, é mais comumente causado por E coli e bactérias semelhantes. Isso também é verdadeiro para homens que fazem sexo com homens.
Mycobacterium tuberculosis (TB) pode causar epididimite. Outras bactérias (como Ureaplasma) também podem causar a doença.
A amiodarona é um medicamento que previne o ritmo cardíaco anormal. Este medicamento também pode causar epididimite.
O seguinte aumenta o risco de epididimite:
- Cirurgia recente
- Problemas estruturais anteriores no trato urinário
- Uso regular de um cateter uretral
- Relações sexuais com mais de um parceiro e sem uso de preservativo
- Aumento da próstata
A epididimite pode começar com:
- Febre baixa
- Arrepios
- Sensação de peso na área dos testículos
A área do testículo ficará mais sensível à pressão. Vai se tornar doloroso à medida que a condição progride. Uma infecção no epidídimo pode facilmente se espalhar para o testículo.
Outros sintomas incluem:
- Sangue no sêmen
- Alta da uretra (a abertura no final do pênis)
- Desconforto na parte inferior do abdômen ou pelve
- Caroço perto do testículo
Os sintomas menos comuns são:
- Dor durante a ejaculação
- Dor ou queimação ao urinar
- Edema escrotal doloroso (o epidídimo está aumentado)
- Área da virilha sensível, inchada e dolorida no lado afetado
- Dor no testículo que piora durante a evacuação
Os sintomas da epididimite podem ser semelhantes aos da torção testicular, que requer tratamento de emergência.
O exame físico mostrará um nódulo vermelho e sensível no lado afetado do escroto. Você pode sentir sensibilidade em uma pequena área do testículo onde o epidídimo está inserido. Uma grande área de inchaço pode se desenvolver ao redor do caroço.
Os gânglios linfáticos na região da virilha podem estar aumentados. Também pode haver secreção do pênis. Um exame retal pode mostrar uma próstata aumentada ou sensível.
Esses testes podem ser realizados:
- Hemograma completo (CBC)
- Ultrassom Doppler
- Exame testicular (exame de medicina nuclear)
- Urinálise e cultura (pode ser necessário dar várias amostras, incluindo fluxo inicial, fluxo médio e após uma massagem da próstata)
- Testes para clamídia e gonorreia
Seu médico prescreverá um medicamento para tratar a infecção. As infecções sexualmente transmissíveis precisam de antibióticos. Seus parceiros sexuais também devem ser tratados. Você pode precisar de medicamentos para a dor e antiinflamatórios.
Se estiver tomando amiodarona, pode ser necessário diminuir a dose ou alterar o medicamento. Fale com seu provedor.
Para aliviar o desconforto:
- Descanse deitado com o escroto elevado.
- Aplique compressas de gelo na área dolorida.
- Use roupas íntimas com mais suporte.
Você precisará fazer um acompanhamento com o seu provedor para garantir que a infecção tenha desaparecido completamente.
A epididimite na maioria das vezes melhora com o tratamento com antibióticos. Não há problemas sexuais ou reprodutivos de longo prazo na maioria dos casos. No entanto, a condição pode retornar.
As complicações incluem:
- Abscesso no escroto
- Epididimite de longo prazo (crônica)
- Abertura na pele do escroto
- Morte do tecido testicular devido à falta de sangue (infarto testicular)
- Infertilidade
A dor súbita e intensa no escroto é uma emergência médica. Você precisa ser atendido por um provedor imediatamente.
Ligue para o seu provedor se você tiver sintomas de epididimite. Vá para a sala de emergência ou ligue para o número de emergência local (como o 911) se você sentir dor de testículo súbita e intensa ou dor após uma lesão.
Você pode prevenir complicações se for diagnosticado e tratado precocemente.
Seu provedor pode prescrever antibióticos antes da cirurgia. Isso ocorre porque algumas cirurgias podem aumentar o risco de epididimite. Pratique sexo seguro. Evite múltiplos parceiros sexuais e use preservativos. Isso pode ajudar a prevenir a epididimite causada por doenças sexualmente transmissíveis.
- Anatomia reprodutiva masculina
- Sangue no sêmen
- Caminho do esperma
- Sistema reprodutor masculino
Geisler WM. Doenças causadas por clamídias. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 26ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 302.
Pontari M. Condições inflamatórias e de dor do trato geniturinário masculino: prostatite e condições de dor relacionadas, orquite e epididimite. In: Partin AW, Dmochowski RR, Kavoussi LR, Peters CA, eds. Urologia Campbell-Walsh-Wein. 12ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2021: cap 56.