Como fazer uma tala
Uma tala é um dispositivo usado para manter uma parte do corpo estável para diminuir a dor e evitar mais lesões.
Depois de um ferimento, uma tala é usada para manter a posição e proteger a parte do corpo ferida de mais danos, até que você obtenha ajuda médica. É importante verificar se há boa circulação após a imobilização da parte lesionada do corpo.
As talas podem ser usadas para diferentes lesões. Por exemplo, com um osso quebrado, estabilizar a área é importante para reduzir a dor, evitar mais lesões e permitir que a pessoa se mova o máximo possível.
Veja como fazer e aplicar uma tala:
- Cuide primeiro da ferida antes de aplicar uma tala.
- Uma parte do corpo ferida geralmente deve ser imobilizada na posição em que foi encontrada, a menos que tenha sido tratada por um profissional especialista nessa parte do corpo.
- Encontre algo rígido para usar como suporte para fazer a tala, como gravetos, tábuas ou mesmo jornais enrolados. Se nenhum for encontrado, use um cobertor enrolado ou roupas. Uma parte do corpo ferida também pode ser colada a uma parte do corpo não ferida para evitar que se mova. Por exemplo, você pode prender um dedo machucado no dedo próximo a ele.
- Estenda a tala além da área lesada para impedir que ela se mova. Tente incluir a articulação acima e abaixo da lesão na tala.
- Prenda a tala com laços, como cintos, tiras de tecido, gravatas ou fita adesiva acima e abaixo da lesão. Certifique-se de que os nós não estejam pressionando a lesão. NÃO faça os laços muito apertados. Isso pode interromper a circulação sanguínea.
- Verifique frequentemente a área da parte do corpo lesionada para ver se há inchaço, palidez ou dormência. Se necessário, afrouxe a tala.
- Procure ajuda médica imediatamente.
NÃO mude a posição ou realinhe uma parte do corpo lesionada. Tenha cuidado ao colocar uma tala para evitar causar mais ferimentos. Certifique-se de acolchoar bem a tala para evitar colocar pressão extra no membro lesionado.
Se a lesão for mais dolorosa após a colocação da tala, remova a tala e procure ajuda médica imediatamente.
Se ocorrer uma lesão em uma área remota, peça ajuda médica de emergência o mais rápido possível. Nesse ínterim, dê os primeiros socorros à pessoa.
Procure ajuda médica imediatamente para qualquer um dos seguintes:
- Osso que está aderindo à pele
- Uma ferida aberta em torno da lesão
- Perda de sentimento (sensação)
- Perda de pulso ou sensação de calor no local lesionado
- Os dedos das mãos e dos pés ficam azuis e perdem a sensibilidade
Se a assistência médica não estiver disponível e a parte lesada parecer anormalmente torta, colocar delicadamente a parte lesada de volta em sua posição normal pode melhorar a circulação.
A segurança é a melhor maneira de evitar ossos quebrados causados por quedas.
Evite atividades que tensionem os músculos ou ossos por longos períodos, pois podem causar fadiga e quedas. Sempre use equipamentos de proteção, como calçados adequados, protetores, suspensórios e um capacete.
Tala - instruções
- Tipos de fratura (1)
- Tala de mão - série
Chudnofsky CR, Chudnofsky AS. Técnicas de imobilização. In: Roberts JR, Custalow CB, Thomsen TW, eds. Procedimentos clínicos de Roberts e Hedges em medicina de emergência e tratamento agudo. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 50.
Kassel MR, O’Connor T, Gianotti A. Talas e eslingas. In: Auerbach PS, Cushing TA, Harris NS, eds. Medicina da Terra Selvagem de Auerbach. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 23.