Linfadenite
A linfadenite é uma infecção dos gânglios linfáticos (também chamados de gânglios linfáticos). É uma complicação de certas infecções bacterianas.
O sistema linfático (linfático) é uma rede de nódulos linfáticos, dutos linfáticos, vasos linfáticos e órgãos que produzem e movem um fluido chamado linfa dos tecidos para a corrente sanguínea.
As glândulas linfáticas, ou nódulos linfáticos, são pequenas estruturas que filtram o fluido linfático. Existem muitos glóbulos brancos nos nódulos linfáticos para ajudar a combater as infecções.
A linfadenite ocorre quando as glândulas aumentam de tamanho por inchaço (inflamação), geralmente em resposta a bactérias, vírus ou fungos. As glândulas inchadas geralmente são encontradas perto do local de uma infecção, tumor ou inflamação.
A linfadenite pode ocorrer após infecções de pele ou outras infecções causadas por bactérias, como estreptococos ou estafilococos. Às vezes, é causada por infecções raras, como tuberculose ou doença da arranhadura do gato (bartonela).
Os sintomas podem incluir:
- Pele vermelha e sensível sobre o linfonodo
- Gânglios linfáticos inchados, sensíveis ou duros
- Febre
Os gânglios linfáticos podem parecer borrachentos se um abscesso (bolsa de pus) se formar ou se eles estiverem inflamados.
O profissional de saúde fará um exame físico. Isso inclui sentir os nódulos linfáticos e procurar sinais de lesão ou infecção ao redor de qualquer nódulo linfático inchado.
Uma biópsia e cultura da área ou nódulo afetado podem revelar a causa da inflamação. As hemoculturas podem revelar a disseminação da infecção (geralmente bactérias) para a corrente sanguínea.
A linfadenite pode se espalhar em algumas horas. O tratamento deve começar imediatamente.
O tratamento pode incluir:
- Antibióticos para tratar qualquer infecção bacteriana
- Analgésicos (analgésicos) para controlar a dor
- Medicamentos antiinflamatórios para reduzir a inflamação
- Compressas frias para reduzir a inflamação e a dor
A cirurgia pode ser necessária para drenar um abscesso.
O tratamento imediato com antibióticos geralmente leva a uma recuperação completa. Pode levar semanas, ou até meses, para que o inchaço desapareça.
Linfadenite não tratada pode levar a:
- Formação de abscesso
- Celulite (uma infecção de pele)
- Fístulas (observadas na linfadenite causada pela tuberculose)
- Sepse (infecção da corrente sanguínea)
Ligue para o seu médico ou vá ao pronto-socorro se tiver sintomas de linfadenite.
Uma boa saúde geral e higiene são úteis na prevenção de qualquer infecção.
Infecção de linfonodos; Infecção da glândula linfática; Linfadenopatia localizada
- Sistema linfático
- Estruturas do sistema imunológico
- Bactérias
Pasternack MS. Linfadenite e linfangite. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 95.