Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 23 Setembro 2021
Data De Atualização: 1 Fevereiro 2025
Anonim
A incrível armadilha para espantar toupeiras! | A grande família do Alasca | Discovery Brasil
Vídeo: A incrível armadilha para espantar toupeiras! | A grande família do Alasca | Discovery Brasil

Contente

Isso é motivo de preocupação?

Se você se surpreender, não tenha medo. Não é incomum que as toupeiras desapareçam sem deixar vestígios. Não deve ser preocupante, a menos que seu médico tenha sinalizado previamente a toupeira em questão como problemática.

Se o seu médico tiver dúvidas sobre a toupeira, você deve agendar uma consulta para verificar a área. Eles podem determinar se há motivo para suspeitar de uma causa subjacente ou se não há nada a ser observado.

Embora as toupeiras de qualquer tipo possam ir e vir, sabe-se que as toupeiras halo desaparecem em um processo de anos. O processo de desaparecimento começa quando um anel branco pálido aparece ao redor da toupeira. A mancha então desaparece lentamente, deixando uma área levemente pigmentada de pele para trás. Com o tempo, a pele levemente colorida ficará mais pigmentada. Ele deve eventualmente se misturar com a pele ao redor.

Continue lendo para saber mais sobre o que observar, como sua pele é testada e muito mais.

O que observar nas toupeiras

Moles comuns podem variar em aparência. Por exemplo, muitos são marrons ou pretos, mas também podem ter uma aparência castanha, rosa ou vermelha. Algumas toupeiras são perfeitamente redondas, enquanto outras são menos simétricas. E nem todas as pintas se projetam da pele. Alguns podem ser planos.


É importante observar a aparência de suas manchas para que você possa determinar se elas mudam de aparência com o tempo.

Geralmente, as toupeiras crescem e se desenvolvem durante a infância e a adolescência. A maioria das pessoas desenvolve de 10 a 40 manchas no corpo ao chegar à idade adulta. Moles que aparecem após este tempo devem ser monitorados mais de perto para mudanças.

Qualquer alteração em uma mancha pode ser um sinal de melanoma, um tipo de câncer de pele. Embora o desaparecimento de uma mancha não seja motivo de preocupação, você deve consultar seu médico se a mancha em questão apresentava qualquer irregularidade antes de desaparecer. Isso inclui:

  • mudanças na aparência
  • sentindo-se sensível ao toque
  • sangrando
  • escorrendo
  • coceira
  • descamação

Você pode achar útil usar a regra “ABCDE” ao monitorar alterações. Sob esta diretriz, você deve consultar seu médico se houver alterações nas características da toupeira. ABCDE refere-se a:

  • UMAsimetria, ou se um lado da toupeira não combinar com o outro
  • Bordem
  • Color
  • DIâmetro, especialmente se a toupeira ficar maior do que uma borracha de lápis
  • Eenvolvente tamanho, forma ou cor

Quando ver seu médico

Se sua pinta mostrou qualquer sinal de alerta antes de seu desaparecimento, agende uma consulta com seu médico. Você deve chegar com detalhes específicos sobre as mudanças em sua pele.


Seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e seu histórico médico antes de examinar a área. Se o teste de diagnóstico não for necessário, a consulta deve levar apenas cerca de 15 minutos.

Se o seu médico encontrar algo suspeito

Se o seu médico achar que uma mancha ou área da pele é suspeita, ele pode recomendar uma biópsia. Durante este procedimento, o médico remove uma pequena amostra de pele da área afetada. Em seguida, eles analisam a amostra em um microscópio para determinar se alguma célula maligna está presente.

Seu médico também pode optar por sentir os nódulos linfáticos como parte do exame. Isso ocorre porque o câncer geralmente se espalha para as glândulas próximas. Gânglios linfáticos aumentados ou sensíveis podem ser um sinal de que seu médico precisa dar uma olhada mais de perto.

Em alguns casos, seu médico pode optar por pular a biópsia e optar por um período de observação. Eles podem tirar uma foto da toupeira ou pedir que você fique de olho nela até sua próxima consulta. Se outras mudanças ocorrerem, eles continuarão com os testes.

O que acontece depois

Se o seu médico não encontrar nada de maligno durante a verificação da pele, o tratamento não é necessário. Você ainda deve estar atento para quaisquer mudanças na toupeira e retornar para o seu próximo check-up agendado.


Se os resultados de sua biópsia indicarem melanoma, seu médico trabalhará com você para determinar o que vem a seguir. Isso pode significar um procedimento simples de remoção de toupeira em seu consultório ou testes adicionais para determinar a gravidade e a disseminação do melanoma.

Se o melanoma for diagnosticado

Q:

O que acontece se eu for diagnosticado com melanoma? Qual é a minha visão?

Paciente anônimo

UMA:

Se for diagnosticado, você receberá um exame físico e de pele completo. Também pode ser necessária uma cirurgia, chamada de biópsia do linfonodo sentinela (SLNB), para ajudar no estágio do melanoma. O estadiamento dirá ao médico a profundidade do crescimento do câncer na pele. Quando o melanoma se espalha, geralmente vai para o linfonodo mais próximo. Outros exames que podem ser solicitados incluem raios-X, exames de sangue e uma tomografia computadorizada.

Saber o quão avançado está seu melanoma ajudará seu médico a determinar seu plano de tratamento e se você deve consultar uma equipe de médicos especialistas, incluindo um oncologista (médico especializado em câncer).

O objetivo do tratamento é remover todo o câncer. Se o câncer for detectado precocemente, a cirurgia pode ser o único tratamento necessário. Geralmente, isso pode ser feito pelo médico que o diagnosticou. Eles podem fazer isso durante uma visita ao escritório enquanto você está acordado. Se todo o câncer for removido, pode significar que você está curado.

Se o melanoma se espalhou, seu plano de tratamento pode incluir mais de um tratamento, como medicamentos para reduzir o tumor e cirurgia para remover os gânglios linfáticos. Essa cirurgia geralmente é feita em um hospital sob anestesia.

Após o tratamento, é importante fazer check-ups regulares. Você deve realizar auto-exames de sua pele pelo resto de sua vida.

Cindy Cobb, DNP, APRNAnswers representam as opiniões de nossos especialistas médicos. Todo o conteúdo é estritamente informativo e não deve ser considerado conselho médico.

Como proteger sua pele

Proteger sua pele dos raios ultravioleta nocivos do sol pode diminuir o risco de melanoma e outras doenças de pele. Experimente estas dicas:

  • Opte por um protetor solar de amplo espectro com FPS ou 30 ou mais.
  • Certifique-se de usar um protetor solar formulado para cobertura facial e outro projetado para proteger o resto do seu corpo. A pele do seu rosto é muito mais sensível, por isso é necessário um nível diferente de proteção.
  • Aplique protetor solar todas as manhãs, independentemente do clima ou estação do ano. Os raios do sol ainda atingem sua pele, mesmo quando está nublado, chovendo ou frio cortante.
  • Certifique-se de ter aplicado grandes quantidades de protetor solar em todas as manchas.
  • Se você estiver ao ar livre, reaplique o protetor solar a cada duas horas.
  • Reaplique o protetor solar imediatamente após nadar ou fazer qualquer atividade de alta intensidade que faça você suar.

Publicações Interessantes

Stress na infância

Stress na infância

O e tre e infantil pode e tar pre ente em qualquer ambiente que exija que a criança e adapte ou mude. O e tre e pode er cau ado por mudança po itiva , como iniciar uma nova atividade, ma ...
Hormônio adrenocorticotrópico (ACTH)

Hormônio adrenocorticotrópico (ACTH)

E te te te mede o nível de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) no angue. ACTH é um hormônio produzido pela glândula pituitária, uma pequena glândula na ba e do...