Granuloma de piscina
Um granuloma de piscina é uma infecção cutânea de longa duração (crônica). É causado pela bactéria Mycobacterium marinum (M marinum).
M marinum bactérias geralmente vivem em água salobra, piscinas sem cloro e tanques de aquário. A bactéria pode entrar no corpo através de uma fenda na pele, como um corte, quando você entra em contato com água que contém essa bactéria.
Os sinais de infecção cutânea aparecem cerca de 2 a várias semanas mais tarde.
Os riscos incluem a exposição a piscinas, aquários ou peixes ou anfíbios infectados com a bactéria.
O principal sintoma é uma protuberância avermelhada (pápula) que lentamente se transforma em um nódulo arroxeado e dolorido.
Os cotovelos, dedos e dorso das mãos são as partes do corpo mais comumente afetadas. Os joelhos e as pernas são menos comumente afetados.
Os nódulos podem se romper e deixar uma ferida aberta. Às vezes, eles se espalham pelo galho.
Como as bactérias não sobrevivem à temperatura dos órgãos internos, geralmente permanecem na pele, causando os nódulos.
O médico fará um exame físico e perguntará sobre seus sintomas. Você também pode ser questionado se recentemente nadou em uma piscina ou manipulou peixes ou anfíbios.
Os testes para diagnosticar o granuloma da piscina incluem:
- Teste cutâneo para verificar se há infecção por tuberculose, que pode ser semelhante
- Biópsia de pele e cultura
- Raios-X ou outros exames de imagem para infecção que se espalhou para a articulação ou osso
Antibióticos são usados para tratar essa infecção. Eles são escolhidos com base nos resultados da cultura e biópsia de pele.
Você pode precisar de vários meses de tratamento com mais de um antibiótico. A cirurgia também pode ser necessária para remover o tecido morto. Isso ajuda a cicatrizar a ferida.
Granulomas de piscina geralmente podem ser curados com antibióticos. Mas, você pode ter cicatrizes.
Às vezes ocorrem infecções nos tendões, articulações ou ossos. A doença pode ser mais difícil de tratar em pessoas cujo sistema imunológico não está funcionando bem.
Ligue para o seu médico se desenvolver caroços avermelhados na pele que não desaparecem com o tratamento caseiro.
Lave bem as mãos e os braços após limpar os aquários. Ou use luvas de borracha ao limpar.
Granuloma de aquário; Granuloma de tanque de peixes; Infecção por Mycobacterium marinum
Brown-Elliott BA, Wallace RJ. Infecções causadas por Mycobacterium bovis e micobactérias não tuberculosas, exceto Mycobacterium avium complexo. In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett, edição atualizada. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 254.
Patterson JW. Infecções bacterianas e riquétsias. In: Patterson JW, ed. Patologia da pele de Weedon. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2016: cap 23.