Dengue
A dengue é uma doença causada por vírus que é transmitida por mosquitos.
A dengue é causada por 1 de 4 vírus diferentes, mas relacionados. É transmitido pela picada de mosquitos, mais comumente o mosquito Aedes aegypti, que é encontrado nas regiões trópicas e subtropicais. Esta área inclui partes de:
- Arquipélago indonésio no nordeste da Austrália
- América do Sul e Central
- Sudeste da Ásia
- África Subsaariana
- Algumas partes do Caribe (incluindo Porto Rico e Ilhas Virgens dos EUA)
A dengue é rara no continente dos Estados Unidos, mas foi encontrada na Flórida e no Texas. A dengue não deve ser confundida com a dengue hemorrágica, que é uma doença separada causada pelo mesmo tipo de vírus, mas com sintomas muito mais graves.
A dengue começa com febre alta repentina, geralmente chegando a 40,5 ° C (105 ° F), 4 a 7 dias após a infecção.
Uma erupção cutânea plana e vermelha pode aparecer na maior parte do corpo 2 a 5 dias após o início da febre. Uma segunda erupção, que se parece com o sarampo, aparece mais tarde na doença. As pessoas infectadas podem ter sensibilidade cutânea aumentada e sentir-se muito desconfortáveis.
Outros sintomas incluem:
- Fadiga
- Dor de cabeça (especialmente atrás dos olhos)
- Dores nas articulações (muitas vezes graves)
- Dores musculares (muitas vezes graves)
- Nausea e vomito
- Gânglios linfáticos inchados
- Tosse
- Dor de garganta
- Entupimento nasal
Os testes que podem ser feitos para diagnosticar esta condição incluem:
- Título de anticorpo para tipos de vírus da dengue
- Hemograma completo (CBC)
- Teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) para tipos de vírus da dengue
- Testes de função hepática
Não existe um tratamento específico para a dengue. Os líquidos são administrados se houver sinais de desidratação. O paracetamol (Tylenol) é usado para tratar a febre alta.
Evite tomar aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve). Eles podem aumentar os problemas de sangramento.
A condição geralmente dura uma semana ou mais. Embora desconfortável, a dengue não é mortal. Pessoas com a doença devem se recuperar totalmente.
Não tratada, a dengue pode causar os seguintes problemas de saúde:
- Convulsões febris
- Desidratação severa
Ligue para o seu médico se você tiver viajado para uma área onde a febre da dengue é conhecida e tiver sintomas da doença.
Roupas, repelentes de mosquitos e redes podem ajudar a reduzir o risco de picadas de mosquitos que podem espalhar a dengue e outras infecções. Limite a atividade ao ar livre durante a temporada de mosquitos, especialmente quando eles estão mais ativos, ao amanhecer e ao anoitecer.
Febre de O’nyong-nyong; Doença semelhante à da dengue; Febre quebra-ossos
- Mosquito, adulto alimentando-se na pele
- Dengue
- Mosquito, adulto
- Mosquito, jangada de ovo
- Mosquito - larva
- Mosquito, pupa
- Anticorpos
Site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Dengue. www.cdc.gov/dengue/index.html. Atualizado em 3 de maio de 2019. Acessado em 17 de setembro de 2019.
Endy TP. Doenças febris virais e patógenos emergentes. In: Ryan ET, Hill DR, Solomon T, Aronson NE, Endy TP, eds. Medicina Tropical e Doenças Infecciosas de Hunter. 10ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 36.
Thomas SJ, Endy TP, Rothman AL, Barrett AD. Flavivírus (dengue, febre amarela, encefalite japonesa, encefalite do Nilo Ocidental, encefalite Usutu, encefalite de St. Louis, encefalite transmitida por carrapatos, doença da floresta de Kyasanur, febre hemorrágica de Alkhurma, Zika). In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 153.