Botulismo infantil
O botulismo infantil é uma doença potencialmente fatal causada por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ele cresce dentro do trato gastrointestinal do bebê.
Clostridium botulinum é um organismo formador de esporos comum na natureza. Os esporos podem ser encontrados no solo e em certos alimentos (como mel e alguns xaropes de milho).
O botulismo infantil ocorre principalmente em bebês entre 6 semanas e 6 meses de idade. Pode ocorrer tão cedo quanto 6 dias e tão tarde quanto 1 ano.
Os fatores de risco incluem engolir mel quando bebê, estar próximo a solo contaminado e ter menos de uma fezes por dia por um período superior a 2 meses.
Os sintomas podem incluir:
- Respiração que para ou diminui
- Prisão de ventre
- Pálpebras que caem ou fecham parcialmente
- "Mole"
- Ausência de engasgo
- Perda de controle da cabeça
- Paralisia que se espalha para baixo
- Má alimentação e sucção fraca
- Parada respiratória
- Cansaço extremo (letargia)
- Choro fraco
O médico fará um exame físico. Isso pode mostrar um tônus muscular diminuído, um reflexo gag ausente ou diminuído, reflexos tendinosos profundos ausentes ou diminuídos e pálpebra caída.
Uma amostra de fezes do bebê pode ser verificada quanto à toxina botulínica ou bactérias.
A eletromiografia (EMG) pode ser feita para ajudar a diferenciar os problemas musculares e neurológicos.
A imunoglobulina de botulismo é o principal tratamento para essa condição. Os bebês que recebem esse tratamento têm internações mais curtas e doenças mais leves.
Qualquer criança com botulismo deve receber cuidados de suporte durante sua recuperação. Isso inclui:
- Garantindo uma nutrição adequada
- Manter as vias respiratórias desobstruídas
- Procurando por problemas respiratórios
Se ocorrerem problemas respiratórios, pode ser necessário suporte respiratório, incluindo o uso de uma máquina de respiração.
Os antibióticos não parecem ajudar o bebê a melhorar mais rapidamente. Portanto, eles não são necessários, a menos que outra infecção bacteriana, como a pneumonia, se desenvolva.
O uso de antitoxina botulínica de origem humana também pode ser útil.
Quando a condição é detectada e tratada precocemente, a criança geralmente se recupera totalmente. Morte ou invalidez permanente podem resultar em casos complicados.
Pode desenvolver insuficiência respiratória. Isso exigiria assistência com a respiração (ventilação mecânica).
O botulismo infantil pode ser fatal. Vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local (como 911) imediatamente se seu filho apresentar sintomas de botulismo.
Em teoria, a doença pode ser evitada evitando a exposição a esporos. Os esporos de Clostridium são encontrados no mel e no xarope de milho. Esses alimentos não devem ser dados a bebês com menos de 1 ano de idade.
Birch TB, Bleck TP. Botulismo (Clostridium botulinum) In: Bennett JE, Dolin R, Blaser MJ, eds. Princípios e prática de doenças infecciosas de Mandell, Douglas e Bennett. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 245.
Khouri JM, Arnon SS. Botulismo infantil. In: Cherry JD, Harrison GJ, Kaplan SL, Steinbach WJ, Hotez PJ, eds. Livro didático de doenças infecciosas pediátricas de Feigin e Cherry. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 147.
Norton LE, Schleiss MR. Botulismo (Clostridium botulinum). In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 237.