Pitiríase alba
A pitiríase alba é uma doença cutânea comum em manchas de áreas claras (hipopigmentadas).
A causa é desconhecida, mas pode estar ligada à dermatite atópica (eczema). O distúrbio é mais comum em crianças e adolescentes. É mais perceptível em crianças com pele escura.
As áreas problemáticas na pele (lesões) geralmente começam como manchas ligeiramente vermelhas e escamosas que são redondas ou ovais. Eles geralmente aparecem na face, braços, pescoço e parte superior do meio do corpo. Depois que essas lesões desaparecem, as manchas ficam claras (hipopigmentadas).
As manchas não se bronzeiam facilmente. Por causa disso, eles podem ficar vermelhos rapidamente com o sol. À medida que a pele ao redor das manchas escurece normalmente, as manchas podem se tornar mais visíveis.
O médico geralmente pode diagnosticar a condição observando a pele. Testes, como hidróxido de potássio (KOH), podem ser feitos para descartar outros problemas de pele. Em casos muito raros, é feita uma biópsia de pele.
O provedor pode recomendar os seguintes tratamentos:
- Hidratante
- Cremes esteróides suaves
- Remédios, chamados imunomoduladores, aplicados na pele para reduzir a inflamação
- Tratamento com luz ultravioleta para controlar a inflamação
- Medicamentos orais ou injeções para controlar a dermatite, se muito grave
- Tratamento a laser
A pitiríase alba geralmente desaparece por conta própria, com as manchas retornando ao pigmento normal ao longo de muitos meses.
Os adesivos podem sofrer queimaduras solares quando expostos à luz solar. Aplicar protetor solar e usar outra proteção solar pode ajudar a prevenir queimaduras solares.
Ligue para o seu médico se seu filho tiver manchas de pele hipopigmentada.
Habif TP. Doenças relacionadas à luz e distúrbios da pigmentação. Em: Habif TP, ed. Dermatologia Clínica: Um Guia Colorido para Diagnóstico e Terapia. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 19.
Patterson JW. Desordens de pigmentação. In: Patterson JW, ed. Patologia da pele de Weedon. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Churchill Livingstone; 2016: cap 10.