Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 8 Janeiro 2021
Data De Atualização: 20 Poderia 2025
Anonim
Retroversão do útero - Medicamento
Retroversão do útero - Medicamento

A retroversão do útero ocorre quando o útero de uma mulher (útero) se inclina para trás em vez de para frente. É comumente chamado de "útero inclinado".

A retroversão do útero é comum. Aproximadamente 1 em cada 5 mulheres tem essa condição. O problema também pode ocorrer devido ao enfraquecimento dos ligamentos pélvicos na época da menopausa.

O tecido cicatricial ou aderências na pelve também podem manter o útero em uma posição retrovertida. A cicatriz pode vir de:

  • Endometriose
  • Infecção no útero ou trompas
  • Cirurgia pélvica

A retroversão do útero quase nunca causa sintomas.

Raramente, pode causar dor ou desconforto.

Um exame pélvico mostrará a posição do útero. No entanto, um útero inclinado às vezes pode ser confundido com uma massa pélvica ou um mioma em crescimento. Um exame retovaginal pode ser usado para distinguir entre uma massa e um útero retrovertido.

Um exame de ultrassom pode determinar com precisão a posição exata do útero.

O tratamento não é necessário na maioria das vezes. Os distúrbios subjacentes, como endometriose ou aderências, devem ser tratados conforme necessário.


Na maioria dos casos, a condição não causa problemas.

Na maioria dos casos, um útero retrovertido é um achado normal. No entanto, em alguns casos, pode ser causada por endometriose, salpingite ou pressão de um tumor em crescimento.

Ligue para seu médico se sentir dor ou desconforto pélvico contínuo.

Não há como evitar o problema. O tratamento precoce de infecções uterinas ou endometriose pode reduzir as chances de uma mudança na posição do útero.

Retroversão do útero; Mau posicionamento do útero; Útero inclinado; Útero inclinado

  • Anatomia reprodutiva feminina
  • Útero

Advincula A, Truong M, Lobo RA. Endometriose: etiologia, patologia, diagnóstico, tratamento. In: Lobo RA, Gershenson DM, Lentz GM, Valea FA, eds. Ginecologia Abrangente. 7ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2017: cap 19.


Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW. Genitália feminina. In: Ball JW, Dains JE, Flynn JA, Solomon BS, Stewart RW, eds. Guia de Seidel para Exame Físico. 9ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2019: cap 19.

Hertzberg BS, Middleton WD. Pelve e útero. In: Hertzberg BS, Middleton WD, eds. Ultra-som: os requisitos. 3ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2016: cap 23.

Artigos Frescos

A cirurgia é uma opção para a hidradenite supurativa?

A cirurgia é uma opção para a hidradenite supurativa?

A hidradenite upurativa (H) é uma doença que caua ferida aberta doloroa e cheia de pu ob a pele, que mai tarde e tranformam em nódulo duro. Ee crecimento ão difícei de tratar ...
Milhares usam o Twitter para falar sobre condições pré-existentes

Milhares usam o Twitter para falar sobre condições pré-existentes

Na hora eguinte à aprovação da American Health Care Act (AHCA) na Câmara do Deputado do EUA em 4 de maio, milhare foram ao Twitter com a hahtag #IAmAPreexitingCondition. A peoa que...