Ceratite intersticial
A ceratite intersticial é a inflamação do tecido da córnea, a janela transparente na frente do olho. A condição pode levar à perda de visão.
A ceratite intersticial é uma doença grave na qual os vasos sanguíneos crescem na córnea. Esse crescimento pode causar a perda da clareza normal da córnea. Essa condição geralmente é causada por infecções.
A sífilis é a causa mais comum de ceratite intersticial, mas as causas raras incluem:
- Doenças autoimunes, como artrite reumatóide e sarcoidose
- Lepra
- Doença de Lyme
- Tuberculose
Nos Estados Unidos, a maioria dos casos de sífilis é reconhecida e tratada antes que esta doença ocular se desenvolva.
No entanto, a ceratite intersticial é responsável por 10% da cegueira evitável nos países menos desenvolvidos do mundo.
Os sintomas podem incluir:
- Dor nos olhos
- Rasgo excessivo
- Sensibilidade à luz (fotofobia)
A ceratite intersticial pode ser facilmente diagnosticada pelo exame dos olhos com lâmpada de fenda. Na maioria das vezes, exames de sangue e radiografias de tórax serão necessários para confirmar a infecção ou doença que está causando a condição.
A doença subjacente deve ser tratada. O tratamento da córnea com colírios de corticosteroides pode minimizar a formação de cicatrizes e ajudar a manter a córnea limpa.
Depois que a inflamação ativa passa, a córnea fica gravemente marcada e com vasos sanguíneos anormais. A única maneira de restaurar a visão nesta fase é com um transplante de córnea.
Diagnosticar e tratar a ceratite intersticial e sua causa no início pode preservar a córnea clara e uma boa visão.
Um transplante de córnea não é tão bem-sucedido para ceratite intersticial quanto para a maioria das outras doenças da córnea. A presença de vasos sanguíneos na córnea doente traz células brancas do sangue para a córnea recém-transplantada e aumenta o risco de rejeição.
Pessoas com ceratite intersticial precisam ser acompanhadas de perto por um oftalmologista e um médico especialista com conhecimento da doença subjacente.
Uma pessoa com a condição deve ser verificada imediatamente se:
- A dor piora
- A vermelhidão aumenta
- Visão diminui
Isso é particularmente importante para pessoas com transplantes de córnea.
A prevenção consiste em evitar a infecção que causa a ceratite intersticial. Se você for infectado, obtenha tratamento e acompanhamento imediatos e completos.
Ceratite intersticial; Córnea - ceratite
- Olho
Dobson SR, Sanchez PJ. Sífilis. In: Cherry JD, Harrison GJ, Kaplan SL, Steinbach WJ, Hotez PJ, eds. Livro didático de doenças infecciosas pediátricas de Feigin e Cherry. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 144.
Gauthier A-S, Noureddine S, Delbosc B. Diagnóstico e tratamento de ceratite intersticial. J Fr Ophtalmol. 2019; 42 (6): e229-e237. PMID: 31103357 pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31103357/.
Salmon JF. Córnea. In: Salmon JF, ed. Oftalmologia Clínica de Kanski. 9ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 7.
Vasaiwala RA, Bouchard CS. Ceratite não infecciosa. In: Yanoff M, Duker JS, eds. Oftalmologia. 5ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 4.17.
Site da Organização Mundial de Saúde. Cegueira e deficiência visual. www.who.int/health-topics/blindness-and-vision-loss#tab=tab_1. Acessado em 23 de setembro de 2020.