Infecção da bexiga vs. UTI: Como saber qual deles você possui
Contente
- Como você pode saber qual o tipo de ITU que possui?
- Quais infecções são piores?
- Como são tratadas as ITUs?
- Remédios caseiros
- Quais são os fatores de risco para contrair infecções da bexiga e outras infecções da UTI?
- A linha inferior
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
As infecções da bexiga são uma forma de infecção do trato urinário (ITU), mas nem todas as ITUs são infecções da bexiga.
Segundo o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK), as infecções da bexiga são o tipo mais comum de ITU. Os médicos também podem chamá-los de cistite.
Uma ITU é uma infecção em uma ou mais partes do trato urinário, que inclui os ureteres, rins, uretra e bexiga. Embora cada tipo de ITU compartilhe sintomas comuns, o local da infecção também pode causar alguns sintomas diferentes.
Como você pode saber qual o tipo de ITU que possui?
Quando você tem uma ITU, as bactérias podem se acumular no trato urinário, irritando o revestimento. As infecções da bexiga tendem a causar sintomas que incluem o seguinte:
Sintomas de infecção da bexiga
- ardor ao urinar (disúria)
- sentindo que você precisa fazer xixi com frequência, mas sai muito pouco urina
- dor pélvica ou dor logo acima do osso púbico
Como a maioria das UTIs são infecções da bexiga, esses são os sintomas que a maioria das pessoas experimenta quando tem uma UTI.
Pessoas com uretrite - uma infecção da uretra ou dos tubos que conectam a bexiga à abertura do corpo - também podem sentir coceira ou irritação no final da uretra, onde o xixi sai.
Esses sintomas podem ser ligeiramente diferentes de uma infecção nos rins, um tipo de ITU mais grave. Uma infecção nos rins geralmente afeta um rim. Os sintomas de uma infecção renal podem incluir:
Sintomas de ITU- arrepios
- febre
- ter xixi que cheira mal ou está nublado
- dor lombar mais grave que uma infecção da bexiga
- náusea
- urina com coloração rosa ou vermelha, um sinal de sangramento no trato urinário
- vômito
- ardor ao urinar (disúria)
- sentindo que você precisa fazer xixi com frequência, mas sai muito pouco urina
- dor pélvica ou dor logo acima do osso púbico
Os médicos consideram os sintomas de uma pessoa ao determinar que tipo de UTI uma pessoa provavelmente possui. Geralmente, os sintomas de infecção nos rins são piores que os de uma infecção na bexiga.
Quais infecções são piores?
A maioria dos médicos considera as infecções renais o pior tipo de ITU, de acordo com o NIDDK. Uma infecção nos rins geralmente é causada por uma infecção na bexiga ou na uretra, onde as bactérias se multiplicam e viajam para cima em direção aos rins.
As infecções renais podem ser extremamente graves e dolorosas, algumas vezes levando à hospitalização para receber antibióticos intravenosos. Se não tratada, infecções nos rins devido a ITUs podem causar infecções na corrente sanguínea. Isso pode ser fatal.
Como são tratadas as ITUs?
Os tratamentos para ITUs geralmente dependem da gravidade da infecção. Os médicos geralmente dividem as ITUs em infecções "simples" e "complicadas".
As infecções da bexiga geralmente se enquadram na categoria "simples". Os médicos geralmente podem tratá-los com antibióticos ao longo de três a cinco dias. Os antibióticos comuns usados para tratar infecções da bexiga incluem trimetoprim, ciprofloxacina e amoxicilina-clavulanato de potássio.
Se você tiver uma infecção, sempre tome todos os seus antibióticos, mesmo que se sinta melhor. Isso evita que a infecção volte.
UTIs complicadas são mais difíceis de tratar. As infecções renais geralmente se enquadram nessa categoria. Se você tiver uma ITU complicada, poderá precisar de antibióticos intravenosos e precisará tomar antibióticos por uma semana ou mais.
Remédios caseiros
Os médicos podem recomendar alguns remédios caseiros juntamente com antibióticos para tratar infecções do trato urinário. Isso também pode ajudar a impedir UTIs. Exemplos desses remédios incluem:
remédios caseiros para uti- Beba bastante líquido todos os dias, para que a urina tenha uma cor amarela pálida.
- Algumas pesquisas sugerem que beber suco de cranberry ou tomar produtos de cranberry pode ajudar a reduzir o risco de ITU. Embora outros relatórios digam que a ciência não provou que o cranberry ajuda todas as pessoas, isso pode ajudar algumas pessoas. Compre 100% de suco de cranberry e suplementos de cranberry.
- Limpe da frente para trás depois de urinar. Isso ajuda as mulheres a evitar a introdução de bactérias do reto no trato urinário.
- Sempre vá ao banheiro quando sentir vontade. Não segure por um longo período de tempo. Além disso, vá ao banheiro e esvazie completamente a bexiga antes de ir para a cama.
- Vá ao banheiro e limpe a área genital todas as vezes depois de fazer sexo.
A aplicação de compressas quentes ou uma almofada de aquecimento coberta de pano na região pubiana pode ajudar a aliviar parte do desconforto associado a uma infecção da bexiga.
Quais são os fatores de risco para contrair infecções da bexiga e outras infecções da UTI?
É mais provável que uma pessoa tenha uma infecção da bexiga se não urinar com frequência suficiente. Se eles mantiverem a urina, as bactérias podem se acumular na bexiga e levar à infecção. Tente ir ao banheiro pelo menos a cada duas a três horas para impedir que isso aconteça.
Não beber água suficiente é outro fator de risco para infecções da bexiga, porque seu corpo não move tanta urina pela bexiga tão rapidamente.
Os fatores de risco para uretrite incluem ter uma infecção sexualmente transmissível ou traumatismo na uretra, como devido à inserção de um cateter urinário.
Além desses fatores de risco específicos para infecções da bexiga, existem fatores de risco gerais para todos os tipos de ITU. Esses incluem:
fatores de risco para UTI- estar grávida
- ter diabetes, como uma pessoa experimenta alterações em seu sistema imunológico que as tornam mais propensas a ITUs
- ter uma próstata aumentada
- ter baixos níveis de estrogênio, como quando uma mulher está na pós-menopausa
- histórico de cálculos renais, que podem bloquear o fluxo de urina através do trato urinário
As mulheres também são mais propensas que os homens a sofrerem ITU porque sua uretra é mais curta. As bactérias têm menos distância para alcançar a bexiga e podem causar infecções.
A linha inferior
Procure tratamento para uma infecção da bexiga antes que ela se agrave e cause uma infecção nos rins. As infecções da bexiga são desconfortáveis ou dolorosas, mas são altamente tratáveis com antibióticos.
Algumas pessoas são mais propensas a ter ITUs frequentes. Nesse caso, o médico pode recomendar mudanças no estilo de vida e antibióticos preventivos.