Lipofuscinoses ceróides neuronais (NCL)
As lipofuscinoses ceróides neuronais (NCL) referem-se a um grupo de doenças raras das células nervosas. NCL é transmitido por meio de famílias (herdado).
Estes são os três tipos principais de NCL:
- Adulto (doença de Kufs ou Parry)
- Juvenil (doença de Batten)
- Infantil tardio (doença de Jansky-Bielschowsky)
NCL envolve o acúmulo de um material anormal chamado lipofuscina no cérebro. Acredita-se que a NCL seja causada por problemas com a capacidade do cérebro de remover e reciclar proteínas.
As lipofuscinoses são herdadas como traços autossômicos recessivos. Isso significa que cada pai passa adiante uma cópia não funcional do gene para que o filho desenvolva a doença.
Apenas um subtipo adulto de NCL é herdado como traço autossômico dominante.
Os sintomas de NCL incluem:
- Tônus muscular anormalmente aumentado ou espasmo
- Cegueira ou problemas de visão
- Demência
- Falta de coordenação muscular
- Deficiência intelectual
- Distúrbio de movimento
- Perda de fala
- Convulsões
- Caminhada instável
O distúrbio pode ser visto no nascimento, mas geralmente é diagnosticado muito mais tarde na infância.
Os testes incluem:
- Autofluorescência (uma técnica de luz)
- EEG (mede a atividade elétrica no cérebro)
- Microscopia eletrônica de biópsia de pele
- Eletrorretinograma (um teste de visão)
- Teste genético
- Ressonância magnética ou tomografia computadorizada do cérebro
- Biópsia de tecido
Não há cura para os distúrbios NCL. O tratamento depende do tipo de NCL e da extensão dos sintomas. Seu médico pode prescrever relaxantes musculares para controlar a irritabilidade e os distúrbios do sono. Os medicamentos também podem ser prescritos para controlar as convulsões e a ansiedade. Uma pessoa com NCL pode precisar de assistência e cuidados por toda a vida.
Os seguintes recursos podem fornecer mais informações sobre NCL:
- Genetic and Rare Diseases Information Center - rarediseases.info.nih.gov/diseases/10973/adult-neuronal-ceroid-lipofuscinosis
- Batten Disease Support and Research Association - bdsra.org
Quanto mais jovem a pessoa é quando a doença aparece, maior o risco de invalidez e morte precoce. Aqueles que desenvolvem a doença precocemente podem ter problemas de visão que progridem para cegueira e problemas de função mental que pioram. Se a doença começar no primeiro ano de vida, é provável a morte aos 10 anos.
Se a doença ocorrer na idade adulta, os sintomas serão mais brandos, sem perda de visão e com expectativa de vida normal.
Essas complicações podem ocorrer:
- Comprometimento da visão ou cegueira (com as formas de início precoce da doença)
- Comprometimento mental, variando de atrasos graves de desenvolvimento no nascimento a demência mais tarde na vida
- Músculos rígidos (devido a problemas graves com os nervos que controlam o tônus muscular)
A pessoa pode se tornar totalmente dependente de outras pessoas para obter ajuda nas atividades diárias.
Ligue para o seu provedor se seu filho apresentar sintomas de cegueira ou deficiência intelectual.
O aconselhamento genético é recomendado se sua família tiver uma história conhecida de NCL. Testes pré-natais, ou um teste chamado diagnóstico genético pré-implantação (PGD), podem estar disponíveis, dependendo do tipo específico de doença. No PGD, um embrião é testado para anormalidades antes de ser implantado no útero da mulher.
Lipofuscinoses; Doença de Batten; Jansky-Bielschowsky; Doença de Kufs; Spielmeyer-Vogt; Doença de Haltia-Santavuori; Doença de Hagberg-Santavuori
Elitt CM, Volpe JJ. Desordens degenerativas do recém-nascido. In: Volpe JJ, Inder TE, Darras BT, et al, eds. Neurologia do recém-nascido de Volpe. 6ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 29.
Glykys J, Sims KB. Os distúrbios da lipofuscinose ceróide neuronal. Em: Swaiman KF, Ashwal S, Ferriero DM, et al, eds. Neurologia Pediátrica de Swaiman: Princípios e Prática. 6ª ed. Elsevier; 2017: cap 48.
Grabowski GA, Burrow AT, Leslie ND, Prada CE. Doenças de armazenamento lisossomal. In: Orkin SH, Fisher DE, Ginsburg D, Look AT, Lux SE, Nathan DG, eds. Hematologia e Oncologia da Infância e da Infância de Nathan e Oski. 8ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2015: cap 25.