Vinho e saúde do coração
Estudos demonstraram que adultos que bebem pequenas a moderadas quantidades de álcool podem ter menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que aqueles que não bebem ou bebem muito. No entanto, as pessoas que não bebem álcool não devem começar apenas porque desejam evitar o desenvolvimento de doenças cardíacas.
Existe uma linha tênue entre o consumo saudável de álcool e o consumo de risco. Não comece a beber ou beba com mais frequência apenas para diminuir o risco de doenças cardíacas. Beber muito pode prejudicar o coração e o fígado. As doenças cardíacas são a principal causa de morte em pessoas que abusam do álcool.
Os profissionais de saúde recomendam que, se você beber álcool, beba apenas quantidades leves a moderadas:
- Para os homens, limite o álcool a 1 a 2 doses por dia.
- Para as mulheres, limite o álcool a 1 bebida por dia.
Uma bebida é definida como:
- 4 onças (118 mililitros, mL) de vinho
- 12 onças (355 mL) de cerveja
- 1 1/2 onças (44 mL) de bebidas alcoólicas 80
- 1 onça (30 mL) de bebidas alcoólicas 100
Embora a pesquisa tenha descoberto que o álcool pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, maneiras muito mais eficazes de prevenir doenças cardíacas incluem:
- Controlando a pressão arterial e o colesterol
- Praticar exercícios e seguir uma dieta saudável com baixo teor de gordura
- Não fume
- Manter um peso ideal
Qualquer pessoa com doença cardíaca ou insuficiência cardíaca deve conversar com seu médico antes de beber álcool. O álcool pode piorar a insuficiência cardíaca e outros problemas cardíacos.
Saúde e vinho; Vinho e doenças cardíacas; Prevenção de doenças cardíacas - vinho; Prevenção de doenças cardíacas - álcool
- Vinho e saúde
Lange RA, Hillis LD. Cardiomiopatias induzidas por drogas ou toxinas. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 80.
Mozaffarian D. Nutrição e doenças cardiovasculares e metabólicas. In: Zipes DP, Libby P, Bonow RO, Mann DL, Tomaselli GF, Braunwald E, eds. Braunwald’s Heart Disease: A Textbook of Cardiovascular Medicine. 11ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2019: cap 49.
Site do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA e do Departamento de Agricultura dos EUA. 2015-2020 diretrizes dietéticas para americanos: oitava edição. health.gov/dietaryguidelines/2015/guidelines/. Acessado em 19 de março de 2020.