Tratamentos alternativos para secura vaginal
Pergunta:
Existe um tratamento sem medicamentos para a secura vaginal?
Responder:
Existem muitas causas para a secura vaginal. Pode ser causado por redução do nível de estrogênio, infecção, medicamentos e outras coisas. Antes de se tratar, converse com seu médico.
Lubrificantes à base de água e hidratantes vaginais funcionam muito bem. Os lubrificantes umedecem a abertura e o revestimento da vagina por várias horas. Os efeitos de um creme vaginal podem durar até um dia.
Existem vários cremes sem estrogênio prescritos disponíveis para tratar a secura vaginal que se mostraram eficazes. Se os remédios usuais não forem eficazes, você pode pedir ao seu provedor para discuti-los.
A soja contém substâncias vegetais chamadas isoflavonas. Essas substâncias têm um efeito no corpo semelhante ao do estrogênio, porém mais fraco. Portanto, parece que uma dieta rica em alimentos à base de soja pode melhorar os sintomas de secura vaginal. Continua a haver pesquisas nesta área. As fontes ou doses ideais ainda não são conhecidas. Alimentos à base de soja incluem tofu, leite de soja e grãos de soja inteiros (também chamados de edamame).
Algumas mulheres afirmam que os cremes contendo inhame selvagem ajudam com a secura vaginal. No entanto, não há boas pesquisas que apóiem essa afirmação. Além disso, não foi descoberto que extratos de inhame selvagem tenham atividades semelhantes ao estrogênio ou à progesterona. Alguns dos produtos podem ter acetato de medroxiprogesterona (MPA) sintético adicionado. O MPA é um derivado da progesterona e também é usado em anticoncepcionais orais. Como todos os suplementos, os produtos contendo MPA devem ser usados com cautela.
Algumas mulheres usam o cohosh preto como suplemento dietético para aliviar os sintomas da menopausa. No entanto, não se sabe se esta erva ajuda com a secura vaginal.
Tratamentos alternativos para secura vaginal
- Anatomia reprodutiva feminina
- Útero
- Anatomia feminina normal
Mackay DD. Isoflavonas de soja e outros constituintes. In: Pizzorno JE, Murray MT, eds. Livro de Medicina Natural. 4ª ed. St Louis, MO: Elsevier Churchill Livingstone; 2013: cap 124.
Wilhite M. Secura vaginal. In: Rakel D, ed. Medicina Integrativa. 4ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: cap 59.