10 gatilhos de eczema comuns
Contente
- 1. Alergias alimentares
- 2. Pele seca
- 3. Estressores emocionais
- 4. Irritantes
- 5. Alergênicos transportados pelo ar
- 6. Suor
- 7. Temperaturas extremas
- 8. Hormônios
- 9. Infecções
- 10. Fumar
- Quando ver um médico
- O resultado final
Eczema, também conhecido como dermatite atópica ou dermatite de contato, é uma doença crônica da pele, mas controlável. Causa uma erupção na pele que causa vermelhidão, coceira e desconforto.
Crianças pequenas costumam desenvolver eczema, e os sintomas podem melhorar com a idade. Seu histórico familiar pode ser um dos fatores mais importantes no desenvolvimento da doença, mas existem outros fatores que causam o aparecimento ou agravamento dos sintomas.
Aprender a identificar e gerenciar os gatilhos pode ajudá-lo a controlar os sintomas da doença. Aqui estão 10 possíveis gatilhos de eczema.
1. Alergias alimentares
Certos alimentos podem desencadear um eczema rápido ou retardado ou piorar o eczema já presente. Você pode ver sinais de eczema imediatamente após comer um determinado alimento ou pode levar horas ou dias para aparecer.
O eczema que piora com o consumo de determinados alimentos ocorre em bebês e crianças que já apresentam eczema moderado a grave.
Evitar alimentos que desencadeiam o eczema provavelmente melhorará seus sintomas e reduzirá as crises de eczema. Os alimentos que desencadeiam o eczema variam de pessoa para pessoa, mas os alimentos que mais nos Estados Unidos incluem:
- nozes, amendoim e nozes
- leite de vaca
- ovos
- soja
- trigo
- frutos do mar e mariscos
Tente eliminar um alimento suspeito de sua dieta para ver se os sintomas diminuem ou consulte um médico para fazer um teste formal de alergia alimentar.
2. Pele seca
A pele seca pode causar eczema. Sua pele pode ficar seca por falta de umidade do ar, longa exposição a água muito quente e falta de uma rotina diária de cuidados com a pele.
Aqui estão algumas maneiras de evitar que sua pele seque:
- Aplique um hidratante espesso sem corante e sem perfume, como uma pomada ou creme, imediatamente após o banho.
- Use hidratante toda vez que lavar as mãos.
- Evite tomar banhos ou duchas por mais de 10 minutos ou em água quente (use água morna).
3. Estressores emocionais
Sua saúde mental pode afetar as crises de eczema. A observou que a pesquisa mostrou que o estresse pode piorar o eczema por causa da forma como ele ativa o sistema imunológico e a barreira da pele, bem como outros sistemas em seu corpo.
Controlar o estresse pode ajudar a controlar o eczema. Encontre maneiras de relaxar, como:
- praticando ioga
- tentando meditação
- andando lá fora
- engajar-se em um hobby
Dormir o suficiente também pode ajudá-lo a reduzir seus níveis de estresse. Tente relaxar por algumas horas à noite e vá para a cama no mesmo horário todas as noites. Tenha como objetivo uma noite inteira de sono regularmente.
4. Irritantes
O contato com substâncias e produtos químicos irritantes pode ser um importante gatilho para o eczema. Isso inclui fragrâncias, corantes e outros produtos químicos que você usa para limpar seu corpo ou sua casa.
Veja a lista de ingredientes de qualquer produto que você use em seu corpo. Escolha produtos para o corpo que não contenham fragrâncias e corantes para reduzir a chance de um surto de eczema.
Escolha produtos caseiros que também não contenham irritantes. Troque os detergentes para a roupa, por exemplo, por produtos sem ingredientes desnecessários.
Além disso, substâncias, como níquel e até mesmo tecidos, podem causar uma reação em seu corpo que desencadeia o eczema. Tente usar tecidos naturais como o algodão e sempre lave suas roupas antes de usá-las pela primeira vez para remover produtos químicos indesejados das roupas.
Produtos químicos como o cloro encontrados em piscinas também podem causar eczema. Tome um banho logo após nadar para lavar os produtos químicos que podem irritar sua pele.
5. Alergênicos transportados pelo ar
Os alérgenos que você inalar podem causar eczema devido à forma como o sistema imunológico reage a esses gatilhos.
Os alérgenos transportados pelo ar incluem:
- pólen
- pêlo de estimação
- poeira
- mofo
- fumaça
Reduza sua exposição a esses alérgenos ao:
- não ter animais de estimação e evitar ficar em casas com animais peludos ou com penas
- limpando sua casa e lençóis regularmente
- vivendo em um espaço sem tapete
- limitar a quantidade de estofados e outros objetos de pelúcia (travesseiros, bichos de pelúcia) em sua casa
- mantendo seu espaço de vida devidamente umidificado
- ligar o ar condicionado em vez de abrir as janelas
- evitando mofo
- evitando a exposição à fumaça
Seu médico pode realizar um teste cutâneo de alergia para determinar se um desses alérgenos causa erupção cutânea. Seu médico pode recomendar tratamentos sem receita ou injeções para alergia como um tratamento.
6. Suor
O suor pode afetar seu eczema. O suor não apenas ajuda o corpo a regular a temperatura, mas também afeta a umidade da pele e o funcionamento do sistema imunológico.
Seu corpo pode ter uma alergia ao suor que piora o eczema, mas o próprio suor sem alergia pode piorar o eczema. O eczema pode bloquear o suor e não permitir que ele saia do corpo como deveria. Seu eczema pode coçar mais após suar.
Um estudo de 2017 concluiu que controlar o suor em adultos com eczema é extremamente útil, mesmo se você não for alérgico a suor.
Há muitas maneiras de controlar o suor com eczema, como não fazer exercícios no calor, usar roupas adequadas e praticar exercícios com pouco suor.
7. Temperaturas extremas
A pele seca e a sudorese podem desencadear eczema e costumam ocorrer em temperaturas quentes e frias. Freqüentemente, o clima frio não apresenta umidade e pode causar ressecamento da pele. O tempo quente faz com que você sue mais do que o normal.
Um acompanhou 177 crianças de 5 anos ou menos por 17 meses e descobriu que sua exposição aos efeitos do clima, como temperatura e chuva, e poluentes do ar estavam associados a sintomas de eczema.
Viver em condições com temperatura regulada pode ajudá-lo a controlar os sintomas do eczema. Evite expor-se a temperaturas muito quentes e frias.
8. Hormônios
Seus hormônios podem causar eczema, especialmente se você for mulher. Existe um tipo de eczema conhecido como dermatite de progesterona auto-imune que pode aumentar de acordo com o seu ciclo menstrual. Essa condição é muito rara.
Você pode ter um surto de eczema logo antes de menstruar, quando a progesterona em seu corpo aumenta. Seu eczema pode desaparecer alguns dias após a menstruação, apenas para reaparecer durante o próximo ciclo.
Discuta essa condição com seu médico para determinar a melhor forma de gerenciá-la. Seu médico pode recomendar maneiras de tratar a erupção na medida em que ocorre em torno do seu ciclo, como com certas pomadas de uso tópico. Evite medicamentos com progesterona.
9. Infecções
As bactérias podem entrar pela pele afetada por eczema. Staphylococcus aureus é um tipo de bactéria que pode causar uma infecção. Você pode notar que sua pele fica mais vermelha ou lacrimejante se a área estiver infectada.
A pele que se abre devido aos sintomas do eczema também pode permitir que outros vírus entrem em seu corpo, como o herpes. Isso pode causar bolhas na pele.
Se os sintomas do eczema piorarem ou se você tiver febre ou fadiga, você pode estar com uma infecção. Consulte o seu médico para tratamento, que pode incluir um antibiótico.
Não coce a pele afetada pelo eczema para evitar abri-la. Você deve manter as unhas aparadas para diminuir a chance de abrir a pele.
10. Fumar
Fumar também pode irritar a pele e piorar o eczema. Um estudo de 2016 encontrou uma forte associação entre tabagismo e eczema nas mãos. Você pode reduzir suas chances de desenvolver ou desencadear eczema nas mãos parando de fumar.
Quando ver um médico
Consulte um médico se você não consegue controlar os sintomas do eczema em casa ou se o eczema interfere na sua vida diária. Se você estiver preocupado com uma alergia alimentar ou aerotransportada que esteja causando seus sintomas, seu médico poderá ajudá-lo a diagnosticar e ajudar no tratamento.
O resultado final
Existem vários gatilhos que podem causar ou agravar o seu eczema. Tente descobrir o que piora sua condição e evite-o sempre que puder. Discuta as opções de tratamento com seu médico quando você tiver uma crise para aliviar seu desconforto e reduzir os sintomas.