Tiamina
A tiamina é uma das vitaminas B. As vitaminas B são um grupo de vitaminas solúveis em água que fazem parte de muitas das reações químicas do corpo.
A tiamina (vitamina B1) ajuda as células do corpo a transformar carboidratos em energia. O principal papel dos carboidratos é fornecer energia para o corpo, especialmente o cérebro e o sistema nervoso.
A tiamina também desempenha um papel na contração muscular e na condução dos sinais nervosos.
A tiamina é essencial para o metabolismo do piruvato.
A tiamina é encontrada em:
- Produtos enriquecidos, fortificados e de grãos inteiros, como pão, cereais, arroz, macarrão e farinha
- Germe do trigo
- Bife e porco
- Truta e atum rabilho
- Ovo
- Leguminosas e ervilhas
- Nozes e sementes
Produtos lácteos, frutas e vegetais não são muito ricos em tiamina em pequenas quantidades. Mas quando você come grandes quantidades deles, eles se tornam uma fonte significativa de tiamina.
A falta de tiamina pode causar fraqueza, fadiga, psicose e danos aos nervos.
A deficiência de tiamina nos Estados Unidos é mais freqüentemente observada em pessoas que abusam do álcool (alcoolismo). Uma grande quantidade de álcool torna difícil para o corpo absorver a tiamina dos alimentos.
A menos que as pessoas com alcoolismo recebam quantidades maiores do que o normal de tiamina para compensar a diferença, o corpo não obterá o suficiente da substância. Isso pode levar a uma doença chamada beribéri.
Na deficiência grave de tiamina, podem ocorrer danos cerebrais. Um tipo é chamado de síndrome de Korsakoff. O outro é a doença de Wernicke. Qualquer uma ou ambas as condições podem ocorrer na mesma pessoa.
Não há envenenamento conhecido relacionado à tiamina.
A Dieta Diária Recomendada (RDA) para vitaminas reflete a quantidade de cada vitamina que a maioria das pessoas deve ingerir por dia. A RDA para vitaminas pode ser usada como meta para cada pessoa.
A quantidade de cada vitamina necessária depende de sua idade e sexo. Outros fatores, como gravidez e doenças, também são importantes. Adultos e mulheres grávidas ou amamentando precisam de níveis mais elevados de tiamina do que crianças pequenas.
Ingestão dietética de referência para tiamina:
Bebês
- 0 a 6 meses: 0,2 * miligramas por dia (mg / dia)
- 7 a 12 meses: 0,3 * mg / dia
* Ingestão adequada (AI)
Crianças
- 1 a 3 anos: 0,5 mg / dia
- 4 a 8 anos: 0,6 mg / dia
- 9 a 13 anos: 0,9 mg / dia
Adolescentes e adultos
- Homens com 14 anos ou mais: 1,2 mg / dia
- Mulheres de 14 a 18 anos: 1,0 mg / dia
- Mulheres com 19 anos ou mais: 1,1 mg / dia (1,4 mg necessários durante a gravidez e a lactação)
A melhor maneira de obter as necessidades diárias de vitaminas essenciais é fazer uma dieta balanceada que contenha uma variedade de alimentos.
Vitamina B1; Tiamina
- Benefício da vitamina B1
- Fonte de vitamina B1
Mason JB. Vitaminas, minerais e outros micronutrientes. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 218.
Sachdev HPS, Shah D. Deficiências e excesso de vitamina B. In: Kliegman RM, St. Geme JW, Blum NJ, Shah SS, Tasker RC, Wilson KM, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2020: cap 62.
Salwen MJ. Vitaminas e oligoelementos. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 26.
Smith B, Thompson J. Nutrition and growth. In: The Johns Hopkins Hospital, Hughes HK, Kahl LK, eds. The Harriet Lane Handbook. 21ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier; 2018: capítulo 21.