Niacina
A niacina é um tipo de vitamina B. É uma vitamina solúvel em água. Não é armazenado no corpo. As vitaminas solúveis em água dissolvem-se na água. As quantidades restantes da vitamina saem do corpo através da urina. O corpo mantém uma pequena reserva dessas vitaminas. Eles têm que ser tirados regularmente para manter a reserva.
A niacina ajuda o sistema digestivo, a pele e os nervos a funcionar. Também é importante para transformar alimentos em energia.
A niacina (também conhecida como vitamina B3) é encontrada em:
- Leite
- Ovos
- Pães e cereais enriquecidos
- Arroz
- Peixe
- Carnes magras
- Leguminosas
- Amendoim
- Aves
NIACINA E DOENÇA CARDÍACA
Por muitos anos, doses de 1 a 3 gramas de ácido nicotínico por dia foram usadas como tratamento para o colesterol alto.
A niacina pode ajudar a aumentar o nível de colesterol bom (colesterol HDL) no sangue. Também pode reduzir a quantidade de gordura prejudicial à saúde no sangue. Sempre converse com seu médico antes de iniciar qualquer suplemento.
DEFICIÊNCIA:
A deficiência de niacina causa pelagra. Os sintomas incluem:
- Problemas digestivos
- Pele inflamada
- Função mental deficiente
ALTA INGESTÃO:
O excesso de niacina pode causar:
- Aumento do nível de açúcar no sangue (glicose)
- Danos ao fígado
- Úlceras pépticas
- Erupções cutâneas
Quando administrados como tratamento para pessoas com colesterol alto, os suplementos de niacina podem causar “rubor”. É uma sensação de calor, vermelhidão, coceira ou formigamento na face, pescoço, braços ou parte superior do tórax.
Para evitar o rubor, não beba bebidas quentes ou álcool com niacina.
Novas formas de suplemento de niacina têm menos efeitos colaterais. A nicotinamida não causa esses efeitos colaterais.
RECURSOS DE REFERÊNCIA
As recomendações de niacina e outros nutrientes são fornecidas nas Dietary Reference Intakes (DRIs), desenvolvidas pelo Food and Nutrition Board do Institute of Medicine. DRI é o termo para um conjunto de valores de referência usados para planejar e avaliar a ingestão de nutrientes por pessoas saudáveis. Esses valores, que variam por idade e sexo, incluem:
- Dieta Diária Recomendada (RDA): nível médio diário de ingestão que é suficiente para atender às necessidades de nutrientes de quase todas (97% a 98%) pessoas saudáveis.
- Ingestão adequada (IA): quando não há evidências suficientes para desenvolver uma RDA, a IA é definida em um nível que se acredita garantir nutrição suficiente.
Ingestão dietética de referência para niacina:
Bebês
- 0 a 6 meses: 2 * miligramas por dia (mg / dia)
- 7 a 12 meses: 4 * mg / dia
* Ingestão adequada (AI)
Crianças (RDA)
- 1 a 3 anos: 6 mg / dia
- 4 a 8 anos: 8 mg / dia
- 9 a 13 anos: 12 mg / dia
Adolescentes e Adultos (RDA)
- Homens com 14 anos ou mais: 16 mg / dia
- Mulheres com 14 anos ou mais: 14 mg / dia, 18 mg / dia durante a gravidez, 17 mg / dia durante a lactação
As recomendações específicas dependem da idade, sexo e outros fatores (como gravidez). Mulheres grávidas ou amamentando precisam de quantidades maiores. Pergunte ao seu provedor qual é o melhor valor para você.
A melhor maneira de obter as necessidades diárias de vitaminas essenciais é fazer uma dieta balanceada que contenha uma variedade de alimentos.
Ácido nicotinico; Vitamina B3
- Benefício da vitamina B3
- Déficit de vitamina B3
- Fonte de vitamina B3
Mason JB. Vitaminas, minerais e outros micronutrientes. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 218.
Salwen MJ. Vitaminas e oligoelementos. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 26.