Ácido pantotênico e biotina
O ácido pantotênico (B5) e a biotina (B7) são tipos de vitaminas B. Eles são solúveis em água, o que significa que o corpo não pode armazená-los. Se o corpo não pode usar toda a vitamina, a quantidade extra sai do corpo pela urina.O corpo mantém uma pequena reserva dessas vitaminas. Eles têm que ser tirados regularmente para manter a reserva.
O ácido pantotênico e a biotina são necessários para o crescimento. Eles ajudam o corpo a se decompor e usar os alimentos. Isso é chamado de metabolismo. Ambos são necessários para a produção de ácidos graxos.
O ácido pantotênico também desempenha um papel na produção de hormônios e colesterol. Também é usado na conversão de piruvato.
Quase todos os alimentos vegetais e animais contêm ácido pantotênico em quantidades variáveis, embora o processamento dos alimentos possa causar uma perda significativa.
O ácido pantotênico é encontrado em alimentos que são boas fontes de vitaminas B, incluindo os seguintes:
- Proteínas animais
- Abacate
- Brócolis, couve e outros vegetais da família do repolho
- Ovos
- Leguminosas e lentilhas
- Leite
- Cogumelos
- Carne organica
- Aves
- Batata doce e branca
- Cereais integrais
- Levedura
A biotina é encontrada em alimentos que são boas fontes de vitaminas B, incluindo:
- Cereal
- Chocolate
- Gema de ovo
- Leguminosas
- Leite
- Nozes
- Carnes de órgãos (fígado, rim)
- Carne de porco
- Levedura
A falta de ácido pantotênico é muito rara, mas pode causar sensação de formigamento nos pés (parestesia). A falta de biotina pode causar dores musculares, dermatite ou glossite (inchaço da língua). Os sinais de deficiência de biotina incluem erupções cutâneas, perda de cabelo e unhas quebradiças.
Grandes doses de ácido pantotênico não causam sintomas, exceto (possivelmente) diarreia. Não há sintomas tóxicos conhecidos da biotina.
RECURSOS DE REFERÊNCIA
As recomendações para ácido pantotênico e biotina, bem como outros nutrientes, são fornecidas nas Dietary Reference Intakes (DRIs) desenvolvidas pelo Food and Nutrition Board do Institute of Medicine. DRI é um termo para um conjunto de aportes de referência usados para planejar e avaliar a ingestão de nutrientes por pessoas saudáveis. Esses valores, que variam por idade e sexo, incluem:
- Dieta recomendada (RDA): nível médio diário de ingestão que é suficiente para atender às necessidades de nutrientes de quase todas (97% a 98%) pessoas saudáveis.
- Ingestão adequada (AI): estabelecido quando não há evidências suficientes para desenvolver um RDA. É definido em um nível que garante nutrição suficiente.
Ingestão dietética de referência para ácido pantotênico:
- Idade de 0 a 6 meses: 1,7 * miligramas por dia (mg / dia)
- Idade 7 a 12 meses: 1,8 * mg / dia
- Idade de 1 a 3 anos: 2 * mg / dia
- Idade de 4 a 8 anos: 3 * mg / dia
- Idade de 9 a 13 anos: 4 * mg / dia
- Mais de 14 anos: 5 * mg / dia
- 6 mg / dia durante a gravidez
- Lactação: 7 mg / dia
* Ingestão adequada (AI)
Ingestão dietética de referência para biotina:
- Idade de 0 a 6 meses: 5 * microgramas por dia (mcg / dia)
- Idade 7 a 12 meses: 6 * mcg / dia
- Idade de 1 a 3 anos: 8 * mcg / dia
- Idade de 4 a 8 anos: 12 * mcg / dia
- Idade de 9 a 13 anos: 20 * mcg / dia
- Idade de 14 a 18 anos: 25 * mcg / dia
- 19 anos e mais: 30 * mcg / dia (incluindo mulheres grávidas)
- Mulheres em lactação: 35 * mcg / dia
* Ingestão adequada (AI)
A melhor maneira de obter as necessidades diárias de vitaminas essenciais é fazer uma dieta balanceada que contenha uma variedade de alimentos.
As recomendações específicas dependem da idade, sexo e outros fatores (como gravidez). Mulheres grávidas ou amamentando precisam de quantidades maiores. Pergunte ao seu médico qual é a melhor quantidade para você.
Ácido pantotênico; Pantetina; Vitamina B5; Vitamina B7
Mason JB. Vitaminas, minerais e outros micronutrientes. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Goldman-Cecil Medicine. 25ª ed. Filadélfia, PA: Elsevier Saunders; 2016: cap 218.
Salwen MJ. Vitaminas e oligoelementos. Em: McPherson RA, Pincus MR, eds. Diagnóstico Clínico de Henry e Gestão por Métodos Laboratoriais. 23ª ed. St. Louis, MO: Elsevier; 2017: cap 26.